Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, setembro 19, 2009

Match Clou - 4ª Rodada 2009/2010



Roma e Fiorentina, duas agremiações que têm objetivos comuns e que vêm de vitórias na última rodada, embora, ambas, tenham sido derrotadas nas competições européias no meio de semana, protagonizarão o 'Match Clou' da 4ª rodada da Serie A 2009/2010, que será disputada neste final de semana.
O embate até promete ser equilibrado, mas as equipes estão longe de estarem em estágios semelhantes, vez que a Fiorentina teve sua partida frente ao Lyon pelo Gruppo E da Champions League condicionada a uma expulsão no mínimo contestável do seu avante Gilardino ainda no 1º tempo, enquanto a Roma sucumbiu diante de um nem um pouco assustador Basel na Europa League jogando muito mal.
Ademais, vale lembrar que a Fiorentina pratica um futebol dos mais bonitos da Itália e é comandada por um dos melhores técnicos italianos há 5 temporadas consecutivas, enquanto Ranieri assumiu a Lupa faz apenas duas semanas e ainda não conseguiu dar um padrão à equipe.
Para o jogo deste domingo, o neo allenatore romanista ainda não poderá contar com boa parte de seus brasiliani, vez que o arqueiro Doni, o lateral Cicinho e o meia Júlio Baptista estão indisponíveis, assim como o volante Brighi.
Pelo menos sem ter ninguém suspenso, Ranieri poderá contar com o capitano giallorosso Totti, que deverá formar o tandem ofensivo com o montenegrino Vucinic.
Na defesa a 4, protegendo o goleiro Júlio Sérgio, o mais prudente Cassetti (acima - Insidefoto) é o favorito para ocupar a lateral direita, com Juan e Burdisso compondo a zaga (Mexes, um dos piores na Suíça, deve ir para o banco) e Riise a lateral esquerda.
No centrocampo, caso Perrotta confirme o progresso dos últimos dias e esteja em condições de aparecer na meia esquerda, spazio al rombo, com De Rossi (à esquerda - Getty Images) na proteção da defesa e o chileno Pizarro mais avançado, cabendo a Taddei completar o quarteto pela direita.
Na Fiorentina o grande desfalque será o peruano Vargas, ko per un problema al tallone, com Prandelli optando por postar o time no mais cauteloso 4-2-3-1.
Com o arqueiro Frey confirmado no gol, Comotto, Gamberini, Dainelli e Pasqual devem formar o setor defensivo, com este último (mais abaixo - Guerin Sportivo) liberado para apoiar com maior intensidade.
Montolivo e o ex Zanetti devem ter o cômputo de proteger a defesa e, como são ótimos passadores, devem imprimir qualidade e rapidez a criação do jogo viola, que deverá ter ainda Santana, Mutu e Marchionni no apoio de Gilardino, única punta.
Disputado já 70 vezes com o mando de campo da Roma, o confronto aponta larga vantagem giallorossa, com 30 vitórias dos mandantes, 27 empates e apenas 13 sucessos dos visitantes, sendo o último na já longínqua temporada 1991/1992, quando Batistuta (doppietta) e Dunga (!) marcaram para a Fiorentina e o alemão Völler descontou para a Roma naquele 22 de fevereiro de 1992.
Aliás, se o retrospecto contar, a Roma venceu os últimos 3 confrontos e, desde 1992, outros 7, sendo 6 de forma consecutiva - no período, ocorreram ainda 4 empates.
Bem, sem querer esfriar os ânimos gigliati, na verdade, nos últimos 35 encontros com a Roma no Olimpico, a Fiorentina só venceu ... uma vez, exatamente em 1992!
Em termos individuais, Giancarlo De Sisti é o jogador que mais atuou no cotejo, totalizando 15 aparições, sendo 8 pela Fiorentina e 7 pela Roma.
Giacomo Losi, difensore que não jogou em outro clube que não a Roma, é o giallorosso mais presente, com 12 confrontos disputados, enquanto Giancarlo Antognoni e Giuseppe Brizi dividem a primazia do lado viola com 11 presenças cada.
Agora, curiosamente, o artilheiro histórico do embate jogou pela Roma, mas só marcou atuando pela Fiorentina - Gabriel Batistuta violou as redes da Lupa Capitolina em 7 ocasiões no Olimpico!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker