Antes de mais nada, gol do Cagliari! Ou melhor, gol da Roma, mas contra,
sardi em vantagem!
Foi assim mesmo, com um autogol do zagueiro Ferrari (substituto do indisponibile Juan - foto à direita - Ap) aos 3', o até a última semana lanterna Cagliari abriu a contagem contra a vice-líder e ainda real contendedora ao título Roma na partida que abriu a 31ª rodada da Serie A 2007/2008.
Apenas depois do começo arrasador da equipe comandada por Ballardini fora e por Foggia dentro de campo (que durou cerca de 10') é que foi possível constatar que a poderosa Roma vinha proposta em um 4-2-3-1 com Brighi ao lado de Pizarro no centrocampo e Giuly (abaixo, à esquerda, em ação - Roma) alle spalle do capitano Totti, ante as ausências dos titulares De Rossi e Perrotta, além do part-time Vucinic, todos cumprindo suspensão.
Porém, superado o susto inicial, a Roma elevou sua marcação e começou a fazer girar a bola com rapidez, no seu melhor estilo de jogo e disposta a mostrar que não viajou até a Sardenha para ser mera coadjuvante.
Assim, aos 22', o brasileiro Mancini desperdiçou uma chance incrível cara-a-cara com o goleiro Storari, mandando a bola por cima do travessão.
Aos 24', novamente Mancini quase empatou a partida, mas desta vez foi a trave que impediu que a bola entrasse.
E assim foram se passando os minutos, com a Roma
padrona do jogo e o Cagliari buscando ser perigoso nos contra-ataques, até
que aos 45' Totti cobrou uma falta com força e a bola entrou no cantinho do gol defendido por Storari (ao lado -
Ap).
Na 2ª etapa, a Roma continuou dominando a partida, com o arqueiro Storari aparecendo muito bem em diversas oportunidades.
Com o pequenino Foggia já sem forças para conduzir a equipe rossoblù, as coisas só pioraram para o Cagliari quando Spalletti trocou o incontrista Brighi pelo criativo Aquilani, proporcionando maiores opções ofensivas aos giallorossi.
E, logo em sua 1ª participação, o azzurro Aquilani cabeceou com muito perigo por cima do travessão, quase desempatando a partida.
Ballardini, então, sacou Foggia e colocou Biondini, colocando più muscoli a centrocampo.
Mas, o grande nome do Cagliari continuou sendo o portiere Storari, que impediu a vitória romanista até o final, como quando Totti acertou uma cabeçada certeira faltando poucos minutos para o apito final e o goleiro contratado junto ao Levante em janeiro último salvou em cima da linha.
O tabellino do passo falso da Roma, que ainda corre o risco de perder Totti para o confronto contra o Manchester United pela Champions League:
Cagliari: Storari; Pisano, Lopez, Carini, Agostini; Parola, Fini, Cossu (80' Del Grosso), Jeda, Foggia (75' Biondini); Acquafresca (82' Matri). All. Ballardini.
Roma: Doni; Cicinho, Mexes, Ferrari, Tonetto (54' Cassetti); Brighi (73' Aquilani), Pizarro, Taddei (80' Esposito), Giuly, Mancini; Totti. All. Spalletti.
Gols: 3' Ferrari (contra), 45' Totti.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: Tonetto, Pizarro, Cicinho, Storari e Cassetti.
Marcadores: 31ª rodada, Cagliari, o jogo da tv, Roma, Serie A 2007/2008