Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 23, 2010

Match Clou - 21ª Rodada 2009/2010



O fato de Milão ser a única cidade de toda a Europa que possui mais de um clube que já conquistou a principal competição do continente por si só evidencia a magnitude do Derby della Madonnina, ou seja, o clássico entre Internazionale e Milan que é o 'Match Clou' da 21ª rodada da Serie A 2009/2010 e está programado para este domingo.
Mas tem mais! Afinal, a Inter, atual tetracampeã italiana, segue na liderança do torneio com 46 pontos e tem como principal adversário nesta corrida rumo seu ao 18º scudetto exatamente o Milan, que aparece logo em seguida na tabela com 40 punti e 1 jogo a menos, além de estar vindo de vistosas atuações.
Preocupado, Mourinho convocou 25 jogadores para a sfida, principalmente porque Muntari e Thiago Motta não dão segurança no tocante a forma física.
Com Stankovic vetado, o centrocampo nerazzurro deve ter o capitano Zanetti na direita, Muntari (ou Thiago Motta) na esquerda e Cambiasso protegendo a defesa, com o holandês Sneijder completando o rombo um pouco mais a frente.
No ataque, com o camaronês Eto'o ainda na África defendendo a sua seleção, o argentino Milito (acima, à direita - Getty Images) deve ter a companhia do macedônio Pandev (logo abaixo - Getty Images).
Para a defesa, Special One deve optar pelo quarteto formado por Maicon, Lúcio, Samuel e Santon para proteger o arqueiro Júlio César.
Já o brasileiro Leonardo não poderá contar com os defensores Oddo, Onyewu e Zambrotta e os atacantes Adiyah e Pato, que, no frigir dos ovos, é o único desfalque relevante.
Para preencher o 4-3-3, devem ser escalados o brasileiro Dida no gol, com Abate, Thiago Silva, Favalli e Antonini na defesa, Gattuso, Pirlo e Ambrosini no meio e Beckham (mais abaixo - Bellini), Borriello e Ronaldinho no ataque.
Apesar de pouco provável, uma novidade pode ser a entrada do zagueiro Nesta no posto de Favalli, vez que o ex laziale consta do rol dos 21 convocados para a partida, mas como ainda está longe de sua plenitude física, deve ficar mesmo é no banco.
Aliás, na temporada passada o difensore romano também voltava de contusão e, embora integrado ao grupo, acabou não participando do jogo que terminou com a vitória nerazzurra por 2 x 1, gols de Adriano, Stankovic e Pato, curiosamente todos ausentes do embate de amanhã (para maiores informações, vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/02/o-jogo-da-tv-parte-iv-internazionale-x.html).
Ao todo, são 75 encontros disputados pela Serie A com o mando da Beneamata, que soma 26 vitórias contra 22 dos rivais rossoneri, tendo ocorrido ainda 27 empates, com 103 gols da Inter e ... 102 do Milan!
Curiosamente, nas últimas 3 temporadas o resultado foi sempre o mesmo: 2 x 1 para a Inter, que não perde do Milan com seu mando de campo desde o campeonato 2004/2005, quando Kaká fez o gol da vitória do time de Ancelotti sobre o de Mancini.
Já um empate não ocorre desde 13 de março de 1999, quando ... Leonardo fez ambos os gols do Milan no pareggio de 2 x 2 com a Inter de Ronaldo e Baggio, com o nigeriano West marcando contra e Zanetti o outro nerazzurro.
Javier Zanetti, inclusive, coleciona até aqui a marca de 13 presenças no confronto, ainda estando, porém, bem atrás da bandiera rossonera Paolo Maldini, que disputou 21 confrontos contra a Inter com mando de campo nerazzurro (o último foi na temporada passada), incluindo as 6 vitórias consecutivas de 1999 a 2005, período no qual se deu a maior goleada do confronto - 0 6 x 0 de 11 de maio de 2001!
O ucraniano Shevchenko fez 7 gols na rivalíssima, mas o artilheiro absoluto do confronto é o bomber nerazzurro Nyers, que anotou 8 tentos no Milan de 1949 a 1953.
Em um duelo com tanta história, no vídeo abaixo os melhores momentos da edição do torneio 1987/1988, terminada 1 x 0 para o Milan graças a um clamoroso autogol do zagueiro Ferri, além de entrevistas com os míticos Trapattoni e Sacchi, então treinadores das equipes de Milão!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker