Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, novembro 21, 2009

Match Clou - 13ª Rodada 2009/2010



Depois de uma paradinha para que as últimas vagas para a próxima Copa do Mundo fossem definidas, com a Azzurra entrando em campo para disputar amistosos contra Holanda e Suécia, a Serie A retorna neste final de semana com a sua 13ª rodada, cujo principal destaque é o encontro Fiorentina x Parma, que será realizado ainda neste sábado a partir das 20h45 da Itália, 17h45 aqui do Brasil.
A partida merece o título de 'Match Clou' porque a Fiorentina, que conquistou vaga para a Champions League nas últimas temporadas, mais uma vez figura dentre as ponteiras da tabela, ocupando, atualmente, a 4ª posição com 21 pontos, enquanto o Parma, embora neopromosso, vem logo em seguida, com 20 pontos, mostrando forças para disputar uma vaga para a Europa League ou, pelo menos, ficar na parte alta da graduatória.
Ademais, comandadas por técnicos que privilegiam o futebol ofensivo e repletas de ex, as equipes prometem um embate bastante interessante.
Pelo lado Viola, o arqueiro Frey (ao lado - Getty Images), os meias Donadel e Marchionni e o atacante Gilardino já vestiram a maglia crociate e deverão estar todos em campo no 4-2-3-1 proposto por Prandelli, outro ex.
Sem poder contar com Gamberini e Koldrup, ambos indisponibili, o setor defensivo do time gigliato deve apresentar Comotto, Dainelli, Natali e Pasqual, com Cristiano Zanetti (abaixo, à esquerda - Getty Images) aparecendo no meio ao lado de Donadel no meio de campo, com o trio Marchionni, Santana e Vargas um pouco mais a frente e com a incumbência de municiar o avante Gilardino diante das ausências de Jovetic e Mutu (que seria mais um que jogou na Emilia-Romagna), além de Montolivo, que cumprirá suspensão.
No Parma, o defensor Lucarelli e o atacante Bojinov tiveram passagens recentes por Florença, embora sem maior destaque, e deverão estar no undici inicial escolhido por Guidolin, que deve mandar a equipe a campo no 4-1-3-2.
Com o jovem Mirante sob a meta, a defesa deverá ter o tetracampeão Zaccardo na ala direita e o ex Lucarelli na esquerda, com Dellafiore e Panucci no centro.
Com o ótimo queniano Mariga como único volante de contenção, Morrone, Dzemaili e Galloppa devem formar uma linha um pouco mais avançada, funcionando como ligação para o duo Amoruso e Bojinov (mais abaixo - Villa), vez que o cannoniere Paloschi não poderá alinhar.
Como a história do Parma na Serie A é relativamente recente, o encontro em questão somente foi disputado, até hoje, 15 vezes em Florença, com 7 vitórias da Fiorentina, 4 empates e outros 4 sucessos do Parma, que marcou 16 e sofreu 21 gols.
Como o Parma passou a última temporada no campionato cadetto, a última vez que estas equipes se enfrentaram foi no dia 11 de maio de 2008, quando a Viola venceu os visitantes comandados pelo argentino Hector Cuper por 3 x 1, de virada, tentos do croata Budan, do argentino Santana e dos italianos Semioli e Osvaldo.
Aliás, daquele jogo, apenas Frey e Santana devem novamente começar jogando pela Fiorentina e Mariga e Morrone pelo Parma.
Com Bojinov em campo, a Fiorentina conseguiu a maior goleada do encontro, um 4 x 1 em 22 de outubro de 2005, tripletta de Toni e tentos de Fiore e do australiano Grella, que descontou para o time gialloblù.
Já a última vitória do Parma aconteceu na 33ª rodada da temporada 2001/2002, com Di Vaio realizando a doppietta que anulou a vantagem construída por Adriano (outro que defendeu tanto a Fiorentina quanto o Parma) logo no começo.
Na ocasião, o goleiro Frey o meia Marchionni defendiam o Parma e o argentino Gonzalez, atualmente no Fluminense, a Fiorentina.
Falando em argentino, cusiosamente, Batistuta detem o recorde de presenças no confronto (juntamente com o arqueiro Toldo, com o meia Rui Costa e com o lateral Benarrivo, este último defendendo o Parma), mas não o de gols, vez que marcou uma única vez nas 7 ocasiões em que enfrentou o Parma no Artemio Franchi.
Os artilheiros do confronto são Toni, com a tripletta anotada em 2005, e os crociati Di Vaio e Melli, todos com 3 gols.
Será que Gilardino, que marcou 1 gol contra a Fiorentina defendendo o Parma na temporada 2004/2005, vai entrar para esse seleto grupo?

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker