Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, outubro 14, 2009

Gli Azzurri


L'Italia è in Sud Africa! E, apesar de não ter mostrado um futebol exuberante, a classificação veio com uma rodada de antecedência, ainda no sábado, depois que a Azzurra empatou em 2 x 2 com a Irlanda em Dublin.
Mas o confronto contra o selecionado treinado por Trapattoni não foi nada fácil, porque, empurrados por 80.000 intrépidos torcedores, The Boys in Green começaram avassaladores, impondo um ritmo muito forte à partida e abrindo o marcador aos 8' com o meia Whelan, que acertou um belo chute de fora da área em jogada ensaida pelo ex coach azzurro.
Armada no 4-2-3-1 com Pirlo vértice alto entre os externos Camoranesi e Di Natale, com apenas Iaquinta na frente, a Itália começou muito tímida e foi inteiramente dominada nos primeiros 20', concluíndo a gol pela primeira vez apenas aos 25', quando Grosso acertou uma plástica conclusão que acabou defendida sem maiores problemas pelo arqueiro Given.
Só que no minuto seguinte o goleiro do Manchester City não conseguiu segurar a cabeçada de Camoranesi (acima seguro com Kilbane - Asphoto), que aproveitou um escanteio cobrado por Pirlo para empatar a partida.
O pareggio não alterou o estado de ânimo dos irlandeses, que continuaram a spingere, sem, porém, levar maior perigo a meta defendida por Buffon.
No 2º tempo a Itália voltou mais viva e logo marcou com Chiellini, mas o árbitro norueguês Hauge anulou o tento por impedimento de Iaquinta, que realmente pareceu um pouco avançado.
A partida seguiu equilibrada até que aos 41' o zagueiro St Ledger colocou de novo a Irlanda na frente, levando o público do Croke Park ao delírio.
Porém, aos 45', Pepe (que havia entrado no minuto anterior!) puxou um contra-ataque rapidíssimo e serviu Iaquinta, que encontrou Gilardino dentro da área, com o avante viola colocando no contra-pé do arqueiro Given (acima, à esquerda, o lance decisivo - Asphoto) para assegurar a classificação italiana à próxima Copa do Mundo.
Já nesta quarta, com um time bastante modificado, com l'undici totalmente novo (ao lado a formação azzurra - Asphoto), a Itália fechou sua participação nas Eliminatórias fazendo 3 x 2 na seleção do Chipre no Ennio Tardini de Parma.
Apesar da pouca expressão do adversário (que, não obstante, terminou a frente de Montenegro e Geórgia no Grupo 8), a Itália se apresentou muito mal e correu sério risco de sofrer uma derrota histórica, vez que Okkas (aos 12') e Michail (aos 48') deixaram os chipriotas com uma boa vantagem no placar.
Só que, faltando menos de 15' para o final, Gilardino (ao lado contra Okkas - Asphoto) resolveu salvar o orgulho italiano e realizou uma inédita tripletta, virando o placar para 3 x 2 para os azzurri, que assim terminaram a fase eliminatória invictos, com 7 vitórias e 3 empates, bem como 6 pontos de vantagem sobre a 2ª colocada Irlanda...
Se a seleção principal, mesmo não jogando (nada) bem, conseguiu seu objetivo, pior está a U 21 comandada por Casiraghi, que apenas empatou com a Bósnia nesta terça por 1 x 1 em Mantova e agora está 9 pontos atrás de Galles que, porém, fez 2 jogos a mais.
Dispostos no 4-3-3 e com vários jogadores que atuam na Serie A, dentre eles o interista Balotelli, os azzurrini foram muito mal e mesmo tendo saído na frente com o gol de Marilungo aos 9', sofreram o empate ainda no 1º tempo, com Coric em grande jogada do ótimo Galesic.
Pouco criativa, a Under 21 ainda tentou pressionar na 2ª etapa, quando teve Marrone e Macheda em campo, mas não conseguiu furar o bloqueio bósnio e viu sua classificação para o Europeo da categoria ficar mais distante.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker