Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 30, 2010

Match Clou - 22ª Rodada 2009/2010



Dois dos mais tradicionais e seguidos clubes da Itália, Genoa e Napoli viveram anos turbulentos recentemente e, juntos, foram promovidos à Serie A ao término da temporada 2006/2007.
Desde então, sob o comando de presidentes apaixonados e ambiciosos, vêm conseguindo resultados importantes na máxima divisão do futebol italiano, tanto que protagonizam o 'Match Clou' da 22ª rodada deste campeonato.
E olha que a giornata reserva também o sempre glamouroso Juventus x Lazio, mas, diante da má fase tanto da Vecchia Signora quanto dos Aquilotti, o confronto entre os bem colocados Napoli (4º) e Genoa (8º), merece a distinção!
Será uma partida para quebra de tabus, vez que o Genoa, desde o retorno de ambos à Serie A, sempre bateu o Napoli no San Paolo (2 x 1 em 2007 e 1 x 0 em 2009), enquanto o time partenopeo não perdeu uma única vez in notturna jogando em casa desde que De Laurentiis exerce a presidência do clube - e foram 40 jogos!
Na expectativa de contar com o apoio de, pelo menos, 50.000 spettatori nesta noite (na Itália, vez que o jogo começará às 17h45 de Brasília), Mazzarri deve escalar o Napoli no 3-4-2-1 com o argentino Denis (acima - Maltini) como terminal ofensivo.
Apoiando El Tanque devem aparecer o eslovaco Hamsik e o rientrante Quagliarella, tendo ainda Maggio, Gargano, Cigarini (no lugar do suspenso Pazienza) e Dossena ou Aronica (com este último - à esquerda - Maltinti - favorito) no centrocampo.
Na defesa, com De Sanctis confirmado na meta, devem começar jogando Campagnaro, Cannavaro e Grava, postados da direita para à esquerda.
No time rossoblù, o único desfalque do técnico Gasperini é o meia Kharja, ainda entregue ao departamento médico.
Já a novidade pode ser a presença do avante Acquafresca, recém contratado junto à Atalanta, no banco.
Disposto no 3-4-3, o Genoa deve ter o trio formado por Biava, Dainelli e Moretti protegendo Amelia, sendo que o jovem Bocchetti corre por fora para aparecer no undici titolare.
Assim como no time azzurro, os alas exercem papel importante no esquema tático do Grifone, razão pela qual atenção deve ser dispensada aos rápidos Rossi pela direita e Criscito (ao lado - Cebrelli) pela esquerda, com Milanetto e Juric mais centralizados no meio de campo.
No ataque, Mesto, Suazo e Palacio devem ser os titulares, com Palladino e Sculli (além do já citado Acquafresca) ficando como opções para o decorrer da partida.
Portanto, promessa de grandes emoções!
Analisando o passado, é possível verificar que foram 37 os precedentes no San Paolo, com 17 vitórias do Napoli, 13 empates e 7 sucessos do Genoa, inclusive nas últimas duas temporadas - no campeonato 2007/2008 por 2 x 1 e no seguinte por 1 x 0, gol do sérvio Jankovic (os melhores momentos dessa partida, com os atuais interisti Milito e Thiago Motta em ação, podem ser visualizados no vídeo ao final do post).
Antes, estas equipes só se encontraram na Serie A no torneio 1994/1995, quando aconteceu a última vitória partenopea - 1 x 0 com gol de ... Rincón, tendo ainda o brasileiro André Cruz em campo e o ... japonês Kazu Miura!
Já o último pareggio aconteceu no campeonato 1993/1994, quando o jogo terminou 1 x 1 com gols de Van't Schip (G) e Di Canio (N).
Assim, como os encontros recentes são relativamente escassos, os recordistas individuais são bastante antigos: o lateral Fosco Becattini, bandiera rossoblù de 1945 a 1961, enfrentou o Napoli em 9 ocasiões, enquanto Attila Sallustro, ítalo-paraguaio que defendeu o Napoli no período entre-guerras, marcou 5 gols no Genoa na década de 1930.
Histórico, vale a pena assistir também http://www.youtube.com/watch?v=cA9Wx0lOyDs, com os melhores momentos do confronto válido pela campeonato 1991/1992, decidido por Zola e contando com participação de Alemão Careca e Maradona, que também é um dos entrevistados.
Que venha mais um capítulo dessa belíssima história!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker