O presente calciomercato continua sem ser dos mais animadores para os clubes da Serie A, com os nomes de Maicon, Pato, Pirlo & Cia. ainda envoltos em especulações que os colocam em times como Real Madrid e, agora, principalmente Chelsea.
Mas, pelo menos, nos últimos dias alguns jogadores importantes começaram a ter seus nomes vinculados à clubes italianos.
Assim, o Milan, por exemplo, enquanto não resolve o nodo Cissokho e sequer consegue entabular uma negociação com o Wolfsburg por Dzeko, ao menos ouviu do excelente espanhol Fabregas (ao lado - Insidefoto) a declaração de que "se dovessi venire in Italia, sarebbe il Milan la squadra in cui mi piacerebbe giocare".
Mais explícito foi ainda o avante brasileiro Luís Fabiano, que afirmou que seria "um sonho" defender a squadra rossonera.
Porém, o valor da cláusula rescisória do Fabuloso gira em torno de € 30 milhões e o presidente rojiblanco José María del Nido não é daqueles de dar desconto...
Por enquanto, confirmado mesmo só o retorno do lateral Oddo que, depois da experiência não felicíssima no Bayern München, chegou prometendo conquistar os tifosi rossoneri.
Na outra sponda milanista, enquanto uma eventual saída de Ibrahimovic parece cada vez mais improvável, seus dirigentes continuam tratando alguns jovens interessantes, como o austríaco Arnautovic e o italiano Marcheda, furtado da Lazio pelos ingleses do Manchester United.
Mas os grandes protagonistas até aqui são Genoa e Napoli, com este último, depois de acertar com o meia Cigarini (Atalanta) e o atacante Quagliarella (Udinese), fechando nesta semana com o zagueiro Campagnaro (Sampdoria) e com o goleiro De Sanctis, integrante do grupo italiano que participou da Copa das Confederações e que disputou a última temporada pelo Galatasaray da Turquia.
Já o Genoa, depois de contratar os avantes Crespo (Inter) e Floccari (Atalanta), acertou com os meias Kharja (Siena) e Pelé, ex Internazionale.
Mas não é só, o Napoli ainda estaria de olho em Cassano e Di Natale, enquanto a equipe rossoblù no meia tcheco Plasil e no arqueiro Sorrentino (Chievo), até porque o brasileiro Rubinho parece cada vez mais longe do Marassi.
Bastante ativa também - no campo das especulações - está a Fiorentina, que teria interesse em uma pequena constelação internacional: Albiol (Valencia), Beck (Hoffenheim), Coloccini (Newcastle), Drenthe (Real Madrid - à esquerda -
Dailymail) e Rafa Marquez (Barcelona), além dos nativos De Silvestri (Lazio) e Matri (Cagliari).
Falando em Cagliari, com a confirmação da saída de Acquafresca (cujos direitos federativos eram da Inter mas foram transferidos ao Genoa, que deve emprestar o
U21 para alguma outra equipe), o presidente Cellino foi buscar em Portugal o artilheiro da última
Liga Sagres, o brasileiro Nenê, contratado junto ao Nacional por cerca de € 4,5 milhões.
Já o destino de Acquafresca pode ser a Atalanta do técnico Gregucci, que já acertou com o também atacante Tiribocchi (Lecce) e onde encontraria seu antigo companheiro Bianco, zagueiro que veio do próprio Cagliari para Bergamo.
Novidades também em Catania, onde a equipe etnea já contratou o defensores Augustyn (Rimini) e Bellusci (Ascoli), assim como os goleiros Campagnolo (Reggina) e Andujar (Estudiantes), que vem substituir seu compatriota Bizzarri, que acertou com a Lazio.
Passando à Roma, a Lazio estaria interessada no também argentino Battaglia (Boca Juniors) e no português Eliseu (Malaga), assim como teria proposto, clamorosamente, um contrato ao tcheco Nedved!
Por fim, enquanto não decidida sua questão societária (a possível passagem do controle da famiglia Sensi a uma cordata guidata da Vinicio Fioranelli), o mercado da Roma também não decola, com o ala Guberti, contratado junto ao Bari, sendo o único reforço contratado até aqui.
É bom lembrar que o começo titubeante da Lupa na última temporada muito se deveu a especulações semelhantes...
Marcadores: calciomercato, especulações, Serie A 2009/2010, transferências