Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 05, 2009

Match Clou - 15ª Rodada 2009/2010



Ciliegia de uma grande giornata, o 'Match Clou' da 15ª rodada da Serie A 2009/2010 é o Derby d'Italia Juventus x Internazionale, confronto que coloca frente-a-frente duas das mais acreditadas candidatas ao scudetto da temporada.
E, em evidente calo técnico, a Vecchia Signora sabe que o confronto é fundamental para suas aspirações, vez que, estando já 8 pontos atrás da rival, uma vitória é essencial para se manter no páreo.
Felizmente para a grande torcida juventina, os vários jogadores que estavam entregues ao departamento médico (à exceção do atacante Iaquinta) recuperaram e Ferrara tem diversas opções para preencher o seu predileto 4-3-1-2.
Com Buffon confirmado no gol, a defesa deve ser formada por Cáceres, Cannavaro, Chiellini e Grosso, enquanto Diego (ao lado - Getty Images) deve fazer a função de trequartista alle spalle de Amauri e Del Piero (que deverá entrar pela primeira vez como titular na temporada!), com Trezeguet ficando como opção no banco para o ataque.
Para a linha de centrocampisti é que Ferrara ainda parece ter dúvidas, podendo optar por Sissoko, Felipe Melo e Marchisio (mais abaixo, à esquerda - Getty Images), ou inserir Camoranesi pela direita e Poulsen pela esquerda, centralizando Sissoko (ou Felipe Melo).
De qualquer maneira, o allenatore bianconero, em entrevista concedida ontem, deu a receita para vencer a partida: "serve gara perfetta"!
Já o nerazzurro Mourinho, para o importantíssimo duelo, não poderá contar com o meia Sneijder, que assim como Santon e Quaresma está indisponibile e vem treinando em separado, bem como com Maicon, pois o lateral brasileiro terá que cumprir mais uma partida de suspensão em decorrência da expulsão verificada contra o Bologna.
De qualquer maneira, a Inter deve entrar em campo também no 4-3-1-2, com Zanetti na lateral direita compondo com Lúcio, Samuel e Chivu a linha defensiva em proteção a Júlio César.
No meio de campo, Thiago Motta e Cambiasso devem aparecer ao lado de Muntari (mais abaixo - Debattista), com Stankovic dietro le punte Eto'o e Milito, um dos artilheiros do certame até aqui.
Aliás, falando em gols, vale lembrar que a capolista marcou até aqui 33 gols no campeonato, sendo 18 no 1º tempo e 15 na 2ª etapa, só passando em branco na derrota para a Sampdoria na 6ª rodada (para maiores detalhes dessa partida, acesse http://calcioseriea.blogspot.com/2009/09/o-jogo-da-tv-parte-i-sampdoria-x.html).
Já a Juventus realizou 26 gols nas 14 primeiras rodadas, sendo 12 no 1º tempo e 14 no 2º com 11 jogadores diferentes, mesmo número da rivalíssima de hoje.
Apesar do domínio nerazzurro nas últimas temporadas da Serie A e dos 2 empates registrados nas últimas vezes que se encontraram em Turim, o histórico do confronto não é nada animador para a Beneamata, que só venceu a Juventus no Piemonte em 10 ocasiões, colecionando ainda 14 empates e ... 52 derrotas!
Ao todo, a Juventus balançou as redes da Inter 137 vezes, enquanto teve as suas movimentadas em 60 ocasiões, sendo que o ítalo-argentino Sivori é o maior artilheiro do embate, tendo anotado 7 gols pela Juventus - 6 apenas no lendário 9 x 1 de 10 de junho de 1961!
De qualquer modo, nos últimos anos o equilíbrio é patente, com 2 vitórias para cada lado e 2 empates nas últimas 6 temporadas (embora para se verificar uma vitória nerazzurra antes de 2003 tenha que se retroceder até ... 1993 e contar 8 sucessos bianconeri!).
Para os mais moços, vale ainda lembrar que Del Piero e Zanetti podem ser autênticas bandieri, mas os jogadores que mais atuaram neste imperdível confronto são, até a presenta data, Giuseppe Bergomi e Giacinto Facchetti, colossos que também envergaram durante anos a mítica maglia nerazzurra e colecionaram, cada um, 16 aparições no clássico.
Completando o panorama, não é possível esquecer que um dos lances mais polêmicos do futebol italiano nos últimos anos ocorreu exatamente em um Derby d'Italia, mais precisamente na edição de 26 de abril de 1998, quando o árbitro Ceccarini não anotou um pênalti de Iuliano em Ronaldo muito reclamado pelos interisti até hoje e que poderia ter mudado o rumo do certame à ocasião, vez que a Juventus tinha 1 ponto apenas de vantagem sobre a adversária faltando 4 rodadas para o fim do campeonato.
E, antes que a história prossiga, vale a pena assistir aos highlights daquele encontro no vídeo abaixo:

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 9:56 AM, Anonymous Fabriani Melazzo said...

BATTAGLIA D'ITALIA...

 
At 11:33 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

Fabriani,
Certamente um dos confrontos mais 'clou'!
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker