Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 27, 2010

Match Clou - 26ª Rodada 2009/2010



O 'Match Clou' da 26ª rodada da Serie A 2009/2010 é o embate Napoli x Roma, duelo muito importante para as pretensões de ambas equipes nesta fase final de temporada.
Ainda assim, o técnico partenopeo Mazzarri fez questão de, em entrevista concedida hoje mais cedo, pontuar que não considera o jogo deste domingo como um "dentro-fuori", salientando, entretanto, que "bisogna interpretare le gare como finali di volta in volta", ou seja, que toda partida - e não só essa - é importante para a consecução dos objetivos!
De qualquer maneira, depois de 2 empates, Mazzarri sabe da importância de voltar a vencer no campeonato italiano e para tanto deve contar com o trio Hamsik, Quagliarella e Lavezzi, embora os últimos não estejam no melhor de suas condições físicas.
Sem maiores problemas para preencher a parte alta do 3-4-2-1 habitual, o allenatore de San Vicenzo deve apostar em Rinaudo no posto do squalificato Grava na defesa, com Campagnaro (acima - Maltini) e Cannavaro ocupando os demais postos a frente do seguro De Sanctis.
No meio de campo, deve retornar, depois de suspensão, o uruguaio Gargano, que formando com Pazienza a linha de contenção, tendo Maggio na ala direita e Aronica (mais abaixo, à esquerda - Maltinti) como esterno sinistro, vez que Dossena não tem condições de jogo.
Na Roma, Ranieri viveu os últimos dias procurando elevar o moral da equipe depois da surpreendente eliminação na Europa League frente ao Panathinaikos e disse, também hoje, esperar "una squadra reattiva, vibrante, pronta a ripartire".
Porém, Ranieri, que é um ex, tem alguns problemas para preencher o 4-2-3-1 giallorosso, em especial na frente, vez que Toni e Totti estarão ausentes, bem como o chileno Pizarro, que desfalcará o meio de campo.
Diante disso, mesmo não tendo participado do último treinamento com seus companheiros, Vucinic (mais abaixo - Bruno) deve ser o avante titular da Roma no San Paolo, suportado por Taddei, Perrotta e Menez, que deve jogar pelo lado esquerdo.
Logo atrás desse trio devem aparecer Brighi e Capitano Futuro De Rossi, com a defesa a 4 sendo formada por Motta, Burdisso, Juan e Riise, com Doni ou Júlio Sérgio no gol, vez que, caso este último passe no teste que deverá ser realizado no vestiário, será o titular.
Posto isto, vale lembrar que o confronto é dos mais tradicionais na Serie A, já tendo sido realizado em 62 ocasiões com o mando de campo do Napoli, que leva vantagem histórica: são 27 vitórias azzurre, 19 empates e 16 sucessos da Roma, que marcou 59 vezes e sofreu 80 gols.
Entretanto, que a torcida que certamente irá lotar o San Paolo não se empolgue em demasia, pois desde a temporada 1996/1997 o Napoli não derrota a Roma jogando em casa e, pior, na temporada passada a Lupa Capitolina venceu por incontestáveis 3 x 0 (para maiores detalhes, acesse http://calcioseriea.blogspot.com/2009/01/o-jogo-da-tv-parte-ii-napoli-x-roma.html), interrompendo uma série invicta do time partenopeo que durava 18 jogos, iniciada exatamente após outra derrota contra a Roma (desta vez por 2 x 0), ocorrida em 09 de março de 2008.
Mas, não custa relembrar, no sucesso do dia 11 de maio de 1997, válido pela 30ª rodada da stagione 1996/1997, Totti esteve em campo, assim como o brasileiro Caio, que entrou no finalzinho no lugar de Caccia, autor do gol decisivo da vitória napoletana por 1 x 0.
Aliás, brasileiros são os maiores artilheiros do embate, vez que Altafini e Careca dividem a primazia com 5 gols cada, ambos jogando pelo Napoli.
Já o jogador que mais atuou no confronto também conquistou o primato envegando a camisa azzurra - o lateral Giuseppe Bruscolotti atuou 12 vezes em sua carreira contra a Roma no San Paolo!
Aliás, a última aparição de Bruscolotti no confronto foi na edição de 1985/1986, realizada no dia 29 de setembro de 1985 e cujos highlights podem ser vistos no vídeo ao seguir, que traz também entrevistas com alguns dos protagonistas da partida, que contou com Boniek, Cerezo, Conti, Giannini e, claro, Maradona!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker