No próximo dia 04 tem início o mercato di riparazione ou a denominada finestra invernale, que persistirá até às 19 horas do dia 31 de janeiro, com os clubes podendo adequar seus elencos aos objetivos desta temporada e também firmar contratos per la prossima stagione com jogadores cujos contratos encerram-se em junho próximo.
Mas, na verdade, os responsáveis pelo calciomercato já estão na ativa há muito tempo e várias transações estão apenas aguardando o início oficial da Lega Calcio para serem concretizadas.
Porém, é pouco provável que ocorra alguma contratação bombástica, apesar de algumas especulações bem interessantes estarem transitando pela imprensa mundial.
De qualquer maneira, é bom lembrar que a Inter está com suas peças contadas no meio de campo e na defesa, ainda mais com a gravidade da contusão sofrida pelo argentino Samuel, não sendo totalmente infundada uma intervenção do presidente Moratti para presentear o técnico Roberto Mancini com algum reforço para o setor.
Ocorre que, ao menos por enquanto, os nomes interessantes que estão sendo comentados pelos jornais italianos como possíveis reforços da Inter são os dos meias Aquilani (à esquerda - Guerin Sportivo) e Maresca, inclusive porque a equipe nerazzurra, segundo as normas da U.E.F.A. que entrarão em vigor na próxima temporada, necessitará contar com pelo menos 8 jogadores nascidos na Itália.
Como é muito remoto que a Roma vá abrir mão de seu Principino, ainda mais em janeiro, e o clube é internazionale, outros nomes cotados são os do brasileiro Elano e do francês Menez.
Concreto mesmo em Via Durini apenas o empréstimo de Adriano ao São Paulo (alguém aposta no seu retorno à Internazionale?).
Ainda em Milão, não é possível esquecer que o clube de Silvio Berlusconi continua às voltas com problemas no ataque, ainda mais agora que Ronaldo está sendo tentado pelo Flamengo.
Portanto, para não ficar atrás, eis os nomes de Amauri, Drogba, Shevchenko e Ronaldinho aí gente!
Para completar o trio de ferro, é bom lembrar que a Juventus tem problemas na defesa, para onde já teria contactado o capitão da seleção sueca Olof Mellberg (que realmente deve ser contratado, mas apenas para junho próximo).
Deixando os devaneios de lado, o certo é que este calciomercato deve fazer jus ao nome e deve ser efetivamente um mercato di riparazione envolvendo principalmente as equipes que não estão muito bem na tabela.
Assim, o Cagliari (último colocado) deve promover uma verdadeira reforma em seu elenco, já tendo contratado um novo velho técnico (Ballardini, que treinou o time da Sardenha 2 anos atrás, quando obteve impressionantes 4 empates e 5 derrotas, sendo substituído, à época, por Sonetti, exatamente o técnico que o antecedeu agora!) e quase acertado com o goleiro Storari, atualmente emprestado pelo Milan ao Levante da Espanha (curiosamente o lanterninha da Liga), de onde pode vir também o artilheiro Riganò.
Quem também não vai bem na tabela e deve realizar um mercado de protagonista é a Reggina, que já acertou com o atacante uruguaio Christian Stuani (dono de marcas excepcionais no campeonato uruguaio - 36 gols em 35 partidas!) e está atrás de nomes como Dalla Bona (Napoli), Franceschini (Torino), Giampà (Modena), Lazetic (Torino), Rullo (Napoli) e Tedesco (Catania).
Outro atacante que vai mudar de ares é Riccardo Zampagna, atualmente afastado do elenco da Atalanta e que, aparentemente, já acertou com o Vicenza, da Serie B.
Para o lugar de
ZampaGoal a equipe de Bergamo pretende repatriar o nigeriano Stephen Makinwa, pouquíssimo utilizado por Delio Rossi na Lazio e que, aos 24 anos, já jogou no Conegliano (
dilettanti), Como, Reggiana, Modena, Genoa, Atalanta, Palermo e ...
ufa, Lazio.
Aliás, falando em Lazio, continua a novela Carrizzo ...
Outra equipe que está bastante ativa é o Genoa, que já exerceu o direito de
riscatto do meia Paro e teria acertado o regresso do bom defensor Criscito (à direita -
Grazia Neri) junto a Juventus, que ainda emprestaria o meia uruguaio Olivera ao time
rossoblù, que, por sua vez, já teria também contratado o jovem atacante
celeste Matias Masiero
, classe 1988
, do Central Español.
Por fim, o presidente Preziosi gostaria de contar com o
fantasista Foggia, atualmente no Cagliari, mas com os direitos federativos presos junto a Lazio, que receberia em troca o meia Coppola e os atacantes Papa Waigo e Di Vaio.
Mas também a Sampdoria gostaria de contar com o futebol de Foggia, por quem ofereceria o atacante Caracciolo ou o goleiro Mirante.
Para terminar (por hoje), quem pode estar voltando à Itália é Cristiano Lucarelli, pretendido por quase todos os clubes - Genoa, Lazio (!), Parma e Torino, só para citar alguns.
Marcadores: calciomercato, especulações, Serie A 2007/2008, transferências