Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 24, 2009

Match Clou - 20ª Rodada 2008/2009



O 'Match Clou' desta 20ª rodada, que abre não só o girone di ritorno da Serie A, mas também uma semana recheada de futebol dentro e fora das 4 linhas com o calciomercato entrando em sua efervescente reta final, reúne duas das equipes que nutrem uma das maiores rivalidades de toda a Itália.
Rivalidade essa que é antiga, mas que foi potencializada em 16 de maio de 1982, quando se disputou a última giornata do campeonato 1981/1982 e a Juve sagrou-se campeã depois de vencer o Catanzaro com um pênalti cobrado por Brady, enquanto a Fiorentina, que tinha o mesmo número de pontos da rival, apenas empatava com o Cagliari, não obstante um gol anulado de Ciccio Graziani.
Depois, em 1990, ainda teve a conturbada transferência de Baggio da Viola à Juventus e a final da Copa U.E.F.A. vencida também pela Vecchia Signora...
O deste sábado será o 70º confronto válido pela Serie A disputado em Turim e, para a ocasião, Ranieri - que já treinou a Fiorentina, poderá contar com o retorno de Buffon, que terá Chimenti como dodicesimo na oportunidade.
Assim como Manninger, desfalcarão a Juve anche Camoranesi, Chiellini, Knezevic, Salihamidzic, Tiago, Trezeguet e Zebina, além dos squalificati Molinaro e Sissoko.
Portanto, a frente do portiere della Nazionale, devem aparecer Grygera, Mellberg, Legrottaglie e De Ceglie.
No meio de campo, Zanetti (acima - Insidefoto) deve formar coppia com Marchisio, enquanto Marchionni e Nedved (logo abaixo - Insidefoto) devem ser os esterni.
Para o ataque, Iaquinta está recuperado mas deve começar no banco, com Del Piero e Amauri compondo o terminal ofensivo bianconero.
Em um cotejo repleto de ex, o antigo centrocampista juventino Prandelli não poderá contar com seu maior astro, o também ex Mutu, que continua lesionado, assim como o dinamarquês Jorgensen.
Abandonado o 4-3-3 do início do campeonato, a Fiorentina deve ir a campo no 4-3-1-2 com Frey na meta, Kroldrup e Gamberini como centrais e Zauri e Vargas nas laterais.
No meio, muito tutano com o trio Kuzmanovic, Felipe Melo e Montolivo, tendo o argentino Santana como elo de ligação com o ataque, onde devem aparecer Gilardino e o jovem (mais abaixo - Insidefoto), ficando o neo contratato Bonazzoli como opção para o decorrer da partida.
Nos 69 precedentes, ampla vantagem da Juventus, que venceu 45 vezes, empatou 18 e perdeu apenas 6, fazendo 150 gols e sofrendo tão somente 59.
Porém, na temporada passada, sensacional vitória (e virada com direito a gol aos 93'!) gigliata por 3 x 2 (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/03/o-jogo-da-tv-parte-iii-juventus-x.html), tentos de Gobbi (F), Sissoko (J), Camoranesi (J), Papa Waigo (F) e Osvaldo (F), estes últimos entrados no decorrer da partida.
Outro 3 x 2 espetacular, mas com final diverso, ocorreu em 04 de dezembro de 1994, quando a Juventus foi para o intervalo perdendo por 2 x 0 para a Fiorentina (de Ranieri!) e terminou vitoriosa, com direito a fabuloso gol de um então imberbe Del Piero - no vídeo ao final do post, a história dessa gara, com diversos depoimentos de protagonistas da partida - imperdível!
Em um cotejo no qual desfilaram muitos craques, a legenda bianconera Giampiero Boniperti é o grande destaque individual, sendo o atleta que mais atuou no confronto - ao lado de Gaetano Scirea, com 14 aparições, bem como o maior artilheiro em companhia dos também juventini Felice Borel e John Hansen, todos com 7 gols marcados na história do embate.
Como continuará a ser escrita essa história?

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...

2 Comments:

At 8:53 PM, Blogger João Caniço said...

Excelente recordação Rodolfo! Gostei bastante sim, um jogo inesquecível este! Aquele golo do Del Piero é simplesmente fantástico, o melhor na minha opinião dos seus 254 com a 'maglia bianconera'!
Abraços

 
At 11:06 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Obrigado, realmente foi um golaço e, como você é o 'expert bianconero', voto com você!
Abraços,

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker