Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 06, 2010

Match Clou - 23ª Rodada 2009/2010



Fiorentina e Roma farão o posticipo e 'Match Clou' da 23ª rodada da Serie A 2009/2010 em situações bem diferentes: enquanto a Viola ocupa apenas uma posição intermediária na tabela e vem de derrota na Copa Itália, a Lupa Capitolina vem protagonizando uma reação incrível no campeonato e venceu a Udinese no meio de semana pela Copa Itália.
De qualquer maneira, o Artemio Franchi não costuma ser um local de grandes alegrias para a Roma, que não vence a Fiorentina na Toscana desde o campeonato 2004/2005, quando Cassano e Montella construíram a virada giallorossa depois que Maresca havia inaugurado o placar para os mandantes.
Tanto que, na temporada passada, a Fiorentina não tomou conhecimento da Roma e venceu por 4 x 1 (confira os detalhes em http://calcioseriea.blogspot.com/2009/04/o-jogo-da-tv-parte-i-fiorentina-x-roma.html), com gols de Vargas, Gilardino (2), Gobbi e Júlio Baptista, que descontou para o time então comandado por Spalletti.
Para o duelo deste domingo, Prandelli deve insistir no 4-2-3-1 vitorioso no campeonato passado, repetindo ainda 8 dos 11 titulares da ocasião.
Assim, com Frey confirmado no gol, Gamberini (mais abaixo, à esquerda - Maltinti) pelo lado direito da zaga e Pasqual na lateral esquerda, o sistema defensivo deve ser completado com as novidades De Silvestri na lateral direita e Koldrup, favorito su Natali para ocupar o posto que no jogo anterior foi do ex capitano Dainelli.
Com Donadel e Montolivo repetindo a dupla di centrocampo que começou jogando no dia 25 de abril de 2009, Marchionni (acima - Maltinti) deve ser a única novidade do meio de campo (entrando no lugar de Semioli), com Jovetic e Vargas completando o reparto que terá como principal missão auxiliar o solito Gilardino, mais uma vez o único atacante nato escalado.
Na Roma, Ranieri deve até repetir o mesmo 4-2-3-1 utilizado por Spalletti, mas na ocasião a Lupa sofria com vários desfalques e jogou com uma defesa totalmente improvisada, com Riise como zagueiro e Motta como lateral esquerdo.
Agora, tendo apenas Burdisso squalificato, a Roma deve ter Júlio Sérgio na meta, Motta, Mexes (que, entretanto, ainda não está totalmente recuperado dalla contusione rimediata giovedi), Juan e Riise formando o quarteto defensivo, com Pizarro e De Rossi logo acima da defesa e abaixo do trio formado por Taddei, Perrotta e Vucinic, com Totti como avante, até porque o ex Toni não tem condições físicas para voltar a jogar em sua Firenze neste domingo.
Aliás, falando em ex, Ranieri (abaixo - Bruno) teve sua consacrazione em Florença, tendo treinado a Fiorentina de 1993 a 1997, período em que conseguiu um 4º lugar no campeonato e conquistou uma Copa Itália.
Ao todo, a Roma já visitou Florença, pela Serie A, 70 vezes, com 31 vitórias da Fiorentina, 29 empates e 10 sucessos da Lupa, que marcou 66 vezes e sofreu 104 gols.
Apesar da vantagem viola no geral ser indiscutível, o confronto nunca registrou placares muito dilatados, com equilíbrio nas poucas goleadas: se a Fiorentina fez 4 x 1 em 1934 e em 1949 (com poker de Galassi!), a Roma devolveu o mesmo placar em 1938 e em 1996 (de virada, com gols de Batistuta e doppiette de Balbo e Delvecchio).
Aliás, naquele 05 de maio de 1996 a Fiorentina era comandada por ... Ranieri e entrou em campo com: Toldo; Carnasciali, Padalino, Amoruso e Sottil; Piacentini, Schwarz, Cois e Rui Costa; Banchelli e Batistuta.
Já a Roma, comandada por Mazzone, alinhou com: Cervone; Petruzzi, Lanna, Aldair e Carboni; Statuto, Thern, Moriero e Giannini; Balbo e Delvecchio.
Apesar de goleadores como Balbo e Batistuta terem jogados em ambas as equipes, os maiores artilheiros do embate são o meia Antognoni e o já falecido atacante Galassi, ambos jogadores da Fiorentina com 5 gols marcados cada.
Mas o giocatore con più presenze no duelo vestiu ambas as camisas: o mítico Giancarlo De Sisti participou de 17 dos 70 confrontos, 9 vezes pela Fiorentina e outras 8 pela Roma.
Para completar o panorama desse grande confronto, abaixo os highlights da peleja ocorrida em 03 de dezembro de 1989 (com Baggio e Dunga em campo!), terminada 2 x 1 para a Roma e que teve o grande Bruno Conti como melhor em campo e um dos entrevistados do imperdível vídeo a seguir:

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker