Como resultado de uma partida bastante disputada e emocionante, a Roma confirmou ser a principal opositora (provavelmente a única) da
capolista Internazionale na busca pelo almejado
Scudetto da Serie A 2007/2008 e venceu a boa Udinese, que vinha de 8
risultati utili, por 2 x 1 no Olimpico de Roma.
Com o
capitano Totti no banco (
Pupone estava ausente desde meados de outubro) e ainda sem Aquilani e Perrotta, Spalletti optou por propor a Roma com os brasileiros Taddei e Mancini bem abertos nas alas e com o francês Giuly mais central no apoio a Vucinic, autor de excelentes prestações nos últimos compromissos da Roma.
Porém, foi dos pés de um dos protagonistas do sólido seto
r defensivo que saiu o 1º gol romano: aproveitando um rebote concedido por Handanovic, Juan tentou duas vezes antes de abrir o marcador a poucos passos da linha do gol (foto à direita -
Grazia Neri).
Os torcedores da Lupa Capitolina ainda pulavam nas arquibancadas quando a Udinese, partindo em um 3-4-3 com os rápidos Pepe, Di Natale e Quagliarella na frente, no minuto seguinte empatou a partida, exatamente com um golaço de Quagliagol (abaixo sua vibração - Grazia Neri), di destro poco fuori dall'area.
Disputado em ritmo alucinante, outras chances se sucederam na partida, com a Gazzetta dello Sport destacando: "Al 21' De Rossi sfiora il gol di testa su corner di Pizarro, al 24' Inler chiama Doni a un grande intervento su un suo destro dalla distanza".
Mais presente no ataque, a Roma voltou a passar na frente do marcador ainda aos 27' do 1º tempo, quando o brasileiro Taddei aproveitou uma falha do lateral sérvio Lukovic e, também na 2ª tentativa (a 1ª redundou em uma furada bisonha), estufou as redes da Udinese, com a bola desviando no mesmo Lukovic antes de vencer o goleiro friulano Handanovic.
Foi o 1º gol de Taddei na temporada, sendo que o brasiliano ex Siena teve uma ótima atuação, acertando 84,8% dos 33 passes que deu na partida.
Porém, não é possível ignorar que o escanteio cobrado por Pizarro e que resultou no 2º gol giallorosso na verdade não existiu, vez que no corner anterior o francês Mexes cabeceou a bola diretamente para fora, mas o árbitro Saccani viu um desvio da defesa da Udinese e consignou a linha de canto.
De qualquer maneira, as equipes foram para o intervalo com o placar apontando merecidos 2 x 1 para a Roma, em especial pelo elegante e envolvente toque de bola apresentado pela equipe romanista, quase sempre de primeira e que acabou determinando amplo domínio territorial do time da capital italiana.
Na 2ª etapa a
banda di Spalletti manteve o controle da partida,
creando molto e concedendo poco agli avversari, que tiveram em Di Natale seu melhor expoente, com o
azzurro, em determinadas ocasiões, carregando a bola com sua habitual habilidade ou, em outras, servindo os companheiros com passes precisos, o que deixava a
gara em aberto.
Mas aos 33' a partida acabou - o meia Pinzi, que havia substituído o ex di turno D'Agostino alguns minutos antes, entrou deslealmente em Juan e recebeu o cartão vermelho direto. Para piorar, seu companheiro Dossena (à direita contra Cassetti - Reuters) reclamou de forma acintosa e também foi para o chuveiro mais cedo.
Com 2 jogadores a menos, a Udinese ainda teve uma grande chance, desperdiçada pelo avante Floro Flores (após receber passe de Di Natale) aos 37', mas foi uma exceção, vez que a Roma soube administrar bem a vantagem territorial (e no placar) até o apito final de Saccani.
Com o resultado, a Roma completou 15 rodadas consecutivas indo sempre ao gol, bem como chegou ao seu 7º resultado útil (a última e única derrota giallorossa no campeonato foi exatamente para a Inter na 6ª rodada).
O tabellino:
Roma: Doni; Cassetti (41' Panucci), Mexes, Juan, Tonetto; De Rossi, Pizarro, Taddei (69' Cicinho), Giuly, Mancini (85' Brighi); Vucinic. All. Spalletti.
Udinese: Handanovic; Zapata, Coda, Lukovic; Zapotocny (46' Mesto), Inler, Dossena, D'Agostino (63' Pinzi); Pepe (74' Floro Flores), Quagliarella, Di Natale. All. Marino.
Gols: 11' Juan, 12' Quagliarella, 27' Taddei.
Árbitro: Saccani.
Cartões amarelos: D'Agostino, De Rossi, Taddei, Tonetto e Pepe.
Cartões vermelhos: Pinzi e Dossena.
Marcadores: 14ª rodada, o jogo da tv, Roma, Serie A 2007/2008, Udinese