Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 17, 2009

Match Clou - 19ª Rodada 2008/2009



Lazio x Juventus, o 'Match Clou' desta 19ª rodada, é um cotejo que carrega em sua história vários personagens que estiveram dos dois lados e, principalmente, uma grande rivalidade que já decidiu alguns scudetti.
Em 1974, por exemplo, quando da conquista do primeiro título laziale, o time bianconero de Turim foi o grande rival dos romanos e decisivo foi o confronto direto disputado em 17 de fevereiro e vencido por 3 x 1 pelos Aquilotti, com uma doppietta de seu artilheiro Chinaglia.
Mas, transcorridos mais de 30 anos desde então, a Lazio tem encontrado algumas dificuldades para brigar pelas primeiras colocações e encontra-se um pouco afastada da Juventus na classifica.
Porém, é difícil apontar um favorito para o confronto deste domingo, até porque um dos melhores ataques da competição pegará pela frente uma das defesas mais seguras do Calcio.
Na Lazio, Delio Rossi só tem o ala Manfredini indisponibile e deverá propor Pandev (acima - Grazia Neri) alle spalle de Zárate e Rocchi, com o francês Dabo (abaixo - Guerin Sportivo) formando o trio de centrocampo com Ledesma e Meghni, que deverá relegar Foggia e Mauri ao banco.
No setor defensivo do 4-3-1-2 escolhido, a frente do arqueiro Carrizo devem aparecer Lichsteiner, Diakite, Rozehnal e Radu.
Contra o perigoso tridente Za-Pa-Ro, Ranieri tem ao menos o consolo da volta de Buffon (mais abaixo - Insidefoto) ao gol bianconero, vez que Chiellini se juntou a Andrade, Knezevic e Zebina no departamento médico do clube.
Como Grygera ainda está suspenso, a defesa juventina deverá aparecer bastante reformulada com o sueco Mellberg deslocado para a lateral direita, Legrottaglie ao lado do novato Ariaudo no centro da zaga e Molinaro na esquerda, com a opção de De Ceglie aparecer na direita e Mellberg impedir a estréia do giovane Ariaudo.
No meio de campo, apenas Camoranesi e Salihamidzic estarão fora e Marchionni e Nedved devem ser os esterni e Sissoko e Zanetti os centrais, com Del Piero e Amauri formando o ataque.
O retrospecto aponta um duelo totalmente equilibrado, com 24 vitórias para cada lado e 16 empates, com cada um dos clubes anotando 86 gols nos 64 precedentes em Roma pela Serie A.
E, se um vencedor penderá a balança para um dos lados, Alessandro Del Piero, ao entrar em campo, estará superando Peruzzi e se tornando o jogador com mais presenças no cotejo em absoluto, já que atualmente divide esse primato com Tyson, que esteve 7 vezes do lado da Juve e 6 da Lazio.
Mas, com 5 gols anotados até aqui no cotejo, Pinturicchio ainda está longe de alcançar Silvio Piola, que balançou as redes da Juventus 8 vezes entre 1934 e 1942 (quando, na vitória biancoceleste por 5 x 3, realizou um poker!).
De qualquer maneira, no sucesso por 3 x 2 da temporada passada (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/o-jogo-da-tv-parte-i-lazio-x-juventus.html e vídeo ao final do post, com os highlights da partida), Del Piero anotou uma doppietta...
Já a última vitória laziale ocorreu na temporada 2003/2004, quando Corradi (atualmente na Reggina) e Fiore fizeram os únicos gols da peleja.
Para os nostálgicos, eis o onze mandado a campo por Mancini em 06 de dezembro de 2003: Peruzzi; Stam, Negro, Mihajlovic (59' Fernando Couto) e Favalli; Albertini, Giannichedda e Fiore; Claudio Lopez (33' Oddo), Corradi e Muzzi (26' Liverani).
Já em 19 de janeiro de 1997 foi a vez da Juventus derrotar a Lazio por 2 x 0 no Olimpico, ambos os tentos de Padovano e com Lippi escalando: Peruzzi; Porrini, Ferrara, Montero e Pessotto; Deschamps, Tacchinardi (75' Di Livio), Lombardo e Jugovic; Del Piero (89' Iuliano) e Padovano (75' Amoruso).

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker