Depois de várias semanas pra lá de mornas, parece que o
calciomercato entrou em efervescência.
Afinal, várias contratações interessantes foram fechadas nos últimos dias e até mesmo hoje!
Destaque para a Roma, que depois dos reforços de Juan para a defesa e de Esposito para o ataque, acertou com o bom meia francês Ludovic Giuly, que estava há 3 temporadas no Barcelona.
Agora, o time
capitolino poderá cuidar de encontrar destinações para alguns atletas que estão em
esubero, tais como o zagueiro Kuffour e os meias Alvarez e Brighi, ou descontentes, como o romeno Chivu, que ainda interessaria à Inter.
Ainda sobre a Beneamata, foram oficializados o meia Jimenez, chileno que disputou a última temporada com a Lazio, e o defensor colombiano Rivas, que veio do River Plate da Argentina (na foto à direita - Inter - o Consulente Mercato Gabriele Oriali entre os dois novos reforços).
É bem possível que os mais novos sul-americanos da Inter não tenham muitas chances de serem aproveitados no estrelar elenco interista, parecendo mais apostas para o futuro, vez que ambos são jovens.
Ademais, principalmente quanto ao zagueiro colombiano, é bastante provável que o mesmo seja emprestado a algum time de menor expressão (Bologna, por exemplo) ainda nos próximos dias, com objetivo de ganhar experiência e liberar uma vaga de extra-comunitário no grupo.
Já no tocante a Jimenez, conhecido como El Mago, merece registro o fato de que, tendo o passe preso à Ternana (sociedade que está atualmente na C1), já esteve emprestado à Fiorentina e também à Lazio, não tendo sido contratado em definitivo por qualquer desses clubes em razão das pretensões financeiras da Ternana, que agora pode ter arrumado um pretendente mais endinheirado...
O romeno Mutu, por sua vez, bradou: "Questa Fiorentina ha bisogno di rinforzi, ci mancano giocatori d'esperienza per cercare di arrivare tra le prime quattro e per poterci battere anche in campo internazionale" e Pantaleo Corvino resolveu acontentá-lo: como Ljungberg e Huntelaar estão muito difíceis, parece que o time viola vai de Semioli e Vieri, que poderiam acertar já nesta quinta-feira.
Aliás, o veterano Vieri também estaria na mira do Livorno, que acabou sendo o protagonista negativo da semana, pois, se o presidente Aldo Spinelli vinha conduzindo, até então, um
calciomercato isento de críticas com as boas contratações de Vikash Dhorasso, Emanuele Fillipini, Fausto Rossini e, principalmente, do atacante Francesco Tavano, com as notícias das partidas do termômetro Stefano Morrone (para o Parma) e do
capitano, artilheiro e ídolo
indiscusso Cristiano Lucarelli (para o Shakhtar Donetsk), agora vai ter que começar do zero de novo.
Por outro lado, bastante positiva foi a semana para os clubes de Gênova - enquanto no mais antigo Genoa o presidente Preziosi afirmou que "
arriverano altri 2-3 giocatori, soprattuto per puntellare la difesa" e o brasileiro Danilo (ex-Cruzeiro, Vasco e Ponte Preta) já está passando por uma semana de testes, a Sampdoria acertou o retorno do
Aeroplanino Montella (foto à esquerda -
Sampdoria), que incendiou os fanáticos torcedores
blucerchiati.
Quem prosseguiu em sua incessante campanha de contratações foi o Torino, desta vez acertando com o bom lateral Lanna, que deixou o Chievo depois de 11 temporadas, 6 das quais na Serie A.
Por sua vez, a Juventus não trouxe qualquer reforço nesta semana, mas seus dirigentes parecem encantados com o idioma português, pois, depois do médio Tiago e do defesa Andrade, agora estão atrás do também defesa Fernando Meira, atualmente no Stuttgart da Alemanha.
Já Pavel Nedved parece que está treinando para passar para o outro lado da escrivaninha e afirmou "La Juve è vicina a Van der Vaart".
Outro que pode estar chegando à Itália é o goleiro argentino Carrizo, do River Plate, que finalmente estaria acertando com a Lazio e encerrando uma novela que já dura vários capítulos.
Por fim, o Milan ainda não contratou ninguém (sempre considerando que o retorno do francês Ba não vale - até porque ninguém sabe o que o jogador foi fazer em Milanello), mas parece estar convencido a trazer outro brasileiro para o elenco - nomes como os de Júlio Baptista, Alexandre Pato e até o de Vágner Love foram cogitados na semana.
Outras transferências para times da Serie A: Emmanuel Cascione (meia, italiano, do Rimini à Reggina), Abdouleye Diarra (meia, ivoriano, da Inter ao Cagliari), Sergio Floccari (atacante, italiano, do Messina à Atalanta), Leandro Grimi (defensor, argentino, do Milan ao Siena), Simone Loria (defensor, italiano, da Atalanta ao Siena), José Montiel (meia, paraguaio, da Udinese para a Reggina), Nico Pulzetti (meia, italiano, do Verona para o Livorno), Jess Vanstrattan (goleiro, australiano, do Verona à Juventus) e Keivan Zarineh (atacante, italiano, do Rieti à Roma).