Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

domingo, abril 18, 2010

Momento Panini - Marco Cassetti


Em semana de Derby della Capitale, vale a pena destacar a carreira do ala Marco Cassetti, decisivo no último confronto capitolino, vencido pela Roma por 1 x 0 em 06 de dezembro de 2009.
Nascido aos 29 de maio de 1977, o bresciano Cassetti começou sua carreira no modesto Lumezzane, então na Serie C2, mas fez sua estréia no Montichiari, pelo CND (Campionato Nazionale Dilettanti) da temporada 1996/1997.
Depois de outro campeonato com o time rossoblù (que por muito pouco não acabou promovido à Serie C2), o então meia de contenção retornou ao Lumezzane, chamado a casa madre para ocupar o posto lasciato libero pela transferência do atual laziale Brocchi ao Verona.
No ano 2000, depois de passar duas temporadas com o Lumezzane na Serie C1 (a 3ª divisão do Calcio), Cassetti foi individualizado pelo presidente do Verona Giambattista Pastorello como o substituto de ... Brocchi, então cedido à Internazionale.
Sob o comando de Perotti, Cassetti fez sua estréia na Serie A logo na 1ª rodada do campeonato 2000/2001 (a figurinha ao lado é referente a este temporada), defendendo o time gialloblù contra o Bari no San Nicola.
Porém, naquele Verona que tinha os vários Camoranesi, Gilardino, Mutu e Oddo, Cassetti acabou decepcionando, não só pelo necessário período de adaptação, mas também porque, quando começou a engrenar, sofreu uma contusão que lo ha bloccato sul più bello.
Dotado de grande grinta e de um físico granito (tem 1,87 m e 80 kg), foi no Verona que Cassetti pela primeira vez foi utilizado como, primeiramente, centrocampista di fascia e, em seguida, como lateral.
Definitivamente exploso na temporada 2002/2003, quando foi um dos destaques do campionato cadetto com o Verona, Cassetti se transferiu, em seguida, ao Lecce.
De volta à Serie A, Cassetti confirmou seu potenziale atletico sob o comando de Delio Rossi e, em 30 aparições, realizou 5 gols com aquele ótimo Lecce de, dentre outros, Amelia, Bojinov, Chevanton, Ledesma, Tonetto e Vucinic.
No campeonato seguinte (2004/2005), tendo o boemio Zeman como allenatore, Cassetti, definitivamente transformado em lateral direito, continuou sua crescita e, no dia 30 de março de 2005, fez sua estréia na Azzurra, chamado por Lippi para o amistoso disputado contra a Islândia, se tornando o primeiro leccese a defender a Nazionale.
A temporada 2005/2006 não foi das melhores nem para Cassetti e nem mesmo para o Lecce, que acabou rebaixado à Serie B, mas os dirigentes da Roma já estavam convencidos de suas qualidades e, assim, o contrataram para reforçar a Lupa Capitolina ao final do campeonato.
Inicialmente reserva de Panucci e depois tendo Cicinho como concorrente, Cassetti nunca foi uma unanimidade com Spalletti, embora, bastante utilizado (a figurinha acima é da stagione 2008/2009), tenha voltado à Azzurra em meados de 2008 (ao todo, Cassetti coleciona 5 presenças na seleção italiana principal).
Considerado deficiente no último passe, Cassetti, entretanto, tem se mostrado peça fundamental no esquema romanista de Ranieri, inclusive a ponto de, como já mencionado, marcado o decisivo gol no Derby disputado contra a Lazio pelo girone d'andata, completando, no meio da área, jogada por ele mesmo iniciada (no vídeo abaixo, é possível conferir o lance em questão).
Com o contrato in scadenza no próximo mês de junho, é bem possível que, em não renovando com a Roma, não faltem pretendentes a esse lateral dotado de um forte chute.

Marcadores:

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 10:47 AM, Blogger João Caniço said...

Rodolfo, aprecio razoavelmente o futebol do Cassetti. É um lateral incisivo, forte fisicamente, fecha bem o corredor e sobe com alguma efectividade. Veria com bons olhos uma possível ida dele para a Juventus. Pior que o Grygera e o Zebina é (quase) impossível...
Abraços

 
At 9:02 AM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Realmente, a Juventus tem na lateral direita um de seus (não poucos) pontos fracos na atual temporada, sendo que a má forma do Gyrgera, particularmente, me chama a atenção.
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker