Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, setembro 23, 2009

Match Clou - 5ª Rodada 2009/2010



A punteggio pieno, a capolista Juventus, depois de vencer Roma e Lazio fora, tem mais uma difícil missão para manter o retrospecto nesta quinta-feira, quando vai até a Liguria enfrentar o 4º colocado Genoa no 'Match Clou' da 5ª rodada.
Ainda mais porque, depois de somar 9 pontos nas primeiras 3 giornate, Gasperini & Cia. querem demonstrar que a derrota frente ao Chievo no último domingo foi apenas uma (feia) derrapada e que o grupo tem mesmo amplas condições de brigar por uma vaga na Europa na próxima temporada.
Para tanto, o Genoa deve ir a campo no 3-4-3 com Crespo, provavelmente, partindo como titular ao lado de seu compatriota Palacio e do ex di turno Sculli (à direita - Tanopress) no ataque, com Mesto sendo recuado para esterno di centrocampo pela esquerda, vez que Criscito terá que cumprir suspensão e, juntamente com os eslavos Jankovic e Juric, são os indisponibili do lado rossoblù.
Completando o meio de campo, o espanhol Zapater, uma das boas surpresas desse início de campeonato, deve formar com Milanetto o tandem central, com Rossi (mais abaixo, à esquerda - Tanopress) aparecendo como ala direita.
Na defesa, protegendo o goleiro Amelia, devem formar Biava, Moretti e Bocchetti.
Na Juventus, Ferrara não tem qualquer problema com supensão, mas tem vários jogadores entregues ao departamento médico: Cannavaro, Sissoko, Tiago, Diego e Del Piero estão vetados, enquanto Salihamidzic ainda é dúvida.
Ao menos o allenatore bianconero poderá contar com o rientrante Felipe Melo para compor o 4-3-1-2 predileto, que deverá ter ainda Marchisio e Poulsen formando a primeira linha di centrocampo, tendo Camoranesi (foto mais abaixo - Tanopress) na função de trequartista um pouco mais a frente, com Giovinco ficando como opção para o decorrer da partida.
Na defesa, Ferrara deve repetir o quarteto que não levou gol contra o Livorno, mas que sofreu demais para evitá-lo: Grygera, Legrottaglie, Chiellini e Grosso.
Sorte que Buffon, providencial na última partida contra a equipe amaranto, está novamente confirmado sob a meta.
No ataque, Trezeguet deve dar lugar a Amauri, que deverá começar jogando ao lado de Iaquinta, até aqui autor de 2 gols no campeonato e um dos artilheiros bianconeri no certame.
Encontro já realizado 42 vezes pela Serie A, o 'Match Clou' desta rodada apresenta números bastante equilibrados, vez que o Genoa já venceu 16 vezes a adversária, enquanto a Juventus derrotou o Grifone em 17 ocasiões em Gênova, onde ocorreram ainda 9 empates, com 57 gols anotados pelo Genoa e 68 pela Juventus.
Nesta década foram apenas 2 confrontos - uma vitória bianconera no campeonato 2007/2008 por 2 x 0, gols de Grygera e Trezeguet (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/03/o-jogo-da-tv-parte-iii-genoa-x-juventus.html) e outra rossoblù por 3 x 2 na última temporada, com direito a doppietta de Thiago Motta (confira em http://calcioseriea.blogspot.com/2009/04/o-jogo-da-tv-parte-ii-genoa-x-juventus.html).
Antes, em 13 de maio de 1995, a Juventus goleou por 4 x 0 no campeonato que terminou com o descenso do Genoa à Serie B, tentos de ... Baggio (cobrando pênalti), Ravanelli, Jarni e Vialli em jogo marcado pelas expulsões de Torrente e Galante, ambos do Genoa.
Aliás, o cotejo tem sido marcado, infelizmente, por expulsões, tendo sido 6 os cartões vermelhos mostrados nas últimas edições, inclusive para o juventino Camoranesi na derradeira.
Mas, passando para fatos agradáveis, a bandiera bianconera Giampiero Boniperti (ao lado em ação - La Stampa) é o grande nome do embate, sendo o atleta de que mais edições participou (ao lado do também juventino Giovanni Varglien) - 10, como também o jogador que mais marcou - 6, inclusive na histórica goleada de 6 x 2 aplicada pela Juventus e ocorrida em 10 de abril de 1960 e que até hoje é a partita con più gol do confronto, como também a con più scarto ao lado do 4 x 0 de 1995.
Para completar, como também foi expulso em um Genoa x Juventus - em 24 de dezembro de 1950, Il Marisa também figura no rol dos con più espulsioni!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker