Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

domingo, janeiro 18, 2009

O Jogo Da TV (Parte II) - Atalanta x Internazionale



Que a capolista Inter não vinha se apresentando bem já era de fácil constatação, mas daí para que o empate contra o Cagliari na última rodada (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/01/o-jogo-da-tv-parte-ii-internazionale-x.html) fosse um prenúncio do disastro ocorrido neste domingo em Bergamo...
Foi realmente uma Internazionale irreconhecível, senza idee nè gioco, a ponto do seu treinador José Mourinho declarar, logo após o término da partida, que aquela tinha sido "la mia peggiore Inter".
Mas também não podem ser olvidados os méritos próprios da Atalanta targata Del Neri, que fez uma partida envolvente, mas, principalmente, um 1º tempo exuberante, a ponto de não permitir uma única conclusão certa dos adversários e, especialmente, fazer 3 gols naquela que era a melhor defesa do campeonato com apenas 12 gols sofridos nas 18 partidas anteriores.
Jogando no 4-4-1-1, com Doni trequartista e Floccari na frente, tendo ainda o ágil chileno Valdes caindo pela esquerda com Padoin e o brasileiro Ferreira Pinto descendo pela direita, a Atalanta começou já pressionando, praticando um pressing alto que colocou a Inter em dificuldade desde os primeiros minutos.
Pelo volume de jogo criado, o primeiro gol bergamasco até demorou a sair, ocorrendo apenas aos 18', quando Floccari (na foto mais acima contra Burdisso - Cerescioli) recebeu na entrada da área, de costas para o gol e, com uma virada rápida, venceu Cordoba e chutou rasteiro no canto do gol defendido por Júlio César.
Evidente que Del Neri estudou muito bem as últimas atuações da Beneamata, pois, tocando a bola velozmente e com os esterni alti per schiacciare os alas Maicon e Maxwell, a Atalanta não deixava o jogo da Inter fluir e, aos 28', chegou merecidamente ao segundo gol aproveitando de uma suposta esperteza de Ibrahimovic em cobrança de falta de Doni (acima contra Figo - Cerescioli), com o sueco, postado na barreira dentro da área, desviando sutilmente a bola com a mão, o suficiente para tirar Júlio César totalmente da jogada e colocar a bola no fundo das redes!
Mourinho ainda tentou consertar sua equipe e sacou o romeno Chivu, postado no centrocampo, inserindo o velocista Obinna, passando do 4-3-1-2 para o 4-3-3, mas não adiantou, pois novamente o maior artilheiro da história da Atalanta na Serie A - Cristiano Doni - aproveitou ótima jogada de Valdes e completou de cabeça para fazer, incríveis, 3 x 0 aos 33' do 1º tempo!
Sem capacidade de reação, a Inter até que passou a ficar mais tempo com a bola, mas não conseguiu nada de relevante até o início do 2º tempo, quando Mourinho esgotou suas substituições colocando Adriano e Figo nos lugares de Crespo e Maxwell.
Um pouco mais determinada, a Inter começou a etapa final mostrando disposição para tentar correr atrás do resultado, mas logo sucumbiu a melhor atuação da Atalanta, que aos 10' quase ampliou novamente o marcador, primeiro com Doni e depois com De Ascentis, que acertou a trave de Júlio César.
Aos 15', Doni teve outra boa chance para marcar, ao que a torcidade bergamasca começou a entoar os gritos de ole!
No final, a Inter até que mostrou orgulho, com Ibrahimovic, já nos acréscimos, marcando o da honra interista.
O tabellino (ao lado o placar final no Atleti Azzurri d'Italia - Cerescioli) da derrota que pode reabrir o campeonato:
Atalanta: Coppola; Garics, Talamonti, Manfredini, Bellini (85' Rivalta); Guarente, Padoin, Ferreira Pinto, Valdes (50' De Ascentis), Doni; Floccari (89' Vieri). All. Del Neri.
Inter: Júlio César; Maicon, Cordoba, Burdisso, Maxwell (46' Figo); Zanetti, Cambiasso, Chivu (30' Obinna), Stankovic; Crespo (46' Adriano), Ibrahimovic. All. Mourinho.
Gols: 18' Floccari, 28' Doni, 33' Doni, 93' Ibrahimovic.
Árbitro: Rizzoli.
Cartões amarelos: Burdisso, Ibrahimovic, Bellini e Vieri.
Abaixo, os highlights e entrevista com Doni!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

6 Comments:

At 3:33 PM, Blogger JP said...

