Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

terça-feira, dezembro 02, 2008

Momento Panini - Ousmane Dabo


Autor do gol que resultou no empate da Lazio contra o Genoa na 13ª rodada (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/11/o-jogo-da-tv-parte-iii-lazio-x-genoa.html), Ousmane Dabo chegou à Itália muito cedo, recrutado pela Internazionale - juntamente com o lateral Mickäel Silvestre (atualmente no inglês Arsenal) - quando ainda um inconnu stagiaire do Rennes, clube com grande tradição na formação de jogadores na França.
O então jovem espoir, convocado por Raymond Domenech para o Torneio de Toulon em 1998, fez sua estréia na Serie A no dia 20 de setembro daquele mesmo ano, na partida vencida pelos nerazzurri contra o Piacenza por 1 x 0, tento de Ronaldo cobrando pênalti.
Não obstante contar com Djorkaeff e Baggio, além do Fenômeno, aquela Inter não conseguia ter um padrão de jogo (terminou o campeonato apenas na 8ª colocação, 24 pontos atrás do campeão Milan) e o imberbe Dabo, com pouco espaço no plantel repleto de estrelas, acabou cedido ao Vicenza no mercato invernale.
Mas o clube biancorosso estava encerrando um vitorioso ciclo que culminou com a conquista da Copa Itália na temporada 1996/1997 e acabou rebaixado à Serie B naquele campeonato, com Dabo (à direita a figurinha da época) não tendo conseguido se firmar como titular.
De volta à Internazionale, o filho de um ancien joueur du Stade Lavallois (daí Ousmane ter nascido em Laval aos 08 de fevereiro de 1977) ficou em Milão apenas para a 1ª parte da temporada 1999/2000 (período no qual disputou 8 partidas da Serie A), andando in comproprietà al Parma em janeiro de 2000.
Na equipe crociata, mesmo diante de uma concorrência aguerrida com os vários Dino Baggio, Bolaño, Paulo Sousa e Walem, Dabo conseguiu cavar o seu espaço e terminou a temporada sendo bastante utilizado pelo técnico Malesani.
Mas as 16 presenças (das quais 15 como titular) na Serie A não foram suficientes para confirmar o meia de boa técnica no clube da família Tanzi, que optou por envolver Dabo em uma transação com o Monaco, da França, que resultou na chegada do também centrocampista Lamouchi ao Parma.
O retorno à sua terra natal não durou muito e em janeiro de 2001 Dabo já estava de volta à Itália, novamente no Vicenza, quando mais uma vez não conseguiu evitar o descenso da equipe biancorossa à Serie B.
De registrar que foi nesta temporada que Dabo marcou seu 1º gol na Serie A, precisamente na 18ª rodada na vitória de 2 x 0 sobre o Milan, com Toni (que formou a dupla de ataque com Kallon) marcando o outro tento da nobile provinciale.
Na temporada 2001/2002 Dabo passou à Atalanta, in comproprietà col Parma, tendo transcorrido dois campeonatos nas fileiras nerazzurri com sucesso, até se transferir à Lazio em 2003.
Vencedor da Confederations Cup 2003 com a seleção francesa e da Copa Itália 2004 com a Lazio, Dabo acabou riscattato alle buste dalla società biancoceleste nell'estate de 2004 mesmo.
Centrocampista de contenção dotado de um bom passe, Dabo disputou ainda os campeonatos 2004/2005 e 2005/2006 com o clube romano, ao que, ao término de seu contrato, não aceitou a proposta de renovação apresentada pelo presidente Lotito e resolveu seguir para a Inglaterra, seduzido pelo ambicioso Manchester City de Stuart Pearce.
Porém, a passagem de Dabo pela Premier League foi desastrosa: começou com debut com derrota por 3 x 0 para o Chelsea, prosseguiu com cartão vermelho e gancho de 3 jogos logo em sua 3ª aparição seguido de grave lesão no joelho e teve ápice no deslocamento de retina sofrido após agressão perpetrada pelo seu companheiro de Citizens Joey Barton em maio de 2007.
Depois do pesadelo de Manchester (definição dada pelo próprio jogador), Dabo voltou à Lazio (a figurinha acima é da temporada 2007/2008), onde tem sido um dos principais jogadores do meio de campo biancoceleste.

Marcadores:

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 5:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Melhora na segunda "figurina". E nao pela camisa. Pelo visual.
Abraço

 
At 7:38 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Brahma,
Realmente, Dabo efetuou uma mudança radical no visual de 1998 para cá!
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker