Dia 7 de janeiro! A partir de hoje - e até às 19 horas do próximo dia 02 de fevereiro - o
calciomercato está oficialmente aberto!
Apesar de ser uma época de dinheiro escasso, fazendo com que as trocas sejam le operazioni più diffuse, o tema continua sendo fértil para especulações.
A Juventus, por exemplo, estaria interessada em vários brasileiros, do meia Diego do Werder Bremen a revelação Felipe Mattioni, lateral direito do Grêmio.
Mas, com Nilmar ligado à Roma, a grande notícia envolvendo jogador brasileiro seria o possível interesse da Sampdoria em contar com Adriano para formar uma sensacional dupla ofensiva com Cassano.
Embora a notícia tenha um forte odor de fantacalciomercato, a verdade é que foi confirmada pelo dirigente blucerchiato Beppe Marotta, que ao microfone do programa Serie A News da Mediaset Premium declarou: "Io Adriano lo prenderei di corsa, si tratta di un campione vero. L'Inter ne ha tanti, quindi ha una gestione di gruppo molto difficile, la nostra è una realtà diversa. Con il brasiliano, se fosse possibile, ripeterei un'operazione simile a quella di Cassano".
Porém, mais factível é Cassano jogar ao lado do
centravanti Pazzini (ao lado -
Empics), desejoso de deixar Florença e também na lista de, pelo menos, uma dezena de outros clubes, da poderosa Roma ao nem tanto Bologna, passando por
stranieri como o Everton.
Mas, certo mesmo na Sampdoria parece estar o lateral Raggi, atualmente no Palermo e que viria para reforçar um setor que deve perder o zagueiro Bottinelli, contratado no início da temporada mas que deve ficar na sua Argentina natal ao menos até o final de julho próximo em razão de problemas particulares.
Para um lateral que chega, outro deve sair da Piazza Borgo Pila: Stankevicius, com pouco espaço desde a explosão de Padalino na ala direita, deve ser envolvido em uma troca com o zagueiro Pratali, do Torino.
Encerrando com a Samp, são cada vez mais insistentes as vozes que colocam Balotelli em Gênova em troca de Cassano, que iria reforçar a squadra nerazzurra.
Bastante ativa na seara de especulações está a Lazio, que estaria interessada em quase todo jogador de futebol nascido na Argentina, com destaque para o fantasioso retorno de La Brujita Verón - outros nomes de argentinos que vieram acostados à equipe romana nos últimos dias: Battaglia, Bertolo, Crespo, Dubarbier, Escudero, Fernandez e até o veterano central Ayala, ex Milan e Napoli.
Já a Roma parece mesmo atrás de um atacante, com o nome de Podolski (à esquerda -
Guerin Sportivo) tendo ganho força, embora a concorrência com o Köln se mostre bastante aguerrida.
Da Espanha, vem a notícia de que os laterais Marcelo (Real Madrid) e Miguel (Valencia) também estariam no caderninho dos dirigentes
giallorossi.
Mas, apesar de tantas especulações, os affari até aqui concluidos são poucos, conforme lista abaixo: Paolo Acerbis (goleiro, italiano, do Livorno ao Catania), Mirko Antenucci (meia, italiano, do Catania ao Pisa), David Beckham (meia, inglês, dos Los Angeles Galaxy para o Milan), Massimo Bonanni (meia, italiano, da Sampdoria ao Grosseto), Davide Brivio (defensor, italiano, do Genoa ao Vicenza), Matej Krajcik (defensor, eslovaco, do Slavia Praha à Reggina), Davide Lanzafame (atacante, italiano, do Palermo ao Bari), Matteo Legittimo (defensor, italiano, da Pistoiese ao Lecce), Michele Marconi (atacante, italiano, da Atalanta para o Grosseto), Sakira Mattila (meia, finlandês, do HJK para a Udinese), Massimo Mutarelli (meia, italiano, da Lazio ao Bologna), Dimitros Papadopoulos (atacante, grego, do Panathinaikos ao Lecce), Federico Peluso (defensor, italiano, do Albinoleffe à Atalanta), Ciro Polito (goleiro, italiano, do Catania para o Grosseto), Thiago Silva (defensor, brasileiro, do Fluminense ao Milan, mas tesserabile só para julho) e Niki Zimling (meia, dinamarquês, do Esbjerg à Udinese).
Marcadores: calciomercato, especulações, Serie A 2008/2009, transferências