Para encerrar 2008 em grande estilo, a 'Especulações Da Semana' antecipa em algumas horas seu retorno ao Calcio Serie A procurando informar algumas das transações que deverão ser concretizadas em janeiro pelos times da Serie A.
É verdade que este calciomercato invernale, em decorrência da crise que assola o planeta, não promete colpi fantásticos, embora algumas surpresas possam ocorrer.
E não é difícil, em uma época com tamanha disparidade entre as agremiações, advinhar quais os possíveis protagonistas!
A capolista Internazionale, envolta em mais um rebus Adriano, promete ser um desses, tendo o seu nome acostado aos dos diversos Owen (à direita - French), Luís Fabiano, Kanouté, Milito e até do renascido Di Vaio.
Porém, se é certo que uma eventual saída de Adriano implicará em um valzer de importantes avantes na Europa, alguns elementos atualmente em esubero no plantel nerazzurro também estão de malas prontas.
O atacante Crespo é um deles, estando nas listas de desejos de clubes italianos como Roma e Sampdoria e também de estrangeiros, como o francês Marseille.
Falando em francês, o meia Dacourt, que ainda tem muito admiradores na Premier League, é outro que deve deixar Via Durini em janeiro, provavelmente passando ao Bolton.
Até o jovem Balotelli, apesar das desmentidas de Moratti, pode engrossar a lista dos partenti, interessando, especialmente, à Sampdoria e ao Bologna.
O tradicional clube rossoblù - que já acertou com o brasileiro César e com o meia Mutarelli, dispensado da Lazio - aliás, está muito perto de fechar, sempre com a Inter, o empréstimo do colombiano Rivas, pouco utilizado por Mourinho.
Por fim, o Bologna deve ainda acertar com um atacante para fazer dupla com Di Vaio (Marazzina está decepcionando e deverá passar à alguma equipe da Serie B), sendo que o favorito é Corradi e uma outra alternativa seria o grego Charisteas, atualmente no Nürnberg alemão.
Com a provável saída de Corradi, a Reggina parece interessada no retorno de Bonazzoli, atualmente in forza na Sampdoria.
Outro possível reforço amaranto é o eslovaco Matej Krajcik, defensor do Slavia Praha e da seleção treinada por Vladimír Weiss.
O brasileiro Miranda é outro difensore straniero que pode aparecer na Itália, já que a Fiorentina continua interessada no atleta, embora a principal missão do competente d.s. Corvino em janeiro será sfoltire la rosa, pois diversos jogadores (como os defensores Da Costa e Mazuch, os meias Almiron e Semioli e os atacantes Osvaldo, Papa Waigo e Pazzini) estão sem espaço na equipe viola.
O português Da Costa, inclusive, tem sido apontado como objetivo da Juventus para reforçar sua defesa, em especial porque os vários Knezevic e Zebina (sem contar com o também lusitano Andrade) ainda devem permanecer no estaleiro por mais alguns meses.
Quem também deseja (e precisa) reforçar sua defesa é o Torino, que estaria interessado no palermitano Dellafiore (um ex) e no grifone Potenza.
Já atrás de um atacante está a Roma - e como o predileto Floccari não deverá ser liberado pela Atalanta antes de junho, pode ser que as atenções giallorossi se voltem para o alemão Podolski (Bayern München).
Mais fácil para o clube da família Sensi certamente seria chegar ao francês Malouda (que viria do Chelsea em troca do brasileiro Cicinho) ou o albanês Bogdani (que deixaria o Chievo em troca do também avante Okaka).
Falando em Chievo, o lanterninha da Serie A está interessado em meio mundo, sendo o mais fascinante delírio o argentino Maxi López, ex Barcelona mas atualmente no FC Moskva.
Quem também deseja um reforço argentino é a Lazio, que estaria interessada no volante Battaglia, do Boca Juniors.
O brasileiro Elano, atualmente no Manchester City, é outro que interessa à Lazio.
Acerca de brasileiros, o nome de Anderson Pico vem sendo ligado ao Catania e o de Nilmar ao Palermo, que também gostaria de contar com o argentino Conca, do Fluminense.
Agora, concretizadas mesmo, já foram as contratações do grego Papadopoulos pelo Lecce, do dinamarquês Zimling pela Udinese (que também acertou com o finlandês Mattila) e, principalmente, do inglês Beckham (acima - Reuters) e do brasileiro Thiago Silva pelo Milan, sendo que o excepcional zagueiro ex Fluminense por enquanto não poderá ser inscrito em razão de ser extracomunitário.
Marcadores: calciomercato, especulações, Serie A 2008/2009, transferências