Como curiosidade fica que o sucessor de Mourinho no Porto, venceu e bem o seu antecessor! É certo que Del Neri nem um mês esteve em Portugal, numa saída que até hoje nunca ficou bem explicada...
Mas, para todos os efeitos os seus trabalhos valiosos no Chievo e agora na Atalanta falam por si.
Outra curiosidade é que o comentador da tv portuguesa que transmite os jogos do 'Calcio' não se cansa de chamar a atenção para as semelhanças físicas entre Del Neri e Woody Allen... Eu diria que era devido aos óculos... ;)
Abraços

 
At 11:34 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Del Neri parecido com Woody Allen? Essa eu ainda não tinha aventado, mas sabe que pode ser mesmo?
Agora, que a saída do treinador de Aquileia do Porto foi surpreendente, foi mesmo.
Se não me engano, era na mesma época do Trapattoni no Benfica, não?
Abraços,

 
At 1:07 AM, Blogger JP said...

Sim, Rodolfo. Foi mesmo na temporada 2004/05 tendo Trapattoni vencido o campeonato português dessa época. Foi um ano estanho esse 'pós-Mourinho', no Porto entravam e saiam treinadores, o Sporting alternava um futebol de primeiro nível com exibições desastrosas que lhe custaram a derrota na final da Taça UEFA e a perda do campeonato na penúltima jornada perante um Benfica sofrível, que apresentava um futebol mediano para não dizer medíocre, tendo vencido na minha opinião o campeonato muito graças à experiência e capacidade táctica do 'velho Trap'.
Sobre a saída do Del Neri recordo-me que na altura a imprensa portuguesa encontrava como motivo o técnico italiano apresentar a defesa em linha rompendo com tudo o que era usado anteriormente por Mourinho. Isto obviamente referia-se aos jogos de pré-temporada onde o Porto estava a sofrer muitos golos... Outra forte razão veiculada era a suposta intenção de Del Neri dispensar jogadores consagrados como Jorge Costa e Costinha entre outros. O que é certo é que passados quase 5 anos pouco ou nada se soube sobre se estes ou outros foram ou não os verdadeiros motivos da saída do treinador italiano...
Abraços

 
At 9:57 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Lembro bem da derrota do Sporting na final da Copa U.E.F.A. para o CSKA, foi mesmo uma pena!
Quanto ao Del Neri, se me recordo bem, ele acabou saindo do Porto antes mesmo do início do campeonato português, o que foi uma grande surpresa e mostra uma falha de planejamento naquele que era o então campeão do mundo.
E o Costinha, heim? Esquecido na Atalanta...
Abraços,

 
At 12:35 AM, Blogger JP said...

Pois foi Rodolfo, foi uma decepção enorme... Até hoje não me sai da memória o lance que decidiu a partida... o Sporting perdia por 2-1 e Rogério a pouco mais de 1 metro da baliza desvia contra o poste e no contra-ataque Daniel Carvalho efectua uma jogada fenomenal oferecendo de bandeja o 3-1 ao Vágner Love...
Por falar nele, o Rogério ainda joga por aí? Não era mau jogador, útil quer a lateral direito, quer a médio centro... e o Daniel Carvalho que esteve quase a ir para o Internazionale e afinal regressou ao Internacional? Até hoje ainda não percebi muito bem essa... é pena, porque ele tem um óptimo pé esquerdo...
Sim, o Del Neri saiu sem disputar qualquer jogo oficial pelo Porto, nem sequer a Supertaça Europeia, muito menos a Intercontinental, que só seria jogada em Dezembro contra o Once Caldas... Nessa altura o Porto era 'apenas' campeão europeu...
Olha o Costinha fiquei surpreso pela sua permanência em Bérgamo neste defeso, o próprio disse no início de Janeiro que queria sair o quanto antes e regressar a Portugal, tendo-se quase 'oferecido' ao Sporting, seu clube de coração...
Abraços

 
At 9:35 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Efetivamente, o Rogério saiu do Sporting direto para o Fluminense, mas não foi nada bem e acabou dispensado no início de 2007, tendo, em 2008, defendido o São Caetano depois de passar pelo inexpressivo Itumbiara e pelo Santo André, este último também de São Paulo.
Quanto ao Daniel Carvalho, seu retorno ao Internacional foi pífio, estando claramente fora de forma e, embora tenha tido várias chances no Internacional 'B' (o time poupou vários titulares no Campeonato Brasileiro, priorizando a Copa Sulamericana), foi sempre muito mal - uma pena, mas parece ser um daqueles jogadores que se perdeu na carreira...
Agora, parece que voltou ao CSKA, onde será treinado por Zico.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker