Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 07, 2009

Match Clou - 23ª rodada 2008/2009



Era dia 08 de maio de 1983 quando a Roma, na penúltima rodada do campeonato 1982/1983, empatou em 1 x 1 contra o Genoa no Marassi e festeggiò il secondo scudetto della propria storia, gols de Pruzzo (que é ex rossoblù) aos 19' e Fiorini aos 41'.
O 'Match Clou' desta 23ª giornata não decidirá o título e tampouco será realizado em Gênova, mas promete muita emoção no embate de duas equipes em ótima fase, com a Roma só tendo perdido uma das últimas 13 partidas disputadas na Serie A, enquanto o Genoa tem uma série ainda mais positiva, com uma única derrota nas últimas 17 sfide in assoluto no campeonato.
Para o importante confronto, de zona Champions, Spalletti tem alguns problemas para armar a equipe, pois não deverá contar com os laterais Cassetti, Cicinho e Riise, com o complicador extra do afastamento de Panucci, que já pediu desculpas por ter abandonado o grupo após saber que ficaria no banco contra o Napoli, mas parece ainda não ter sido perdoado pelo allenatore giallorosso.
Assim, diante da maledizione Panucci, Spalletti deverá promover a estréia do recém contratado Motta pela direita, postando Tonetto pela esquerda.
Compondo a zaga, à frente do arqueiro Doni, a segura dupla formada pelo francês Mexes (à direita - Tanopress) e pelo brasileiro Juan deve se fazer presente.
No meio de campo, De Rossi e Brighi devem ser os mastins, com Taddei (abaixo, à esquerda - Insidefoto) mais aberto pela direita e o chileno Pizarro como fantasista fazendo a função de ligação com o ataque, que deverá ter Totti ao lado de Vucinic.
No Genoa, a única ausência será do centrocampista Paro, que, de qualquer maneira, não participou de nenhuma partida nesta temporada e, portanto, não altera o esquema de Gasperini.
Preocupação mesmo em Via Ronchi reside no fato de que o atacante Milito, vicecapocannoniere da A 2008/2009 com 14 gols (todos anotados nos 2ºs tempos das partidas!), andou gripado durante a semana, mas o que não deve ser suficiente para afastá-lo do cotejo.
Assim, no 3-4-3 predileto de Gasperini, El Principe deve figurar no centro do ataque, tendo os rápidos Sculli e Jankovic como companheiros de reparto.
No meio de campo, espaço para o brasileiro Thiago Motta, cada vez mais adaptado ao Calcio, e para o croata Juric, com os italianos Mesto e Criscito (mais abaixo - Tanopress) como esterni.
A defesa, com o cômpito de proteger o também brasileiro Rubinho, deve ser formada por Biava, pelo ex Ferrari e por Bocchetti.
Confronto já disputado 41 vezes na história da Serie A (com mando de campo giallorosso), o retrospecto apresenta a Roma com amplo favoritismo, forte em suas 28 vitórias contra apenas 6 empates e 7 sucessos do Genoa, sendo o último na temporada 1989/1990, quando o Grifone treinado pelo saudoso Scoglio e dos uruguaios Aguilera, Paz e Perdomo venceu a Roma de Giannini, Conti, Rizzitelli e dos alemães Berthold e Völler por 1 x 0, gol do Pato ... Aguilera!
De la para cá, foram 4 vitórias da Lupa e 2 empates, com destaque para o 3 x 2 da temporada passada, construído com gols de Taddei (R), Vucinic (R), Rossi (G), Leon (G) e De Rossi (R), este último cobrando pênalti.
Já a maior goleada ocorreu há muito tempo, mais precisamente no dia 10 de janeiro de 1932, quando a Roma fez 6 x 0 gol tentos de Fasanelli (2), Volk (2), Constantino e Bodini.
Agora, o maior artilheiro do embate é o giallorosso Amedeo Amadei, que realizou 5 gols no confronto de 1939 a 1948 (para saber mais sobre esse grande atacante do passado, vale a pena conferir http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/memorabilia-amadei.html).
Ainda em termos individuais, o jogador que mais atuou no confronto foi Fosco Becattini, histórico lateral e bandiera rossoblù, que enfrentou a Roma em 11 ocasiões entre 1947 e 1959.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker