O Jogo Da TV (Parte II) - Fiorentina x Parma
Neopromossa? É verdade, mas hoje em um Artemio Franchi repleto, o Parma deu mais uma mostra de que porque vem sendo apontado como a mais positiva surpresa desse início de temporada ao vencer a mais cotada Fiorentina por 3 x 2.
Mas, o sucesso crociato não foi obra do acaso, pois o time treinado por Guidolin foi mortal nos contra-ataques e conseguiu, melhor que a Fiorentina, converter as oportunidades que criou.
Depois, quando o Parma crescia na partida, foi a vez de Marchionni (na foto do alto contra Panucci, protagonista de uma excelente partida - Getty Images) desperdiçar ótimo passe de Gilardino, demorando demais para concluir, o que permitiu que o arqueiro Mirante fechasse o ângulo.
Mas, na cobrança de escanteio pelo lado direito, a bola sobrou para Santana no lado oposto, que cruzou para Gilardino cabecear com estilo para fazer 1 x 0.
Só que a resposta parmigiana foi quase imediata, com Dzemaili (acima entre Dainelli e Donadel - Getty Images) fazendo um ótimo lançamento para Zaccardo, com o tetracampeão cruzando na medida para o veterano Amoruso empatar aos 30'.
Prandelli, então, sacou o pouco produtivo Santana (o cruzamento para o gol inicial de Gila foi o único lampo do argentino) para inserir o centroavante Castillo, passando a Fiorentina ao 4-2-2-2.
Foi a vez de Guidolin trocar Bojinov - que não saiu muito satisfeito - pelo giovane Lanzafame, mas coube a Castillo quase marcar, com Lucarelli desviando a cabeçada do argentino, que tinha endereço certo.
Era mesmo para brilhar a estrela do treinador de Castelfranco Veneto, vez que Panucci realizou um lindo lançamento de trivela para o rápido Lanzafame (na foto ao alto, à direita - Getty Images), que tocou, aos 23', na saída de Frey e de peito de pé para decretar o 3 x 2 final.
Antes do apito final do árbitro Orsato, o meia Donadel fez uma falta feia em Morrone e acabou expulso e Gilardino acertou mais uma testada perigosa, desta vez muito bem defendida por Mirante, já nos acréscimos.
Fiorentina: Frey; Comotto, Dainelli, Natali (72' De Silvestri), Pasqual; Zanetti, Donadel, Marchionni, Santana (54' Castillo), Vargas; Gilardino. All. Prandelli.
Parma: Mirante; Dellafiore, Panucci, Lucarelli; Zaccardo, Dzemaili, Morrone, Galloppa (70' Lunardini), Castellini; Amoruso (84' Mariga), Bojinov (63' Lanzafame). All. Guidolin.
Gols: 25' Gilardino, 30' Amoruso, 52' Bojinov, 62' Gilardino (que se igualou a Melli, Di Vaio e Toni como maior artilheiro do embate), 68' Lanzafame.
Árbitro: Orsato.
Cartões amarelos: Pasqual, Zanetti, Amoruso, Galloppa, Donadel, Dzemaili e Dellafiore.
Abaixo, os highlights da partida:
Por fim, merecedor de registro a declaração, espontânea, do excelente narrador Luiz Carlos Largo, durante a transmissão da partida pela ESPN Brasil, sobre este blog - nosso muitíssimo obrigado!
Marcadores: 13ª rodada, Fiorentina, o jogo da tv, Parma, Serie A 2009/2010