Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 12, 2009

Match Clou - 16ª Rodada 2009/2010



Sampdoria x Roma, o 'Match Clou' e posticipo da 16ª rodada da Serie A 2009/2010, se tornou um dos duelos mais afascinantes do calcio durante as décadas de 1980 e 1990, quando as equipes decidiram em duas ocasiões a Copa Itália - em 1986 e 1991, ambas com sucesso giallorosso.
Embora a Samp não seja mais a mesma dos tempos áureos de Mancini e Vialli, o bom começo de campeonato da trupe de Del Neri coloca a equipe como uma das possíveis candidatas a, pelo menos, uma vaga na Europa League e, até por isso, uma difícil adversária para a Roma, que vem de três vitórias consecutivas e está a um passo da zona Champions depois de um começo um tanto titubeante.
Para este domingo, com ambas as equipes somando 24 pontos, o allenatore blucerchiato (ao lado - Getty Images) deverá postar a equipe no 4-3-1-2, contando com o retorno do seu capitano Palombo para encerrar o momento negativo que culminou com duas derrotas por 3 x 0 nas últimas giornate.
A frente do arqueiro Castellazzi, devem aparecer Stankevicius na lateral direita e Gastaldello e Lucchini centrali, com Ziegler preferido a Zauri come terzino sinistro.
No meio, além do já citado Palombo (abaixo, à esquerda - Sampdoria), é provável o inserimento de Mannini e Franceschini, com Poli e Tissone correndo por fora para completar o reparto que deverá ter o habilidoso Bellucci como trequartista atrás dos atacantes Cassano e Pazzini.
Na Roma, apesar da seqüência positiva, Ranieri não ficou nada satisfeito com a atuação no Derby Capitolino (em entrevista ao Corriere dello Sport no dia de hoje, o técnico giallorosso declarou: "La partita con la Lazio non mi è piaciuta per niente. Voglio una squadra più vogliosa e grintosa.") e sem Mexes e Pizarro, deverá apostar no 4-2-3-1 com Totti como terminal ofensivo.
Com Júlio Sérgio confirmado sob a meta, a defesa romanista deve ter ainda Cassetti, Juan (na foto mais abaixo - Guerin Sportivo), Burdisso e Riise, com Brighi e De Rossi com o cômputo de formar a linha mais retraída do centrocampo e iniciar as jogadas que deverão municiar o trio formado por Taddei, Perrotta e Vucinic, com Er Pupone logo a frente.
Apesar do equilíbrio na tabela, a vantagem é ampla para a Sampdoria na história do confronto, que registra 25 vitórias blucerchiati, 19 empates e apenas 8 sucessos da Roma, que fez 40 gols e sofreu 67.
Porém, não é para os torcedores da Doria se empolgarem, pois a última vitória dos mandantes ocorreu no campeonato 2004/2005, quando Flachi e Tonetto (atualmente na Roma) fizeram os gols da Samp, com Montella (que também jogou em ambos os clubes) marcando para a Roma no 2 x 1 final.
De lá para cá, foram 2 empates e 2 sucessos da Roma, inclusive o 3 x 0 construído por Panucci, Pizarro e Cicinho em 2008 e que consiste na vitória mais larga obtida pelo clube capitolino jogando em Gênova, enquanto a Samp alcançou um 4 x 0 em 1947, com Fabbri, Barsanti, Fiorini e Gramaglia marcando os gols, que saíram todos antes dos 20'!
Na temporada passada, ocorreu um entusiasmante 2 x 2 com doppiette de Pazzini e Júlio Baptista (para maiores detalhes, confira http://calcioseriea.blogspot.com/2009/03/o-jogo-da-tv-parte-iii-sampdoria-x-roma.html).
Em 2006, outra partida empolgante terminou com a vitória da Lupa por 4 x 2, com tentos de Totti (R), Volpi (S), Perrotta (R), Panucci (R), Totti (R - um golaço!) e Flachi (S), este último cobrando pênalti já nos acréscimos.
Aliás, com outro gol marcado em 2005 (no empate em 1 x 1), Flachi é um dos jogadores, ao lado de Totti, que, com 3 gols, perseguem os artilheiros Firmani e Vialli, que anotaram 4 tentos cada na Roma jogando em Gênova.
Já o jogador que mais entrou em campo é o antigo difensore Moreno Mannini, que atuou 14 vezes contra a Roma na história do cotejo.
E, outro momento histórico deste confronto aconteceu em 18 de setembro de 1983, quando Guerrini, Nela e Graziani anotaram os gols que podem ser vistos no vídeo abaixo:

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker