Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, novembro 15, 2008

Match Clou - 12ª Rodada 2008/2009



Um jogo que vale por uma temporada - assim é o Derby Capitolino envolvendo Roma e Lazio e que terá sua 131ª edição válida pela Serie A no próximo domingo, no posticipo da 12ª rodada.
Embora os Aquilotti estejam atualmente 14 pontos à frente dos cugini na tábua de classificação, é bom não fazer prognóticos, pois como lembrou o avante Rocchi, "adesso c'è il derby e nessuno penserà al passato o alle prospettive future, ma solo a questa partita".
Aliás, até pela importância do confronto, os giallorossi sabem muito bem que um sucesso no Derby di Roma pode ser o começo da redenção da equipe, tanto que o saggio Panucci (à direita - Insidefoto) declarou: "Il derby è una partita speciale, e si vince con l'entusiasmo e la voglia di tirarci fuori da questo momento".
E, atenção, porque Totti estará em campo, dividindo com Vucinic (abaixo, à esquerda - Insidefoto) a missão de fazer gols no pouco usual 4-1-3-2 que deverá ser proposto por Spalletti.
No resto, sem Aquilani e Pizarro, o meio de campo romanista deverá ser formado por De Rossi, Brighi, Perrotta e Taddei, com Júlio Baptista ficando como opção para o decorrer da partida.
Na defesa, depois do escandaloso autogol contra o Bologna, Cicinho deverá ficar no banco (assim como os deludenti Loria e Riise), com Cassetti assumindo a ala direita e Panucci a esquerda, com Mexes e Juan formando a zaga central.
Se a meta romanista será protegida por um brasileiro - Doni (que deverá usar um caschetto para proteger a cabeça depois da contusão sofrida contra o Bologna), na laziale deverá estar o argentino Carrizo, convocado por Maradona para a estréia do Pibe d'Oro no comando da seleção portenha contra a Escócia.
No 4-3-3 de Rossi, a defesa deve ser composta por Lichtsteiner, Siviglia, Rozehnal e Radu.
Como na adversária, os desfalques da Lazio estão também no meio de campo, já de Firmani, Manfredini e Matuzalém estão lesionados e não poderão participar da partida, cabendo a Dabo, Brocchi e Ledesma compor a área nevrálgica biancoceleste.
Para o ataque, com a volta de Rocchi, o tridente deverá ser formado pelo próprio Tommasino (à direita - Ansa), pelo macedônio Pandev e pelo argentino Zárate, um dos cannonieri do campeonato até aqui.
Mas, tratando de Derby, o maior artilheiro do embate é o brasileiro Dino da Costa, autor de 9 gols nos rivais em sua passagem pela Roma.
Já considerando apenas o mando de campo giallorosso, o primato é de Marco Delvecchio (que, ademais, divide o posto histórico generale com Da Costa), que realizou 7 tentos em 5 derbies consecutivos entre 1997 e 2001!
No quesito record personali, impossível não citar Il Pupone, presente em 11 edições do Derby, mas vencedor em apenas 4 (e autor de 3 gols).
Ao todo, com mando de campo da Roma, foram 64 encontros até aqui na história da Serie A, com 22 vitórias da Lupa, 30 empates e 12 sucessos delle Aquile, que realizou 54 gols e sofreu 79.
Na última temporada, sensacional vitória romanista por 3 x 2, com gols de Rocchi (L), Vucinic (R), Mancini (R), Perrotta (R) e Ledesma (L) - vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/10/o-jogo-da-tv-roma-x-lazio.html e os highlights abaixo.
Já a Lazio não vence a Roma, com mando giallorosso na Serie A, desde novembro de 1997, quando fez 3 x 1 na rivalíssima, tentos dos atuais treinadores Mancini e Casiraghi, com Nedved completando o pacote laziale e o solito Delvecchio marcando o primeiro de seus gols no Derby.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker