Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, maio 23, 2009

Match Clou - 37ª Rodada 2008/2009



O 'Match Clou' da 37ª e penúltima rodada da Serie A 2008/2009 é dos mais especiais, não só pelo Milan ainda estar correndo atrás da Champions League e a Roma na disputa por uma vaga na Europa League, mas porque Maldini, que parecia ser eterno, irá entrar pela última vez como profissional no San Siro.
Sob o olhar atento de Galliani, Ancelotti definiu os 18 convocados para a partida no treinamento deste sábado em Milanello, deixando fora os indisponibili Abbiati, Bonera, Borriello e Kaladze, além do convalescente Nesta.
l'undici titolare deve ter, a frente do brasileiro Dida, um quarteto composto pelos improvisados Flamini, Favalli, Maldini e Zambrotta, pois, enquanto o francês é originalmente um volante e os centrais Favalli e Maldini são laterais esquerdos, Zambrotta começou a carreira como meia e depois passou a atuar como ... lateral direito!
No meio, Carletto deve lançar o inglês Beckham (acima - Celotto) ao lado de Pirlo e Ambrosini (deixando Gattuso e Seedorf no banco), com Kaká um pouco mais a frente.
Na frente, Pippo Inzaghi (à esquerda - Stelle) deve ser o companheiro de Pato, com Ronaldinho e Shevchenko relegados à panchina.
Sob forte calor em Trigoria, Spalletti também fez o último treinamento com vistas ao 'Match Clou' neste sábado, mas o treinador de Certaldo tem mais preocupações que seu adversário de Reggiolo, pois, além de Aquilani, Cicinho, Doni, Panucci, Perrotta e Tonetto, que sequer foram convocados para a partida, assim como o meia De Rossi, suspenso, Júlio Baptista ainda sente um fastidio muscolare alla coscia sinistra e é dúvida para o embate.
Com Artur sob a meta e Júlio Sérgio no banco mantendo a hegemonia brasileira no gol giallorosso, outro verdeoro ainda deve aparecer na zaga, vez que Juan deve formar com Mexes, tendo Motta e Riise como laterais.
No atual 4-4-2 romanista, Taddei, Brighi, Pizarro e Cassetti (abaixo - Steele) devem aparecer no centrocampo, com Totti formando o ataque ao lado de Vucinic.
Confronto dos mais tradicionais, Milan x Roma já ocorreu 73 vezes válido pela Serie A, com ampla vantagem rossonera: 42 vitórias, 17 empates e 14 derrotas.
Mas é bom Berlusconi & Cia. ficarem atentos, pois nas últimas duas temporadas a vitória foi dos Sensi, com a Roma fazendo 2 x 1 em 11 de novembro de 2006 em um dos primeiros jogos acompanhados por esta coluna (vide o histórico http://calcioseriea.blogspot.com/2006/11/o-jogo-da-tv-i-milan-x-roma.html) e 1 x 0 na temporada passada, mais precisamente em 28 de outubro de 2007 (confira acessando http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-parte-ii-milan-x-roma.html).
Assim, o último sucesso do Milan remonta a stagione 2005/2006, quando, em 14 de abril de 2006, a equipe rossonera venceu por 2 x 1.
Se servir de consolo, em maio de 1950 (no dia 28), o Milan fez 6 x 2 na Roma naquela que é a maior goleada do confronto em todos os tempos, com uma tripletta de Rinaldi, doppietta de Nordahl e gol de Liedholm, enquanto Bacci e Lucchesi marcaram para os visitantes.
Aliás, o sueco Nordahl é o maior artilheiro do embate, com 7 gols, todos anotados pelo Milan, embora Il Pompiere tenha também jogado com a Lupa Capitolina.
Por corriqueiro, Maldini é o atleta que mais participou do confronto, devendo alcançar sua 20ª presença amanhã.
Mais uma singela marca para esse que foi, sem qualquer dúvida, um dos mais brilhantes em seu mister!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker