Lazio x Juventus é o especial 'Match Clou' da 16ª
giornata da Serie A 2007/2008, que será disputada neste final de semana (o jogo do Olimpico ocorre já neste sábado, com transmissão da ESPN Internacional, RAI e TV Esporte Interativo a partir das 17h30).
Será um jogo de opostos: de um lado, uma equipe que se classificou para a última
Champions League, mas que faz uma campanha pífia na presente temporada; de outro, um time que vem da Serie B, mas que realiza uma ótima
stagione e aparece como um dos pretendentes ao
Scudetto.
Delio Rossi, até pouco tempo badalado como o técnico que levou uma Lazio da penalização do
Calciopoli à UCL, agora tem o seu trabalho questionado e está com o emprego em risco, enquanto Claudio Ranieri, contestado por supostamente não ser um treinador à altura das tradições
juventinas no início da temporada, é atualmente prestigiado por ter imposto um padrão de jogo (ofensivo) à equipe e colocá-la perto do topo da tabela - coisas do esporte bretão!
Para piorar a situação do treinador laziale, o plantel, já reduzido, conta com vários jogadores indisponíveis para o importante confronto contra Juventus: os alas Behrami e Zauri são os principais.
Menos mal que o atacante Rocchi (no alto - Omega) está confirmado, devendo formar a dupla de ataque com o macedônio Pandev, que, porém, não está no melhor da sua forma.
Logo atrás Rossi deverá escalar o trequartista Mauri, mandando o francês Meghni para o banco.
Dúvida resta na defesa, onde De Silvestri, Kolarov e Scaloni (à esquerda -
Afp) disputam os 2 postos
di esterni e Siviglia e Stendardo estão em
ballottaggio per far coppia con o brasileiro Cribari no centro da zaga.
Devem completar a equipe
biancoceleste o veterano goleiro Ballotta e os meias Mudingayi, Mutarelli e Ledesma.
A Juve também tem seus problemas - além das recorrentes ausências dos defensores Andrade e Boumsong -, já que Camoranesi e Iaquinta estarão fora de ação.
Durante a semana, Ranieri até parecia inclinado a escalar um trio na frente, mas com o
forfait de Iaquinta a probabilidade recai pela utilização apenas de Del Piero e Trezeguet, com o meio de campo sendo formado por 4 jogadores - 2 centrais e 2 bem abertos nas alas.
Se a dupla central deve ser Nocerino-Zanetti e Nedved deve ser postado na esquerda, para a ala direita estão na briga o italiano Marchionni e o bósnio Salihamidzic.
No setor defensivo, protegendo o extraordinário Buffon, devem começar Zebina (pela direita), Legrottaglie, Chiellini e Molinaro.
Caso Del Piero (à direita -
Guerin Sportivo) efetivamente participe da partida, o
capitano bianconero se igualará ao goleiro Angelo Peruzzi como o jogador que mais atuou no confronto - 13 vezes (no caso de
Tyson, foram 7 participações com a camisa da Juventus e 6 com a da Lazio).
Já para ser o
giocatore con più gol no confronto,
Ale certamente deverá esperar mais um pouco, vez que, com 3 gols anotados na Lazio em Roma, está longe da marca de 8 tentos de Silvio Piola sobre a Juventus entre 1934 e 1942 (em apenas 4 jogos, incluíndo um
poker realizado na derradeira em 08 de novembro de 1942).
Aliás, Piola foi protagonista nas duas partidas con più gol do embate, ambas terminadas 5 x 3 para a Lazio - a de 1942 e outra em 1934.
Já a maior goleada do confronto é 4 x 0 - tanto a favor da Lazio (em 1939 e 1995), quanto da Juventus (em 1948).
Na última vez que estas equipe se encontram, em 2005, houve empate em 1 x 1, gols de Rocchi e Trezeguet.
Prenúncio?
Marcadores: 16ª rodada, Juventus, Lazio, match clou, Serie A 2007/2008