O
colpo sensacional ainda não veio, mas a semana foi bastante movimentada no mercado italiano de transferências de jogadores, em especial no hotel Ata Quark de Milão, sede
della sessione estiva della campagna trasferimenti del calcio.
E, se na semana anterior a regina del mercato havia sido a Juventus, nesta foi o Torino do presidente Urbano Cairo.
Até porque, como já havia sido registrado pelo Calcio Serie A, o tradicional clube granata ficou até a penúltima rodada do campeonato passado brigando para fugir do rebaixamento em razão de um mercato mal conduzido e de um elenco envelhecido, já sem a qualidade necessária para disputar uma Serie A, ainda mais agora com a volta da rivalíssima Juventus, do Napoli e do Genoa.
Porém, ainda que a necessidade de intervir no mercado fosse patente, a movimentação realizada até aqui pela diretoria do Toro foi excepcional, a começar pela definição do treinador Novellino (na foto à direita sua apresentação - Torino), ex-condottiere da Sampdoria.
Assim, apenas nesta semana foram depositados na Lega Calcio os contratos do goleiro Sereni (Lazio), do zagueiro Natali (Udinese), dos meias Grella (Parma) e Zanetti (Ascoli) e do atacante Ventola (Atalanta), a quem poderá se juntar o bom Di Michele (Palermo).
Ademais, não é possível esquecer que Il Genio Corini (Palermo) e os atacantes Bjelanovic (Ascoli) e Malonga (Monaco) já haviam chegado.
Portanto, o Torino começa a montar um time que, se não brigará pelo Scudetto, poderá almejar uma classificação à Copa U.E.F.A.
Outro clube bastante ativo foi o Livorno, que centrou duas ótimas contratações: o meia Vikash Dhorasoo, que disputou a última Copa do Mundo com a seleção francesa e estava no Paris Saint-Germain, para onde foi após uma temporada no Milan; e o atacante Francesco
Ciccio Tavano, contratado junto ao Valencia por € 6 milhões e que jogou, por empréstimo, na Roma no último semestre.
Porém, talvez a contratação mais mirada da semana tenha sido a do meia sérvio Bosko Jankovic pelo Palermo (na foto à esquerda - Palermo - a sua apresentação). O jogador, de 23 anos, veio do Mallorca e é considerado um dos maiores talentos de seu país, com o qual foi um dos destaques do último Europeu Sub 21 e já integra o grupo da seleção principal, sendo considerado superior ao interista Stankovic em prospectiva.
Enquanto ainda procura um goleiro (o argentino Carrizo, do River Plate, é a prima scelta), a Lazio acertou a contratação do fantasista Meghni, chamado de Petit Zizou e que estava no Bologna, bem como do lateral Lionel Scaloni, que participou da última Copa do Mundo com a seleção argentina e encontrava-se no Racing Santander da Espanha.
Também merece destaque, nesta semana, o mercato protagonizado pelo Napoli, que acertou com o disputado meia Marek Hamsyk (pagando € 7,5 milhões ao Brescia pelo jovem de 19 anos integrante da seleção slovacca) e com o volante da celeste Walter Gargano.
Outras transferências realizadas na semana: Robert Acquadresca (atacante, italiano, do Treviso para o Cagliari), Hugo Campagnaro (zagueiro, argentino, do Piacenza para a Sampdoria), Antonio Chimenti (goleiro, italiano, do Cagliari à Udinese), Ferdinando Coppola (goleiro, italiano, do Piacenza à Atalanta), Diego De Ascentis (meia, italiano, do Torino à Atalanta), Paolo De Ceglie (meia, italiano, da Juventus ao Siena), Mauro Esposito (atacante, italiano, do Cagliari à Roma), Daniele Ficagna (zagueiro, italiano, do Cesena para o Siena), Michele Fini (meia, italiano, do Ascoli para o Cagliari), Matteo Paro (meia, italiano, da Juventus para o Genoa), Andrea Parola (meia, italiano, da Sampdoria ao Cagliari), Reginaldo (atacante, brasileiro, da Fiorentina ao Parma) e Rijat Shala (meia, suíço, do Foggia para o Cagliari).