Em um calciomercato com poucos colpi entusiasmantes até aqui, o Genoa aparece como a grande exceção, pois seu presidente Preziosi não tem economizado recursos e esforços para tornar o Grifone competitivo a ponto de poder ambicionar um posto até mesmo na almejada Champions League.
Afinal, depois do goleiro Eduardo, dos zagueiros Chico e Ranocchia, do meia Zuculini e do atacante Toni, nesta semana o Genoa acertou a contratação do cortejadíssimo
centrocampista Miguel Veloso (várias vezes acostado a clubes como Internazionale e Manchester United, por exemplo) e, quando a cereja do bolo já parecia colocada, eis que o presidente Preziosi mais uma vez surpreendeu anunciando, nesta quarta-feira, a contratação do lateral brasileiro Rafinha (acima já com a sua futura
maglia -
Tanopress), que completará 25 anos em setembro próximo e foi cotado, inclusive, para substituir Maicon, caso esse realmente troque a Inter pelo Real Madrid.
Aliás, se as possíveis saídas de Balotelli e do próprio Maicon da Inter já viraram novela, o treinador do Liverpool informou que, até o momento, os Reds não receberam qualquer proposta por Mascherano ou Kuyt ... mas as camisas 5 e 7 da Inter continuam sem dono!
Mas a maglia 7 nerazzurra pode acabar sendo envergada pelo brasileiro ... Robinho, que poderia ser envolvido pelo Manchester City na negociação que levaria Balotelli à Inglaterra.
Agora, próximo mesmo de reforçar a Internazionale está o italiano Sculli, tanto que o técnico Gasperini afirmou, ao término do amistoso entre Genoa e Valenzana, que "Sculli è ormai un giocatore dell'Inter, è sul piede di partenza".
Outra transação que parece concluída é a que portará o meia Hernanes na Lazio - aliás, a venda do são-paulino chegou mesmo a ser anunciada pela Traffic (uma das detentoras dos direitos federativos do atleta), que posteriormente se retratou ante o protesto do São Paulo.
De qualquer maneira, parece que o acordo está realmente sacramentado e o volante, escolhido o melhor jogador do campeonato brasileiro em 2008, deve se apresentar aos Aquilotti tão logo termine a campanha do São Paulo na Libertadores.
Agora, Lotito vai insistir com o ganês Boateng e Tare deve ir atrás dos atacantes Hugo Almeida e Rosenberg, ambos do Werder Bremen.
Quem esteve bastante ativo foi também o Lecce, que depois dos defensores Gustavo e Reginiussen contratou os meias Grossmüller (uruguaio do Danubio) e Piatti (argentino do Independiente), estando ainda interessado no defensor Jacobsen (dinamarquês do Blackburn Rovers) e nos atacantes Sanchez (uruguaio do América) e Obinna (nigeriano da Internazionale).
Falando em pretensões, o Bologna terá um grande time caso contrate ao menos parte dos jogadores que, supostamente, estão pertos do clube rossoblù, que vão dos laterais Grosso (Juventus), Jonathan (Cruzeiro), Manolev (PSV Eindhoven) e Wendt (FC Kobenhavn) aos meias Gavilán (Betis), Matic (Chelsea), Perez (Monaco) e Ramírez (Peñarol).
Já Palermo e Cesena foram mais efetivos e anunciaram as contratações dos zagueiros Muñoz (que chega ao clube rosanero vindo do Boca Juniors) e Von Bergen (ao Cavallucio Marino do Hertha Berlin).
Para terminar, a seguir, algumas das transações depositadas na Lega Calcio envolvendo clubes da Serie A: Massimiliano Benassi (goleiro, italiano, do Perugia ao Lecce), Erjon Bogdani (atacante, albanês, do Chievo ao Cesena), Mariano Bogliacino (meia, uruguaio, do Napoli ao Chievo), Edinson Cavani (atacante, uruguaio, do Palermo ao Napoli - acima a apresentação do avante -
Corriere dello Sport), Nicolò Cherubin (defensor, italiano, do Cittadella ao Bologna), Álvaro Gonzalez (meia, uruguaio, do Nacional à Lazio), Odion Ighalo (atacante, nigeriano, do Granada ao Cesena), Renè Krhin (meia, esloveno, da Internazionale ao Bologna), Fernando Marqués (meia, espanhol, do Espanyol ao Parma), Archimede Morleo (defensor, italiano, do Crotone ao Bologna), Luca Moscatiello (meia, italiano, do Fulham ao Cesena), Gabriel Paletta (defensor, argentino, do Boca Juniors ao Parma), Sokratis Papastathopoulos (defensor, grego, do Genoa ao Milan), Andrea Ranocchia (defensor, italiano, do Bari ao Genoa), Michele Rinaldi (defensor, do Rimini ao Bari), Marco Rossi (defensor, italiano, da Sampdoria ao Bari) e Luca Siligardi (meia, italiano, da Triestina ao Bologna).
Marcadores: calciomercato, especulações, Serie A 2010/2011, transferências