Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, setembro 09, 2009

Gli Azzurri


A Azzurra está quase lá! Com as duas vitórias obtidas nos últimos dias, a Itália abriu 4 pontos de vantagem sobre a Irlanda, seconda no Grupo 8 e, agora, precisa apenas empatar contra a própria Irlanda em outubro para carimbar seu passaporte rumo à África do Sul em 2010.
A situação ficou tão cômoda que, mesmo que os selecionados por Lippi percam em Dublino no dia 10 de outubro próximo, bastará à Itália vencer Chipre 4 dias depois no Tardini di Parma para assegurar o primeiro posto de grupo e, conseqüentemente, a vaga na próxima Copa do Mundo.
Porém, nem tudo parecia uma passeggiata quando a Itália enfrentou a Geórgia no último dia 05...
Jogando em Tbilisi e disposta no 4-4-2 com Rossi e Iaquinta como atacantes (ao lado a formação inicial italiana - Getty Images), a Itália sofreu mais do que o esperado para derrotar a apenas esforçada seleção local.
Pior, sem marcar um único gol desde a estréia na desastrosa Copa das Confederações (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/06/gli-azzurri_17.html), a Azzurra precisou que o rossonero Kaladze (abaixo contra Marchionni - Ap), capitão e principal jogador georgiano, em atuação desastrosa, jogasse duas vezes contra a própria meta para ter assegurada a vitória.
Efetivamente, Kaka Kaladze marcou ambos os gols italianos, o primeiro su traversone de Palombo e o segundo ao tentar antecipar Iaquinta.
Menos mal que no jogo seguinte, disputado contra a Bulgária em Turim, a Squadra Azzurra foi convincente e, em especial no 1º tempo, com Pirlo vertice alto del rombo di centrocampo (no esquema 4-3-1-2), atuou muito bem.
Assim, com gols de Grosso (aproveitando lançamento preciso de Pirlo) e Iaquinta (abaixo marcado por Angelov - Cebrelli), a Itália construiu o placar definitivo ainda na 1ª etapa, se permitindo a reduzir o ritmo no 2º tempo, quando apenas controlou a partida, sem jamais correr maiores riscos.
Sem tanto sucesso foi o começo da caminhada da Under 21 de Casiraghi rumo ao Europeo da categoria, cuja fase final será realizada em 2011.
Com vários esordienti (os únicos remanescentes do grupo anterior que disputou o Europeu terminado em julho foram o defensor Ranocchia e os avantes Balotelli e Paloschi) e alguns jogadores utilizados de forma improvisada, a Itália caiu diante do mais arrumado Gales por 2 x 1 na última sexta-feira, com ambos os gols dos The Dragons, que jogaram em casa, surgindo de desatenções defensivas dos azzurrini, que ainda conseguiram um momentâneo empate com Paloschi.
Já no dia de ontem, mesmo sem jogar bem, os Azzurrini (ao lado a formação inicial - Getty Images) conseguiram vencer Luxemburgo por 2 x 0 em Novara, com gols do meia Poli e do atacante Balotelli, um em cada tempo.
Mesmo sem ter que se preocupar com a defesa - que foi pouquíssimo exigida, o que se viu no Silvio Piola foi um meio de campo (formado, inicialmente, por Mustacchio, Poli, Soriano e Barillà) sem criatividade, que encontrou muita dificuldade para municiar o ataque, mais uma vez composto por Balotelli e Paloschi.
Portanto, se não quiser ficar de fora do próximo Under 21 Championship, o time de Casiraghi vai ter que melhorar muito!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker