Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

A Itália Na Europa


Nesta semana as competições européias de clubes voltaram à tona, com os primeiros compromissos de 2010 sendo realizados não só pela Europa League como também pela glamourosa Champions League.
Porém, pouca coisa mudou em relação a 2009 no tocante aos clubes italianos que, em geral, continuaram decepcionando.
Para começar, na terça-feira, o Milan recebeu o Manchester United pela andata degli ottavi da UCL e, após um 1º tempo muito bom, permitiu ao time inglês sair pela primeira vez vitorioso do San Siro, praticamente hipotecando a classificação à próxima fase com o 3 x 2 final.
Explorando a posse de bola com toques rápidos, o time rossonero começou muito bem, abrindo mesmo o placar aos 3', com Ronaldinho (acima marcado por Scholes - Getty Images) acertando um forte chute de direita que desviou em Carrick antes de vencer Van der Sar.
Em seguida, atuando no 4-3-3, o Milan teve várias oportunidades de ampliar sua vantagem, mas acabou sofrendo foi o empate aos 36', em um gol um tanto fortunato do meia Scholes, que tentou arrematar com um pé e acabou, involuntariamente, marcando com o outro.
No 2º tempo, mais uma vez o Milan começou melhor, com Pato e Pirlo criando boas oportunidades antes dos 10', mas um cínico ManU, comandado por um letal Rooney, conseguiu a virada com gols do atacante aos 21' e 29', ao que Seedorf reacendeu as esperanças rossoneri com um belíssimo colpo di tacco aos 40', ao que se seguiu uma pressão enorme do Milan, incapaz, porém, de alterar o placar.
Grande ramarico também assolou a Fiorentina, mas por motivo bem diverso do Milan, vez que a Viola foi até a Alemanha e só voltou derrotada frente ao Bayern München porque o árbitro Ovrebo (ao fundo na foto ao lado, em que disputam a bola Bolatti e Gomez - Reuters) claramente prejudicou o time italiano, que fez uma apresentação excelente sul piano tecnico, tattico e del carattere.
Jogando no 4-2-3-1, a trupe de Prandelli conseguiu anular os perigosos Robben e Ribery e, em boa parte da partida, constranger os bávaros à sua própria metade de campo, igualando o tento marcado por Robben em cobrança de pênalti no finalzinho do 1º tempo logo no começo da 2ª etapa, com o dinamarquês Koldrup.
Porém, na metade da etapa final o árbitro norueguês Ovrebo começou das suas mostrando ao lateral Gobbi o cartão vermelho direto com excesso de rigor, deixando a Fiorentina, injustamente, com um homem a menos em campo.
Mas o pior ainda estava por vir, vez que aos 44' Ovrebo validou gol marcado por Klose, que estava claramente impedido e que acabou sendo decisivo no embate.
A Juventus, que nesta quinta enfrentou o Ajax no Amsterdam ArenA pela Europa League, foi o único clube italiano vitorioso na semana, tendo feito 2 x 1 nos Lancieri.
Entretanto, não foi uma vitória fácil, com a Vecchia Signora targata Zaccheroni não inspirando muita confiança em seu setor defensivo a 4 (formado por Zebina, Legrottaglie, Chiellini e De Ceglie) e encontrando dificuldades a prodorre ed imporre il gioco.
E, contra um Ajax que partiu forte, agressivo e compacto, a Juventus logo se viu em desvantagem, com Sulejmani acertando un sinistro incrociato que passou entre as pernas de Buffon depois de falha de Zebina.
Mas, com Amauri (acima comemorando com Felipe Melo - Reuters) em dia inspirado, a Juventus alcançou o empate ainda na etapa inicial, obtendo a virada com o mesmo Amauri em mais uma assistência de Del Piero, super in versione assistman, aos 13' da etapa derradeira.
Ainda nesta quinta, a Roma enfrentou o Panathinaikos em Atenas (à esquerda, De Rossi combate Karagounis - Reuters) também pelos sedicesimi di finale da Europa League e esteve muito próxima de igualar um recorde que perdura desde 2001, quando, sob o comando do vitorioso Capello, estabeleceu a marca de 21 partidas invictas.
Porém, mesmo tendo estado por duas vezes na frente no marcador, com gols de Vucinic e Pizarro, a Roma permitiu a reação do time grego, com o técnico Nioplas colhendo os frutos das substituições promovidas - Salpingidis, que entrou no lugar de Katsouranis, marcou um dos gols e deu assistência para outro, enquanto Christopoulos, outro que ingressou no decorrer da partida, marcou mais um dos gols gregos.
De qualquer maneira, tendo sofrido o gol de empate aos 39' e o da virada aos 44', ambos do 2º tempo, a Lupa Capitolina evidenciou um calo de atenção que, se não comprometeu a campanha da equipe na competição, certamente endureceu a disputa pela vaga.
Que a Inter, na próxima semana, tenha melhor sorte!

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker