Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

segunda-feira, novembro 23, 2009

Panorama Da Rodada


Disputada no último final de semana, a 13ª rodada da Serie A 2009/2010 registrou vitórias das tre sorelle (Inter, Juventus e Milan) do futebol italiano, que, assim, permanecem ocupando as primeiras colocações da tabela classificatória.
Embora Juventus e Milan tenham jogado em seus domínios (confira, respectivamente, em http://calcioseriea.blogspot.com/2009/11/o-jogo-da-tv-parte-iv-juventus-x.html e http://calcioseriea.blogspot.com/2009/11/o-jogo-da-tv-parte-iii-milan-x-cagliari.html), coube a visitante Inter ser a mais convincente na giornata, vencendo o Bologna por confortáveis 3 x 1 no anticipo de sábado (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/11/o-jogo-da-tv-parte-i-bologna-x.html).
A grande novidade na parte alta da tabela consistiu do ingresso, in zona Champions, da Sampdoria, que venceu o Chievo no Marassi por 2 x 1 em mais uma grande atuação de Cassano.
Aliás, o técnico clivense Di Carlo bem que tentou anular o talento do barese colocando 3 homens em sua marcação, mas ainda assim Cassano conseguiu executar suas magias e foi fundamental em ambos os gols da Samp - o 1º marcado por Rossi (ao lado na frente de Pellissier - Getty Images) após escanteio cobrado por Fantantonio e o 2º por Pazzini no settimo assist stagionale de Cassano.
O bravo Chievo, que jogou todo o 2º tempo com um homem a menos devido a expulsão do brasileiro Luciano, ainda descontou no final, com o zagueiro Mantovani.
Agora, o sorpasso blucerchiato só foi possível diante da derrota casalinga da Fiorentina, que acabou superada por um ótimo Parma em outro jogo acompanhado pela 'O Jogo Da TV' - vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/11/o-jogo-da-tv-parte-ii-fiorentina-x.html.
Quem também galgou degraus na tabela foi a Roma, que venceu o Bari por 3 x 1 comandada por um extraordinário Totti, de volta aos campos 49 dias depois da última contusão.
Efetivamente, Er Pupone esteve inspiradíssimo, realizando todos os gols do seu time ainda no 1º tempo (na foto abaixo, a comemoração de Totti após o gol que abriu o marcador, realizado em cobrança de pênalti - Getty Images), quando a Lupa foi devastante.
Porém, o jogo não foi uma passeggiata romanista, vez que o Bari, armado no 4-4-2, soube ser bastante perigoso, especialmente na 2ª etapa após a entrada do húngaro Koman, quando, aliás, diminuiu com o autogol de Andreolli (que substituiu o brasileiro Juan) em cobrança de escanteio (neste quesito, inclusive, o Bari superou a Roma por 9 x 4).
Já o outro time capitolino, a Lazio, não passou de um empate em 0 x 0 com o Napoli e continua em situação bastante delicada na tabela.
Ao menos, a partida deste domingo foi no San Paolo e os Aquilotti de Ballardini mostraram alguma coisa de positivo no 1º tempo, quando estiveram melhor que os adversarios, dominatori nella ripresa.
Empate também foi registrado no derby siciliano entre Palermo e Catania, que terminou 1 x 1, com os rosaneri melhores no 1º tempo, quando abriram o marcador logo no início com uma cabeçada do meia (mas escalado como stopper) Migliaccio, e os etnei superiores na etapa final, com Atzori abandonando o 3-5-2 em favor do 4-2-2 (com tendência para o 4-3-3) com o inserimento do uruguaio Martinez, exatamente o autor do gol do merecido empate (abaixo, o próprio Martinez contra Miccoli - Getty Images).
Agora, merecido ou não, quem acabou pagando o pato foi o até então técnico do Palermo e ex do Catania Walter Zenga, que foi demitido nesta segunda pelo vulcânico presidente Maurizio Zamparini, que ainda na semana passada havia declarado que o Uomo Ragno era "il miglior allenatore che abbia mai avuto"...
Já na parte baixa da tabela, o Livorno conseguiu uma importante vitória, in extremis, contra o Genoa, com o meia Pulzetti marcando o gol decisivo aos ... 93!
Antes, Lucarelli e Criscito haviam realizado um tento em cada tempo.
Por fim, a Atalanta também melhorou sua posição na classifica ao vencer o Siena, na Toscana, por 2 x 0, gols dos atacantes Tiribocchi e Acquafresca, este último cobrando pênalti.
Com esses resultados, a classificação da Serie A é a seguinte: 1º Internazionale (32 pts); 2º Juventus (27); 3º Milan (25); 4º Sampdoria (24); 5º Parma (23); 6º Fiorentina (21); 7º Genoa (20); 8º Cagliari (19); 9º Napoli (19); 10º Bari (18); 11º Roma (18); 12º Palermo - que a partir de agora será treinado por Delio Rossi (17); 13º Chievo (15); 14º Udinese (15); 15º Lazio (12); 16º Bologna (12); 17º Atalanta (12); 18º Livorno (12); 19º Catania (9) e 20º Siena (6).
Já a artilharia aponta Di Natale (Udinese) e Totti (Roma) na frente com 9 gols cada (a tripletta anotada pelo capitano nesta rodada, assim como os melhores momentos da partida contra o Bari, podem ser visualizados no vídeo ao final do post), seguidos de Milito (Inter) e Pazzini (Sampdoria) com 8 e Hamsik (Napoli) com 7.
Para completar o panorama desta rodada, eis os recordmen della giornata: Palle recuperate: 1º Basta (Udinese) e Dainelli (Fiorentina) 28; 3º Bovo (Palermo) 27; Passaggi riusciti: 1º Thiago Motta (Inter) 69; 2º Palombo (Sampdoria) 61; 3º Campagnaro (Napoli) 60; Assist: 1º Miccoli (Palermo) e Padoin (Atalanta) 5; 3º Borriello (Milan), Mascara (Catania), Mauri (Lazio), Palombo (Sampdoria) e Vargas (Fiorentina) 4; Tiri: 1º Cassano (Sampdoria) e Morimoto (Catania) 7; 3º Acquafresca (Atalanta), Lazzari (Cagliari) e Pato (Milan) 6.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker