Apesar de, costumeiramente, as principais transações do calciomercato invernale serem concretizadas apenas nos últimos minutos do dia 31 de janeiro, nestes primeiros dias já foram oficializadas algumas tratativas relevantes.
E a
regina do mercado, até aqui, foi a
Lupa Capitolina! Apesar de ter cedido o prolífico Montella, por empréstimo, ao Fulham de Mohamed Al Fayed, trouxe de uma só vez o
fantasista Francesco Tavano e o
esterno Christian Wilhelmsson, da seleção sueca (na foto abaixo contra o Paraguai, durante a última Copa do Mundo -
Empics).
Tavano pode ser o necessário vice-Totti ou o novo companheiro de ataque do capitano - muito talentoso, gosta de atuar preferencialmente pela esquerda fechando para o meio. Resta saber apenas quando alcançará o melhor de sua forma física, vez que não vinha atuando no Valencia.
Já Wilhelmsson, un vero colpo a sorpresa (fora pretendido por outros clubes italianos, como a Fiorentina e o Empoli, mas ainda não tinha tido seu nome vinculado à Roma), é um habilidoso esterno, que pode também executar outras funções com competência no meio de campo dietro la prima punta.
Além destas contratações, a Roma persiste na busca de um lateral esquerdo, sendo que os nomes do francês Mathieu e do italiano Modesto (da Reggina) continuam na moda, demonstrando que o Scudetto desta temporada pode ainda não estar decidido...
Na líder Inter, não obstante Massimo Moratti ter afirmado que "non c'è nessun reparto da rinforzare. È una squadra equilibrata, sarebbe un errore togliere questo equilibrio con nuovi giocatori", conhecendo o histórico do clube, não se deve descartar uma contratação bomba! Assim, nomes como Messi, Buffon, Camoranesi, Cassano e mais recentemente o de Mahamadou Diarra continuam circulando em Via Durini.
O Milan, que está encerrando seu mini retiro em Malta, apresentou até aqui apenas o lateral argentino Leandro Grimi, enquanto já teria acertado com o atacante da seleção turca e do Fenerbahce Tuncay Sanli, mas somente para junho próximo.
Mas a grande novidade em Via Turati seria o acerto iminente com o capitão laziale Massimo Oddo.
Com seu capitão cada vez mais distante, a Lazio teria individualizado no português Nelson, do Benfica, o substituto indispensável, enquanto o chileno Jimenez estaria próximo de vestir a maglia celeste.
O Palermo continua pescando seus reforços em Parma, sendo que o meia Grella viria a se juntar ao seu compatriota Bresciano na Sicília. Já o polaco Matusiak (do GKS Bektanow) seria o escolhido para substituir o lesionado Amauri.
A Fiorentina, por sua vez, teria apresentado uma proposta ao português Maniche e continuaria atrás de um defensor, que poderia ser o promissor Canini, do Cagliari.
Em efervescência mesmo as tratativas envolvendo os times de menor expressão.
O Chievo, por exemplo, após ceder os atacantes Bruno e Godeas e praticamente acertar a cessão de Tiribocchi ao Lecce, contrataria o atacante albanês Bogdani, do Siena, que preencheria a vaga de extra-comunitário que seria aberta com o croata Mario Brkljaca, bom meia da seleção sub 21 de seu país.
No tocante a futebolistas brasileiros, o lateral César, ex-Lazio e Internazionale, estaria desejoso de retornar à Itália, vez que sua família não teria se adaptado (?) a vida em São Paulo, estando na mira do Torino e do Livorno.
Para um brasileiro que voltaria à Itália, um de saída - o lateral Rafael, do Messina, estaria acertado com o Fluminense.