O calciomercato iniciou-se, oficialmente, há quase um mês, mas só nesta semana é que começaram a pulular transações realmente empolgantes, ainda que as negociações efetivamente concluídas continuem à míngua...
Assim, com os vários milhões que receberá das cada vez mais prováveis saídas de Balotelli (para o Manchester City) e Maicon (para o Real Madrid), a Inter deve se reforçar com o capitão da
Albiceleste Mascherano (abaixo -
McDonald), com quem o novo técnico dos
Reds - aliás, um
ex nerazzurro -, Roy Hodgson, parece nem mais contar.
Outro que pode seguir Rafa Benítez em Milão é o holandês Kuyt, que teria como alternativa o viola Vargas, por quem a Inter poderia inserir o argentino Burdisso (ainda cortejadíssimo pela Roma) e o queniano Mariga.
Mas, se em Via Durini as horas estão calde, em Via Turati o marasmo predomina, a ponto do amministratore delegato do Milan, Adriano Galliani, ter declarado que "credo che il nostro mercato sia chiuso"...
Verdade ou não, fontes tem dado como possível a contratação de Camoranesi pelo time rossonero, que ainda poderia envolver o holandês Huntelaar em uma troca com a Vecchia Signora.
Aliás, na Juventus, com Dzeko cada vez mais lontano, voltou à tona o nome do sérvio Krasic, enquanto o fantasista Diego poderia terminar em Madrid em troca do argentino Agüero, mais propenso ao esquema tático preferido de Del Neri, que ainda gostaria de contar com Aogo, Burdisso ou Clichy para o setor defensivo.
Quem continua bastante ativo, tanto em acquisti como em cessioni é o Palermo, que deve anunciar o central argentino Muñoz nas próximas horas, enquanto parece ser uma destinação gradita ao centrocampista Hernanes.
O meia do São Paulo, inclusive, parece ser o objetivo principal da Lazio que, com a venda de Kolarov ao Manchester City por cerca de € 18 milhões, tem agora condições de investir, até porque para a lateral esquerda parece ter acertado com o espanhol Garrido, do mesmo Manchester City e que não custará mais do que € 3 milhões.
O Bologna de proprietário novo (Sergio Porcedda, um self-made-man com investimentos variados) está renovando inteiramente seu plantel e nos últimos dias anunciou a contratação dos interessantes meias Ekdal e Krhin, além dos defensores Cherubin e Morleo, ainda estando perto de fechar com o uruguaio Perez (Monaco) e com o sueco Wendt (FC Kobenhavn).
Quem também tem movimentado bastante os operadores do calcio é o Genoa do presidente Preziosi, que depois de contratar o argentino Zuculini está bastante próximo do português Veloso (acima, à esquerda - Herringshaw), que viria agregar grande qualidade ao centrocampo rossoblù.
Por fim, dentre os recém promovidos, o Lecce foi o que mais se movimentou na semana, tendo apresentado os defensores Gustavo (brasileiro, ex Palmeiras, Cruzeiro e Vasco) e Reginiussen (norueguês que vem do Schalke 04).
Para completar, eis algumas das transações depositadas na Lega Calcio: Dario Biasi (defensor, italiano, do Cesena para o Cagliari), Artur Boruc (goleiro, polonês, do Celtic à Fiorentina), Davide Brivio (defensor, italiano, do Vicenza ao Lecce), Marco D'Alessandro (atacante, italiano, do Grosseto ao Bari), Matteo Darmian (defensor, italiano, do Padova ao Palermo), Eduardo (goleiro, português, do Sporting Braga ao Genoa), Andrea Esposito (defensor, italiano, do Livorno ao Bologna), Santiago Garcia (defensor, argentino, do Rosario Central ao Palermo), Abdelkader Ghezzal (atacante, argelino, do Siena ao Bari), Kamil Glik (defensor, polonês, do Plast Gliwice ao Palermo), Cristiano Lupatelli (goleiro, italiano, do Cagliari ao Bologna), Riccardo Meggiorini (atacante, italiano, do Bari ao Bologna), Marco Motta (defensor, italiano, da Roma à Juventus), Yuoto Nagatomo (defensor, japonês, do FC Tokyo ao Cesena), Andrea Raggi (defensor, italiano, do Bologna ao Bari), Matteo Sereni (goleiro, italiano, do Torino ao Brescia), Luca Toni (atacante, italiano, da Roma para o Genoa) e Matej Vydra (atacante, tcheco, do Banik Ostrava à Udinese).