Udinese e Fiorentina protagonizaram um belo
match neste domingo, com a equipe da casa conseguindo uma importante vitória e 3 pontos que a colocam muito perto da zona
Champions League.
Treinadas por 2 dos melhores técnicos italianos - Pasquale Marino e Cesare Prandelli -, ambas as equipes começaram com 3 atacantes, com a diferença de que, enquanto a Udinese foi com uma defesa a 3, com o tcheco Zapotocny
centrale, a Fiorentina começou com apenas 3
centrocampisti e a defesa com a tradicional linha de 4.
E, forte na sua superioridade numérica na meia cancha, a equipe friulana começou muito bem, explorando a agilidade dos alas Mesto e Dessena e a inteligência dos centrais D'Agostino e Inler, sendo que foi exatamente este último (ao lado sua comemoração - Ap) que inaugurou a contagem, ao aproveitar uma bola rebatida por Ujfalusi em conclusão de Quagliarella, com o suíço acertando um petardo de 20 metros indefensável para o arqueiro Frey.
Com Santana na direita, Jorgensen na esquerda e Pazzini central, o ataque viola começou então a funcionar, principalmente quando da chegada do regista Montolivo de trás, que disparou um tiro al volo che colpisce l'incrocio dei pali ainda na 1ª etapa.
No início do 2º tempo, Prandelli ousou sacando Montolivo para colocar o avante Osvaldo, inserindo ainda o veterano Vieri no posto de Jorgensen logo em seguida.
Com 3 centroavantes de ofício em campo, a Fiorentina alcançou o empate aos 17', quando Pazzini ajeitou de cabeça para Vieri, também de testa, superar Handanovic.
Aí, preocupado com as descidas de Dossena (ao lado tentando superar Dainelli - La Presse), Prandelli tirou Pazzini e mandou a campo o lateral Pasqual, tentando recompor o esquema original.
Porém, foi a vez do ataque bianconero, que já vinha assustando o francês Frey desde o início do jogo, funcionar.
Primeiro, aos 27', Inler lançou o habilidoso Di Natale (abaixo no meio da defesa
viola -
La Presse) e o capitão da Udinese avançou, partindo da esquerda, cerca de 40 metros até fuzilar Frey, jogando a bola no contra-pé do arqueiro da Fiorentina.
Depois, aos 31', foi a vez de Quagliarella aproveitar cruzamento de Dossena para, na 2º tentativa, matar a partida.
Pois, atordoada, a equipe de Florença não conseguiu se reorganizar em campo, enquanto a Udinese apenas tocou a bola, aguardando o apito final do árbitro Morganti.
O
tabellino:
Udinese: Handanovic; Ferronetti, Zapotocny, Lukovic; D'Agostino (86' Pinzi), Inler, Mesto, Dossena; Pepe, Quagliarella (83' Floro Flores), Di Natale (75' Isla). All. Marino.
Fiorentina: Frey; Ujfalusi, Dainelli, Koldrup, Gobbi; Donadel, Kuzmanovic, Montolivo (50' Osvaldo); Santana, Pazzini (68' Pasqual), Jorgensen (59' Vieri). All. Prandelli.
Gols: 13' Inler, 62' Vieri, 72' Di Natale, 76' Quagliarella.
Árbitro: Morganti.
Cartões amarelos: Ferronetti e Osvaldo.
Marcadores: 31ª rodada, Fiorentina, o jogo da tv, Serie A 2007/2008, Udinese