Não foi nada fácil, mas a Internazionale de Mourinho fechou a 4ª
giornata da Serie A 2008/2009 como líder isolada - prenúncio do que vem por aí?
Inter e Juventus, as ponteiras com 7 pontos ao final da 3ª rodada, tinham compromissos teoricamente fáceis nesta
giornata de meio de semana, porém, a prática se mostrou diferente.
Recebendo o Lecce no Giuseppe Meazza, a Inter começou no 4-3-3 em busca do 100º resultado útil casalingo de seu mister lusitano, bem como festejando a 600ª partida in nerazzurro do seu capitão Javier Zanetti, aliás postado em seu antigo ruolo di terzino destro, vez que Maicon foi poupado tendo em vista o derby contra o Milan agendado para o próximo domingo.
Só que, com a bola rolando, o que se viu foi uma Inter lenta, sem imaginação, que teve em uma traversa de Ibrahimovic (acima contra Zanchetta - Ansa) o grande momento da 1ª etapa.
Para a 2ª etapa, Mourinho voltou com Maicon e Quaresma nos lugares de Vieira e Stankovic, com claro objetivo de buscar a vitória pelas laterais.
Mas, não obstante as boas intenções de seu treinador, a squadra nerazzurra continuou muito burocrática, até que Mourinho lançou sua última cartada, colocando o argentino Cruz no posto de Chivu.
E foi exatamente
El Jardinero que, aproveitando uma jogada de Maicon e servido por
Ibra, fez o gol da vitória
interista, merecida diante dos números: 73,4% da posse de bola e 61,8% de
vantaggio territoriale.
Já a Juventus enfrentou o Catania e, não obstante os vários desfalques que afligiram Ranieri (a equipe começou com Manninger; Grygera, Legrottaglie, Chiellini e De Ceglie; Poulsen, Marchisio, Marchionni e Goivinco; Amauri e Del Piero), até começou na frente, com o
brasiliano Amauri abrindo o marcador aos 16' do 1º tempo com uma cabeçada imperiosa
su assist do
Formica Atomica (acima -
La Presse).
Porém, no 2º tempo, Zenga passou sua equipe do 4-5-1 para o 4-4-2 com a entrada de Plasmati no posto de Llama, cabendo ao jovem atacante de 1,98 m empatar a partida aos 23', aproveitando cruzamento de Tedesco.
Daí, a Juve se mandou para o ataque e, ao contrário do que vinha fazendo, passou até a jogar bem, chegando a criar diversas oportunidades de gol, mas um Bizzarri em versão Zenga garantiu o valioso empate para a equipe
rossoazzurra da Sicília.
O Milan, por sua vez, deu seqüência ao bom resultado obtido no último domingo (
http://calcioseriea.blogspot.com/2008/09/o-jogo-da-tv-parte-iii-milan-x-lazio.html) e venceu, fora de casa, a Reggina por 2 x 1, gols de Borriello, Corradi e Pato, com este último aproveitando uma bela assistência de Kaká.
No 'Match Clou' da rodada, a Lazio não tomou conhecimento da Fiorentina e venceu por retumbantes 3 x 0, placar que poderia ser ainda mais dilatado se um ótimo Frey não tivesse mantido o placar inalterado por todo o 1º tempo, bem como o argentino Zárate (ao lado contra Gamberini e Kuzmanovic -
Grazia Neri), autor de 4 gols nas 3 primeiras rodadas, não tivessse
sprecato tutto.
De qualquer maneira,
nella ripresa, a Lazio precisou de apenas 8' para construir a vitória com gols de Mauri, Pandev e Siviglia.
Quem também vem muito bem, obrigado, é a Atalanta treinada por Del Neri que, nesta
giornata, venceu o lanterna Cagliari em uma
partita bloccata, brutta e con pochissime occasioni da rete, mas decidida por um belo gol do eficaz Floccari aos 34' do 2º tempo.
Gols ocorreram no Renato Dall'Ara, onde o Bologna sucumbiu diante de uma forte Udinese por 3 x 0 em partida que acabou condicionada pela expulsão do difensore rossoblù Britos ainda aos 13' do 1º tempo, quando o uruguaio cometeu pênalti no atacante Floro Flores.
Assim, com gols de D'Agostino (cobrando o pênalti cometido por Britos), Floro Flores e Pepe, o Bologna conheceu sua 3ª derrota consecutiva.
Em Verona, o local Chievo empatou com o Torino em una
partita molto equilibrata, com o resultado de 1 x 1 construído por Bianchi (cobrando pênalti contestado) e Marcolini,
ex di turno.
Empate também em Siena, onde bianconeri e blucerchiati não passaram do 0 x 0, com a Sampdoria chegando ao 3º empate na competição.
Bem mais interessante foi Napoli x Palermo, vencida pelos donos da casa por 2 x 1, tentos de Hamsik (acima contra Nocerino, nascido exatamante em Nápoles - Mosca), Zalayeta e Miccoli, este último cobrando pênalti que reacendeu a partida.
Eis a classificação da Serie A atualizada: 1º Internazionale (10 pts); 2º Lazio (9); 3º Atalanta (9); 4º Napoli (8); 5º Juventus (8); 6º Udinese (7); 7º Catania (7); 8º Palermo (6); 9º Genoa (6); 10º Milan (6); 11º Siena (5); 12º Chievo (5); 13º Torino (5); 14º Roma (4); 15º Lecce (4); 16º Fiorentina (4); 17º Bologna (3); 18º Sampdoria (3); 19º Reggina (1) e 20º Cagliari (0).
Marcadores: 4ª rodada, panorama da rodada, Serie A 2008/2009