Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, janeiro 23, 2010

O Jogo Da TV (Parte II) - Juventus x Roma



Em mais um dia daqueles, a Juventus prosseguiu em sua caduta libera e perdeu - de virada e com direito a gol nos acréscimos - para a Roma ... de Ranieri, que pela 1ª vez em sua carreira de treinador derrotou a Vecchia Signora (até então tinha alcançado apenas 3 empates nos 12 encontros precedentes) e, assim, gozou uma (merecida) vendetta.
E olha que o jogo não começou nada bem para a trupe romanista, com o avante Toni sentindo uma contusão no polpaccio sinistro logo aos 2' e tendo que ceder seu posto ao capitano Totti, que passou a compor o ataque no 4-3-1-2 giallorosso ao lado do montenegrino Vucinic.
Porém, em um 1º tempo dominado pelos bianconeri, que também foram a campo no 4-3-1-2 com Diego logo atrás do duo Amauri-Del Piero, o goleiro Buffon não teve qualquer trabalho e passou totalmente despercebido, tamanha a falta de concretude da Roma em zona ofensiva.
Assim, mesmo com a Lupa conseguindo preencher os espaços no centrocampo, em especial pela ótima atuação do chileno Pizarro, a Juventus teve várias chances para abrir o marcador na 1ª etapa, principalmente em jogadas alçadas na área, tanto pela esquerda quanto pela direita, buscando as cabeçadas de Amauri (acima marcado por Juan - Pennicino) ou aproveitando a descida de um dos zagueiros, como Legrottaglie, que exigiu grande esforço de Júlio Sérgio aos 33'.
Melhor sorte teve a Juve logo no início do 2º tempo, mais precisamente aos 6', em jogada que começou confusa e contou com uma espanada de Juan, que acabou se transformando em assistência para uma deliciosa conclusão de Del Piero (ao lado - Reuters), que de posição pouco propícia e sem deixar a bola encostar no chão acertou um cruzado que entrou no canto oposto de Júlio Sérgio - golaço!
Tampouco a Roma conseguiu reagir logo, precisando contar com uma rara falha defensiva do central Chiellini, que propiciou uma assistência de Pizarro para Taddei que, dentro da área, acabou dramatizando um contrasto com o lateral Grosso, que chegou para cobrir a lateral oposta a sua e mostrou desconforto na marcação, indo para os anais como o responsável pelo pênalti marcado por Tagliavento e convertido por Totti aos 23'.
O gol, o 188º de Er Pupone na Serie A (que assim igualou a marca de Giuseppe Signori, ídolo ... laziale!), deu novo ânimo a partida, com a Roma passando a acreditar em si e a Juventus querendo impor o fator campo, com Ferrara sacando o tcheco Grygera para promover a estréia de Candreva, com Salihamidzic indo ocupar o posto de lateral direito.
E o minuto 38 se mostrou crucial: em descida juventina, Cassetti conseguiu desarmar Diego dentro da área (não sem correr qualquer risco) e iniciou contra-ataque que seria fulminante se Buffon não tivesse abandonado a área para cometer falta em Riise (à direita - Pennicino).
Com o cartão vermelho recebido pelo goleiro da Nazionale, Ferrara tirou Del Piero para promover o ingresso em campo de Manninger e a Roma, em vantagem numérica, partiu para cima.
Aí, com um homem a menos e certa confusão tática, a Juventus acabou sofrendo o revés aos 48', quando Pizarro cruzou na área e Riise, apenas acompanhado por um totalmente deslocado Candreva (Salihamidzic estava marcando no meio da área), cabeceou para fazer 2 x 1 e sacramentar a 6ª derrota bianconera nas últimas 8 partidas, possivelmente a última sob o comando de Ferrara.
O tabellino ficou assim:
Juventus: Buffon; Grygera (77' Candreva), Legrottaglie, Chiellini, Grosso; Salihamidzic, Sissoko, Marchisio, Diego; Amauri (90' Paolucci), Del Piero (84' Manninger). All. Ferrara.
Roma: Júlio Sérgio; Cassetti, Burdisso, Juan, Riise; Taddei, Pizarro, De Rossi, Perrotta; Toni (8' Totti), Vucinic. All. Ranieri.
Gols: 51' Del Piero, 68' Totti (pênalti), 93' Riise.
Árbitro: Tagliavento.
Cartões amarelos: De Rossi, Burdisso, Grosso, Taddei e Salihamidzic.
Cartão vermelho: Buffon.
A seguir, os highlights da partida:

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker