Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 09, 2010

Match Clou - 19ª Rodada 2009/2010



No ano passado, o juventino Lapo Elkann e o milanista Adriano Galliani inovaram ao declarar que o duelo Juventus x Milan é que seria o verdadeiro Derby d'Italia, denominação cunhada pelo mítico jornalista Gianni Brera em 1967 para o confronto entre Internazionale e Juventus, à época os maiores vencedores do campeonato italiano e durante muito tempo as únicas agremiações que disputaram todos os torneios da Serie A a girone unico, feito que atualmente é exclusivo da Beneamata.
Independentemente da polêmica, o certo é que o 'Match Clou' da 19ª rodada da Serie A 2009/2010, que será disputada neste final de semana, é um dos embates mais importantes da Itália e mesmo da Europa, vez que além de integrarem o seleto grupo dos maiores vencedores da Champions League, Juve e Milan ainda decidiram a competição em 2003.
Ademais, o confronto deste domingo é fundamental para as aspirações de ambas as equipes para continuarem na perseguição à capolista Internazionale na tentativa de evitar o pentacampeonato da rival nerazzurra.
E, para este jogo crucial, o técnico bianconero Ferrara tem vários problemas, vez que o goleiro Buffon, o lateral Cáceres, os meias Camoranesi, Giovinco e Sissoko, além dos atacantes Iaquinta e Trezeguet não estão disponíveis.
Assim, com gli uomini contati, a Juventus deve entrar em campo no 4-4-1-1, com o atacante Amauri suportado pelo fantasista Diego (acima - Pennicino).
Atrás da dupla de brasileiros, devem formar duas linhas de 4 jogadores cada, com a do centrocampo formada por Salihamidzic, Felipe Melo, Poulsen e Marchisio, enquanto a mais defensiva deve ter Grygera, o rientrante Cannavaro (mais abaixo mostrando sua grinta - Villa), Chiellini e Grosso.
No gol, o austríaco Manninger deve ser o substituto de Buffon, com o veterano Chimenti aparecendo no banco.
Leonardo também terá que renunciar a Zambrotta, Seedorf e Pato para o big match, mas conta com mais opções para montar o Milan, que deve jogar no 4-2-1-3.
Com o goleiro brasileiro Dida confirmado sob a meta, a defesa rossonera deve ter os centrais Nesta e Thiago Silva circundados pelos laterais Abate e Antonini, enquanto Gattuso e Ambrosini devem aparecer protegendo a defesa e Pirlo (logo abaixo - Getty Images) deve jogar um pouco mais avançado, fazendo a função de regista.
No ataque, Beckham e Ronaldinho devem atuar como esterni e o centroavante Borriello deve ter a preferência diante de Huntelaar e Inzaghi, que devem começar como opções no banco.
E Leonardo bem sabe que vai precisar de força ofensiva, pois nas últimas vezes que jogaram em Turim a Juventus levou a melhor sobre o Milan, que não vence o adversário fora de casa desde a temporada 2003/2004, quando fez 3 x 1, com gols de Shevchenko, Seedorf (2) e ... Ferrara, que descontou para a Vecchia Signora então treinada por Lippi.
Já nas últimas duas temporas a Juventus venceu em partidas com muitos gols: 3 x 2 no campeonato 2007/2008 (vide os detalhes em http://calcioseriea.blogspot.com/2008/04/o-jogo-da-tv-parte-i-juventus-x-milan.html) e 4 x 2 no torneio 2008/2009 (confira tudo que aconteceu em http://calcioseriea.blogspot.com/2008/12/o-jogo-da-tv-parte-iv-juventus-x-milan.html).
Ao todo, são 74 os precedentes acontecidos em Torino, com vantagem da Juventus, que venceu 34 vezes, empatou 21 e perdeu 19, tendo marcado 118 e sofrido 91 gols.
Mas, se La Fidanzata d'Italia leva vantagem enquanto mandante, a maior goleada do confronto tem o timbre rossonero, que fez incríveis 7 x 1 na stagione 1949/1950 com uma tripletta de Nordahl e gols de Gren, Liedholm, Burini e Candiani, enquanto Hansen fez o da Juve, que ainda saiu na frente!
O goleiro do Milan na ocasião, respondia pelo nome de Lorenzo ... Buffon, que é primo de Gigi.
Aliás, Lorenzo Buffon também esteve em campo no dia 16 de novembro de 1958, quando o 4 x 5 final foi a partida con più gol.
Nessa ocasião, marcaram Grillo (M), Galli (M), Altafini (M), Boniperti (J), Corradi (J), Altafini (M), Charles (J), Sivori (J) e Grillo (M).
O ítalo-brasileiro Altafini, inclusive, é o maior artilheiro do embate, tendo realizado 7 gols, todos em sua passagem pelo Milan.
Outro jogador que atuou no confronto por ambos os lados vem logo atrás e, quem sabe, pode até superar a marca de Mazola: Pippo Inzaghi tem 6 gols marcados no confronto, sendo 4 pela Juve e 2 pelo Milan!
Já o jogador com mais presenças no confronto só jogou pelo time rossonero: Paolo Maldini, com 19 presenças, é imbatível neste quesito!
Como aperitivo, a seguir, os melhores momentos do cotejo disputado em 08 de maio de 1999 e que teve, entre seus protagonistas, Ferrara e Leonardo ... dentro de campo!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker