Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, abril 25, 2009

Match Clou - 33ª Rodada 2008/2009



Fiorentina e Roma protagonizarão, neste sábado, o 'Match Clou' da 33ª rodada da Serie A 2008/2009 ainda almejando o 4º posto na tabela, aquele que vale a última vaga na próxima Champions League.
Tendo o Genoa na frente com 57 pontos, Fiorentina (que tem 55) e Roma (com 52) não podem pensar em outro resultado senão a vitória no cotejo, pois até mesmo um empate pode colocar as contendentes em situação muito complicada, vez que o Grifone enfrenta o Bologna no domingo e, com uma vitória, pode abrir uma confortável vantagem de suas principais rivais na corrida pelo almejado posto na UCL.
Para o confronto, tanto Prandelli quanto Spalletti terão alguns desfalques importantes: do lado viola, Gobbi, Mutu e Santana continuam entregues ao departamento médico, enquanto Felipe Melo cumprirá suspensão; na Lupa, Aquilani, Cicinho, Doni, Juan, Menez e Vucinic estão lesionados e Mexes suspenso.
Assim, a Fiorentina deve começar no 4-2-3-1 com Semioli (à direita - La Repubblica), Jovetic e Vargas formando o terzetto dietro a Gilardino, que mais uma vez vai ser o único atacante de ofício no l'undici iniziale.
Sem Felipe Melo (que restará squalificato por outras 3 partidas), o companheiro de Donadel na linha média deverá ser o habilidoso Montolivo, que retorna de suspensão e possivelmente relegará Kuzmanovic à panchina, vez que o sérvio não parece estar na melhor condição física.
Na defesa, com Frey sob a meta, Comotto, Dainelli, Gamberini (à esquerda - Morini) e Pasqual devem compor o setor, deixando o polivalente Zauri e Koldrup como opções no banco.
Na Roma, o maior problema de Spalletti é exatamente montar o setor defensivo, vez que sua dupla de zaga titular está indisponível, assim como o goleiro Doni e o lateral Cicinho, este último já de longa data.
Portanto, no gol, mais uma vez aparecerá o brasileiro Artur, com seu compatriota Bertagnoli figurando como suplente imediato.
Com Motta e Tonetto como laterais, Riise (mais abaixo, à direita - Insidefoto) e Panucci devem formar a zaga, que terá a proteção de Pizarro e De Rossi no centrocampo.
Sem Menez e Vucinic, mas com Taddei recuperado, a Roma deve ter o ex Siena junto Júlio Baptista no apoio a Totti, unica punta, com Brighi um pouco mais recuado.
O duelo já foi realizado 69 vezes em Florença pela Serie A, com ampla vantagem gigliata, que conquistou 30 vitórias contra apenas 10 da Roma, tendo ocorrido ainda 29 empates.
Na última temporada, empate em 2 x 2, com gols de Mancini, Gamberini, Giuly e Mutu, cobrando pênalti aos 37' do 2º tempo.
Aliás, esse gol do romeno foi o 100ª da Fiorentina no confronto, que sofreu 65.
Mas, se a Fiorentina tem largo predomínio na história do confronto, recentemente esta vantagem não tem se evidenciado, vez que a última derrota da Roma em Florença remonta a temporada 2000/2001, quando uma doppietta de Chiesa e uma autorete de Candela construíram o placar de 3 x 1, completado por um tento do brasileiro Emerson.
Já o último sucesso giallorosso aconteceu em 23 de janeiro de 2005, ocasião em que Maresca, Cassano e Montella marcaram os tentos do 2 x 1 - na Fiorentina, além de Maresca, atuaram Chiellini, Nakara e Miccoli, dentre outros!
Desde então, 3 confrontos e ... 3 empates.
Em termos individuais, Giancarlo De Sisti, que transcorreu toda sua longa carreira de profissional entre Roma e Fiorentina, obviamente é o recordista de aparições, tendo participado do confronto em 17 ocasiões - 9 vezes pela Fiorentina e 8 pela Roma, tendo saido vitorioso em apenas 4...
A artilharia do embate, por sua vez, fica dividida entre Giancarlo Antognoni e Alberto Galassi, que marcaram, ambos, 5 vezes envergando a mítica maglia viola.
Já a primazia de cartões amarelos pertence a um romanista: Giuseppe Giannini recebeu 5 ammonizioni em Firenze!

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker