Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

A Itália Na Europa


Semana após semana, os clubes italianos continuam sem empolgar nas competições européias.
Menos mal que nesta quarta, em partida válida pelas 8ªs de final da Champions League, a Inter deu mostras de que pode ser, também na Europa, a mesma Beneamata convincente que é na Itália vencendo o poderoso Chelsea.
É verdade que o resultado final - 2 x 1 - está longe de hipotecar a classificação para a fase seguinte, mas diante da campanha interista nos últimos anos, vencer um big europeu na fase de mata-mata já é um grande avanço!
Escalada no 4-3-1-2, com Sneijder no suporte de Eto'o e Milito (ao lado l'undici nerazzurro - Getty Images), a Inter começou tirando um grande peso dos ombros ao abrir o placar logo aos 3', em jogada coletiva primorosamente definida por Milito, que antes de marcar deixou o gigante Terry no chão.
Com o San Siro lotado (e renda próxima dos € 4 milhões!), a Inter de Mourinho teve um atteggiamento tattico perfeito, com alguns jogadores, como Cambiasso e Maicon, que não costumam repetir as ótimas atuações da Serie A na UCL, tendo excelente aproveitamento.
Aliás, coube a El Cuchu realizar o gol da vitória interista no 2º tempo, depois que Kalou havia empatado para o time inglês, comandado por Ancelotti.
Mas o grande nome do jogo foi o brasileiro Lúcio (à esquerda dando combate a Anelka juntamente com Muntari - Getty Images), um verdadeiro leão na marcação e responsável por transmitir energia para todo o grupo.
Se o retorno do confronto - que ocorrerá no próximo dia 16 em Londres - promete não ser nada fácil, ao menos a Inter demonstrou que é sim párea para o temido ex time de seu treinador Mourinho!
Passando a Europa League, a Juventus, que havia derrotado o Ajax em plena Holanda na semana passada, obteve a classificação agli ottavi empatando por 0 x 0 em Turim nesta quinta.
Apesar do resultado não ter sido espetacular, algumas marcas positivas foram registradas com o pareggio: foi a primeira vez que a Vecchia Signora superou um turno ad eliminazione diretta na Europa desde o escândado do Calciopoli, bem como, depois de 15 partidas consecutivas, foi a prima sem sofrer gol!
De qualquer maneira, a Juventus jogou bem, com Diego bastante ativo e De Ceglie em clara progressão, tendo ainda o solito Del Piero bem figurado.
Já a nota negativa ficou por conta da lesão sofrida por Amauri (acima contrastado por um adversário - Ap), que teve que deixar o campo ainda aos 15' do 1º tempo e passa a ser dúvida para os próximos compromissos da equipe.
Por fim, para não fugir a regra, o papelão da semana ficou por conta da Roma, que depois de permitir uma incrível virada do Panathinaikos no embate da ida em Atenas, resolveu perder também na capital italiana pelo mesmo 3 x 2 e, conseqüentemente, ser eliminada da Europa League por um adversário nada irresistível.
Precisando apenas de uma vitória simples para obter a classificação, a Lupa ainda saiu na frente com um gol de Riise cobrando falta, mas praticou um verdadeiro harakiri sofrendo 3 gols em apenas 6'.
Aos 40' começou o pesadelo giallorosso, com De Rossi cometendo um pênalti ingênuo em Ninis (ao lado marcado por Brighi - Reuters), que Cissé converteu.
Depois, aos 43', foi a vez de Cassetti perder uma bola na intermediária, com o mesmo Ninis aproveitando e, con un tiro tagliato, vencendo Doni.
Para completar l'incubo, aos 46' Ninis viu l'inserimento de Cissé do meio de campo e serviu o francês, que passou por Doni antes de concluir a gol depois que Mexes não conseguiu interceptar o passe.
Com o destino praticamente selado, a Roma ao menos voltou bastante determinada para o 2º tempo e criou várias boas oportunidades (em número suficiente para o que seria uma incrível rimontona), tendo ainda conseguido diminuir com De Rossi, que aproveitou o rebote do goleiro Tzorvas em chute de Riise aos 22'.
No final, muito nervosismo em campo e a impressão de que a Roma tinha todas as condições de seguir na Europa!

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker