Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

domingo, março 21, 2010

Memorabilia - Krieziu

Neste último dia 20, faleceu em Roma, aos 92 anos, Naim Krieziu, antigo atacante que fez história com Roma e Napoli na década de 1940 e no início da subseqüente.
Nascido aos 04 de janeiro de 1918 em Gjakovë (também conhecido como Djakovica), na atual região do Kosovo, Kryeziu deixou sua terra natal ainda muito jovem, buscando refúgio em Tirana, onde já residia seu irmão mais velho.
Na Albânia, Krieziu começou a giocare a calcio e aos 15 anos já estava no principal campeonato local, chegando à seleção albanesa aos 16.
De físico brevilíneo (1,70 m e 73 kg), mas extremamente veloz (conta-se que fazia os 100 metros rasos em 11 segundos!), Krieziu conquistou 3 campeonatos albaneses com o SK Tiranë, mais precisamente nos anos de 1934, 1936 e 1937.
Com a ocupação da Albânia pela Itália em 1939, Krieziu resolveu tentar a sorte na Bota, inicialmente com a pretensão de se tornar apenas professor de educação física, mas acabou indicado à Roma e, acompanhado por um amigo, foi ao Campo Testaccio (local onde a Lupa mandou seus jogos de 1929 a 1940) em uma terça-feira e, já no dia seguinte, firmou seu primeiro contrato como profissional.
Dotado de um poderoso arremate com ambos os pés, Krieziu (acima em uma imagem da época - Panini) logo se inseriu no grupo giallorosso e, com o argentino Pantò e com o italiano Amadei (na foto abaixo, Krieziu, com a camisa 7, aparece juntamente com Amadei contra o Milan na temporada 1941/1942 - Panini), formou um ataque que entrou para a história do Calcio.
Afinal, foi com este tridente que a Roma, comandada pelo húngaro Schaffer, conquistou seu primeiro Scudetto no campeonato 1941/1942 (na foto mais abaixo, à direita, o grupo giallorosso, sendo que Krieziu é o primeiro em pé, à esquerda), chegando 2 pontos a frente do Torino que dominaria a Itália nos anos seguintes.
Porém, apesar de toda a qualidade do plantel (que foi inteiramente mantido para a temporada seguinte), circunstâncias extra-campo levaram a Roma a uma apenas modesta 9ª colocação no campeonato subseqüente, com Krieziu não participando sequer da metade das partidas disputadas.
Terminada a Segunda Guerra Mundial, Amadei e Krieziu continuaram comandando o ataque giallorosso, mas a Roma não passou da 15ª colocação no campeonato 1946/1947, o que resultou em inevitáveis mudanças para a stagione seguinte.
Dentre estas, chegaram o técnico húngaro Senkey e o seu conterrâneo Zsengellér, apelidado de Er Professore, o que acabou redundando na saída de Krieziu depois de 89 partidas e 15 gols pela Serie A com a Lupa Capitolina.
Porém, dos 6 gols marcados por Krieziu em sua última temporada com a Roma, 3 foram exatamente contra o Napoli, que acabou pagando cerca de 18 milioni di lire para contar com os serviços do atacante de então 29 anos.
Com o Napoli, Krieziu (ao lado em ação com a maglia azzurra - Guerin Sportivo) foi mais prolífico (realizou 25 gols nos 83 jogos pela Serie A) e viveu um rebaixamento (fruto de uma penalidade por suposta tentativa de corrupção) e o retorno à Serie A, encerrando sua carreira de alto nível ao final do campeonato 1951/1952 com uma honrosa 6ª colocação do time partenopeo.
Depois de uma passagem pelo Turris, na Quarta Serie, Krieziu enveredou pela profissão de treinador e, em 1963, chegou a substituir Foni per una sola partita no comando da Roma.
Posteriormente, Krieziu trabalhou como observador para o clube capitolino e teve o mérito de descobrir ninguém menos que Giuseppe Giannini, Il Principe!
Ultimamente, depois de comandar uma tinturaria por muitos anos, levava a vida ao lado da esposa como um típico aposentado.

Marcadores: , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker