Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Match Clou - 24ª Rodada 2009/2010



Napoli x Internazionale é o 'Match Clou' da 24ª rodada da Serie A 2009/2010, que, excepcionalmente, começará nesta sexta-feira (e daí esta coluna também ter sido antecipada).
O jogo, efetivamente, promete muito! Afinal, se não bastassem as colocações de Inter e Napoli na tabela (respectivamente 1° e 4º lugares), não é possível esquecer que, nas últimas 3 vezes que foi até o San Paolo, a Inter saiu derrotada por 1 x 0.
Portanto, o embate deste domingo, que deve ocorrer em um San Paolo repleto, pode dar nova emoção a um campeonato até aqui amplamente dominado pela Beneamata.
Aliás, depois de ter interrompida sua série invicta na última rodada (que já durava 15 partidas), o Napoli só terá o desfalque de seu ala Maggio, expulso no confronto contra a Udinese, o que possibilitará ao técnico Mazzarri manter o seu predileto 3-4-2-1, com Quagliarella e Hamsik (ao lado - Maltinti) um pouco dietro ao aríete Denis, até aqui preferido ao seu compatriota Lavezzi para figurar no ataque partenopeo.
Na defesa, devem jogar, protegendo o goleiro De Sanctis, o trio formado por Campagnaro, Cannavaro e Grava, enquanto a linha de 4 do centrocampo deve ter Gargano e Pazienza como mastins e o colombiano Zuñiga na ala direita, enquanto o posto da ala esquerda ainda está em ballottaggio tra Aronica (mais abaixo - Maltinti) e Dossena, com o primeiro como favorito.
Na Inter, Mourinho não poderá contar com o lateral Chivu, com o zagueiro Materazzi e com o meia Stankovic, todos lesionados.
Destes, só Matrix enfrentou o Parma na última quarta, mas o Special One deve ir além e promover, ao menos, 4 alterações diante do undici que iniciou contra o time crociato, promovendo os retornos de Samuel e Sneijder - que cumpriram suspensões, bem como as entradas do lateral Santon e do meia Muntari nos postos de Cordoba e Thiago Motta, que devem ir para o banco.
Já o macedônio Pandev deve ser avançado para jogar ao lado de Milito (mais abaixo - Steele) no ataque, permitindo o ingresso de Sneijder e relegando Eto'o à panchina.
Portanto, a Inter deve ir a campo com: Júlio César; Maicon, Lúcio, Samuel e Santon; Zanetti, Cambiasso, Muntari e Sneijder; Milito e Pandev.
Apesar das derrotas recentes, os nerazzurri são visitantes bastante incômodos, vez que saíram vitoriosos em 17 ocasiões, contra 31 vitórias do Napoli e 15 empates.
Inclusive, as partidas com più scarto são todas timbradas de preto e azul: 0 x 4 em 1951 (com tripletta de Nyers) e 1 x 5 (com tripletta de Di Giacomo) em 1963.
Mas, a última vitória nerazzurra ocorreu ainda no milênio passado, mais precisamente no dia 18 de outubro de 1997, quando Galante e Turrini (contra) fizeram os gols da vitória do time de Simoni sobre o de Mazzone.
Para os nostálgicos, aquela Inter alinhou com: Pagliuca; Bergomi, Sartor, Galante e Zanetti (ele mesmo!); Zé Elias, Winter, Simeone e Moriero; Djorkaeff e Ronaldo.
Desde então, pela Serie A, foram 3 vitórias do Napoli, sempre por 1 x 0, sendo as últimas duas ocasiões decididas por gols de Zalayeta.
Aliás, na primeira delas, cujos highlights podem ser conferidos no vídeo ao final do post, Júlio César esteve entre a perfeição e ... o pífio!
Em termos individuais, o interista Giuseppe Bergomi é o jogador que mais atuou no confronto, totalizando 17 aparições entre 1981 e 1997 (exatamente a última vitória nerazzurra).
Já o maior artilheiro é azzurro, cabendo a primazia a Antonio Vojak, que fez seus 4 gols nos anos 1930.
Que venha mais um capítulo dessa incrível história!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker