Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 11, 2009

Match Clou - 31ª Rodada 2008/2009



A 31ª rodada da Serie A 2008/2009 vai ser quase toda disputada neste sábado, mas não é por isso que o 'Match Clou' não vai ser especial, ou melhor, especialíssimo, afinal o Derby di Roma é, provavelmente, o duelo stracittadino que envolve maior rivalidade em toda Itália.
Aliás, um dos próprios protagonistas do embate, o giallorosso Panucci, com convicção, afirma que "credetemi, io di derby ne ho giocati tanti: quello di Milano, quello di Madrid, i tanti derby di Londra, ma Roma è la città in cui la passione per la stracittadina è più forte".
Para essa 65ª edição válida pela Serie A com mando de campo laziale, Delio Rossi não tem maiores problemas (só Inzaghino está entregue ao departamento médico) e deve propor a equipe no 4-4-2, com Muslera no gol, Lichtsteiner (à esquerda - Grazia Neri) na lateral direita, Siviglia e Rozenhal como centrais e Kolarov na lateral esquerda.
No meio, a única dúvida recai sobre o brasileiro Matuzalem (mais abaixo, à direita - La Presse), que está às voltas com um problema muscular e não treinou no dia de ontem, mas deve aparecer ao lado de Brocchi, Ledesma e Foggia em um centrocampo com muita pegada.
Se o brasiliano não melhorar, o francesino Meghni, dotado de maior fantasia, está pronto para jogar.
Na frente, Rocchi deve começar no banco e os titulares deverão ser o macedônio Pandev e o argentino Zárate.
Na outra sponda, Spalletti não tem a mesma sorte e terá que montar sua equipe sem Aquilani, Cicinho, Juan, Montella e Vucinic, todos desfalques importantes.
Porém, se lembrado que antes dos compromissos da Azzurra o técnico giallorosso teve que se virar com 11 (!) desfalques, agora, podendo contar com De Rossi, Perrotta, Pizarro, Taddei e, principalmente, Totti, está muito mais fácil!
Mantido o 4-2-3-1, a Roma deve ter o goleiro Doni sob a meta, Motta (mais abaixo - Guerin Sportivo), Mexes, Panucci e Riise compondo o quarteto defensivo, enquanto De Rossi e Pizarro devem ser os meias mais postados e Taddei e Tonetto devem circundar Brighi formado o trio encarregado de dar suporte a Totti, solitário atacante no esquema tão caro a Spalletti.
Confronto extremamente equilibrado, tanto Lazio quanto Roma contam 20 vitórias cada no confronto, tendo ocorrido ainda 24 empates, com a Lupa levando vantagem no quesito gols - 75 a 67.
Mas, se servir de consolo, nas últimas duas temporadas os Aquilotti se saíram melhor, com vitórias por 3 x 0 (gols de Oddo, Ledesma e Mutarelli) e 3 x 2 (tentos de Taddei, Pandev, Rocchi, Perrotta e Behrami em pleno recupero).
O último sucesso da Lupa aconteceu em 26 de fevereiro de 2006, quando Taddei e Aquilani marcaram os tentos da vitória por 2 x 0.
Já o derradeiro pareggio remonta a temporada 2003/2004, ocasião em que as equipes, treinadas por Roberto Mancini e Fabio Capello, ficaram no 1 x 1, gols de Corradi e Totti.
O Pupone, aliás, superou o antigo goleiro Guido Masetti como jogador que mais participou do Derby e conta agora com 13 presenças no cotejo, tendo marcado 3 gols nos cugini.
Assim, neste último quesito, Totti ainda está distante do brasileiro Dino da Costa e de seu amigo Montella, ambos com 5 gols marcados contra a Lazio e detentores da melhor marca no cotejo.
Se Da Costa realizou duas doppiette nos anos 1950, Montella construiu sua marca fazendo um poker na temporada 2001/2002, quando a Roma venceu por 5 x 1 e registrou o maior placar do embate, repetindo a diferença que conseguiu também em 13 de novembro de 1960, quando Manfredini realizou uma tripletta e Orlando completou o placar de 4 x 0.
Agora, é aguardar para ver como a história continuará!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker