Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, maio 02, 2009

Match Clou - 34ª Rodada 2008/2009



Neste domingo ocorrerá a 100ª edição do Derby della Lanterna, o apaixonante confronto entre as duas equipes de Gênova: o rossoblù Genoa e a blucerchiata Sampdoria.
O primeiro duelo remonta a novembro de 1946, poucos meses após a fusão entre Andrea Doria e Sampierdarenese que resultou na Sampdoria, com a vitória do clube recém nascido por sonoros 3 x 0 assistida pelo presidente italiano Enrico de Nicola, presente nas tribunas do Marassi.
Agora, transcorridos mais de 5 décadas e outras 98 partidas, Genoa e Sampdoria farão o 'Match Clou' da 34ª rodada da Serie A 2008/2009.
Para o encontro, o técnico Gasperini (à direita - Tanopress) não terá maiores problemas para montar sua equipe em seu predileto 3-4-3, vez que nenhum dos jogadores indisponibili é tido como imprescindível no Grifone.
Com Rubinho (abaixo - Tanopress) no gol, o trio defensivo do Genoa deve ser formado por Biava, Ferrari e Bocchetti, tendo Juric e Thiago Motta como centrais no centrocampo e Rossi e Criscito como esterni.
Na frente, Palladino e Sculli devem ter a missão de servir o artilheiro Milito, que já tem 16 gols no campeonato.
Na Sampdoria, Mazzarri não poderá contar com o atacante Bellucci, mas terá um Pazzini muito motivado (sua última declaração foi "voglio un gol nel derby"!) e disposto a convencer o c.t. azzurro Lippi a levá-lo à próxima Copa do Mundo.
Ao lado do atacante ex Fiorentina (mais abaixo - Sampdoria), aparecerá o genial Cassano, protagonista do último derby, vencido pela Samp por 1 x 0.
No meio, disposto em linha, devem formar, da direita à esquerda, Stankevicius, Sammarco, Palombo (que comemorará sua 200ª presença na Serie A), Franceschini e Pieri, com a defesa do 3-5-2 blucerchiato composta por Campagnaro, Gastaldello e Lucchini, com o arqueiro Castellazzi completando l'undici doriano.
Se a partida de domingo será a 100ª entre os cugini, com o mando de campo do Genoa pela Serie A foram, até aqui, 25 encontros, com 6 vitórias dos mandantes, 8 dos visitantes e 11 empates, tendo sido marcados 24 gols pelo Genoa e 26 pela Sampdoria.
Como o encontro ficou quase 13 anos sem ocorrer pela Serie A e no ano passado a vitória foi da Samp (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/02/o-jogo-da-tv-parte-iii-genoa-x.html), o último sucesso rossoblù ocorreu no dia 30 de abril de 1995, quando Van't Schip igualou e Skuhravy depois virou a partida, que teve o placar inaugurado com o inglês Platt aos 8' do 2º tempo.
Naquela ocasião, se no Genoa de Maselli entrou o japonês Miura, na Sampdoria de Eriksson tinha, além de Platt, os vários Zenga, Ferri, Vierchowod, Gullit, Lombardo, Jugovic, Evani, Mancini e ... Bellucci!
Já na temporada 1993/1994 o cotejo terminou empatado em 1 x 1, gols de Ruotolo e, novamente, Platt.
Apesar da veia goleadora do atual colunista da revista Four Four Two, o maior artilheiro do embate é o avante Adriano Bassetto, que anotou 4 gols entre 1946 e 1953, período no qual defendeu a equipe blucerchiata.
Fosco Becattini, verdadeira bandiera genoana, com as 9 presenças colecionadas entre 1947 e 1957, é o jogador que mais atuou no confronto recheado de história e que terá mais um importante capítulo neste domingo!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker