Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Panorama Da Rodada


Na última rodada do girone d'andata a grande manchete foi o tombo da Internazionale em Bergamo frente a Atalanta (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/01/o-jogo-da-tv-parte-ii-atalanta-x.html), tropeço que acabou aproveitado pelo Milan (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/01/o-jogo-da-tv-parte-i-milan-x-fiorentina.html) e em parte pela Juventus (http://calcioseriea.blogspot.com/2009/01/o-jogo-da-tv-parte-iii-lazio-x-juventus.html).
Mas a semana foi proveitosa mesmo é para a Roma e, especialmente, para o brasileiro Júlio Baptista, já que a Lupa Capitolina, além de vencer seu compromisso pela 19ª rodada, também bateu a Sampdoria em recupero da 9ª giornata disputado na última quarta-feira, sempre com gols do ex Real Madrid.
Se contra a Samp La Bestia realizou a doppietta decisiva (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/01/o-jogo-da-tv-parte-ii-roma-x-sampdoria.html), contra o Torino, neste domingo, mais uma vez Baptista anotou o gol da vitória, realizado, aliás, com uma belíssima rovesciata (acima - Pinca).
Com o resultado, a Roma encostou em sua rivalíssima Lazio e entrou de vez na luta por uma vaga na próxima Champions League, enquanto o Torino continua seriamente ameaçado pelo descenso.
Restando na parte baixa da tabela, quem obteve uma vitória surpreendente (e contestada) foi o Chievo, que fez 2 x 1 no Napoli jogando no Bentegodi.
Porém, a bem da verdade, a vitória clivense foi merecida, já que a equipe comandada por Di Carlo neutralizou o perigoso Napoli de Reja e teve 2 gols (com Yepes e Pellissier) anulados antes de Marcolini converter o primeiro rigore aos 32' do 1º tempo.
Na 2ª etapa, o solito Lavezzi conseguiu o empate provisório, mas logo em seqüência o meia Hamsik foi expulso e, embora o argentino Morero também tenha ido para o chuveiro mais cedo e igualado as coisas em campo, coube a Marcolini (acima com Luciano e Esposito - Ap) cobrar outro pênalti (anotado após contestado contato entre Rinaudo e Bentivoglio) aos 29' e decretar o placar final.
Com a derrota partenopea, quem aproveitou para assumir o 4º posto na classificação foi o Genoa, que venceu o Lecce por 2 x 0 no Via del Mare com gols de Jankovic (strepitoso tocco di tacco) e Sculli, este último já nos acréscimos.
Já o outro time de Gênova, a Sampdoria, decepcionou jogando em casa e acabou derrotada por 2 x 0 pelo Palermo em jogo muito fraco tecnicamente e que teve no australiano Bresciano seu match-winner, com um tento em cada tempo.
Vitória fora de casa conseguiu também o Bologna, que contou com a expulsão de Izco ainda na 1ª etapa para vencer o Catania por 2 x 1, gols do capocannoniere Di Vaio (14 na temporada) e do brasileiro Adailton, com Paolucci descontando já no final depois que Mascara desperdiçou uma penalidade máxima.
Com o sucesso por 2 x 0 no Sant'Elia, o Cagliari ultrapassou a ex capolista Udinese, cada vez mais atrás na tabela (foi a 7ª derrota nas últimas 10 rodadas) e que sucumbiu nesta rodada com gols de Biondini e Conti (ao lado, com a camisa quase sem identificação, ao lado do brasileiro Jeda e contra o nigeriano Obodo - Locci).
Por fim, na partida que abriu a rodada no sábado, o Siena venceu a Reggina por 1 x 0, tento de Frick.
Ao término do 1º turno, a classificação ficou assim, lembrando que, agora, todas as equipes têm o mesmo número de partidas - 19: 1º Internazionale (43 pts); 2º Juventus (40); 3º Milan (37); 4º Genoa (35); 5º Napoli (33); 6º Fiorentina (32); 7º Lazio (31); 8º Roma (30); 9º Palermo (29); 10º Atalanta (27); 11º Cagliari (25); 12º Catania (25); 13º Udinese (23); 14º Siena (22); 15º Sampdoria (20); 16º Bologna (19); 17º Lecce (17); 18º Torino (15); 19º Chievo (13) e 20º Reggina (13).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker