Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, fevereiro 14, 2009

Match Clou - 24ª Rodada 2008/2009



O 'Match Clou' desta 24ª rodada é mais do que especial, pois o vindouro Derby di Milano, também conhecido como Derby della Madonnina, é quase uma final antecipada da Serie A 2008/2009.
E é com esse espírito que o zagueiro rossonero Kaladze, que voltou aos gramados depois de um mês afastado no meio de semana, defendendo a seleção georgiana, declarou "se vinciamo si riapre tutto".
Quem também deve retornar aos gramados italianos, após cumprir suspensão, é o brasileiro Adriano (à direita - Insidefoto), que deverá formar a dupla de ataque interista com o sueco Ibrahimovic.
Mas, a grande preocupação do Special One José Mourinho reside nas condições do lateral Maicon, que deverá ser substituído pelo giovane Santon, que, assim, deixará o lado esquerdo para o romeno Chivu e assumirá seu posto de origem, completando 5 partidas consecutivas como titular da Inter.
Com Júlio César, em excelente fase, confirmado na meta nerazzurra, a dupla de zaga deverá ser formada pelo italiano Materazzi e pelo argentino Samuel, com Cordoba partindo do banco.
No meio de campo, Mourinho deve preferir uma linha de 3 formada pelo capitano Zanetti (abaixo - Insidefoto), pelo seu compatriota Cambiasso e por Muntari, com Stankovic como trequartista um pouco mais avançado.
Do lado rossonero Ancelotti tem um número maior de desfalques para administrar, já que, além do Principe Kaká, também Gattuso, Emerson, Favalli e Borriello estão indisponibili, bem como os menos (ou nada) utilizados Kalac, Mattioni e Viudez.
Para completar o quadro, o difensore Bonera, que recebeu cartão amarelo no último compromisso contra a Reggina, está suspenso.
Assim, na proteção de Abbiati, devem aparecer Zambrotta, Kaladze, Maldini e Jankulovski (que deverá festejar sua 200ª presença na Serie A!), uma defesa que, tudo somado, carrega 132 anos nas costas.
No meio, festejando seu primeiro (e talvez único) Derby aparecerá o inglês Beckham (abaixo, à direita - Insidefoto), acompanhado de Pirlo e Ambrosini, com Seedorf e Ronaldinho um pouco mais a frente e com mais liberdade de encostar no solito Pato, a ponta de diamante do esquema rossonero.
A boa nova para Ancelotti é o possível retorno do zagueiro Nesta, que vem treinando normalmente com o grupo, ao banco de reservas.
Confronto histórico - e equilibradíssimo, Inter x Milan já foi disputado 74 vezes na Serie A a girone unico, com leve vantagem dos mandantes, que venceram 25 vezes e foram derrotados em 22 ocasiões, ocorrendo ainda 27 empates, com 101 gols marcados para cada lado.
Na temporada passada, o embate foi realizado um pouco antes das festas de final de ano (2007) e terminou com o sucesso, de virada, da Internazionale por 2 x 1, gols de Pirlo, Cruz e Cambiasso (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2007/12/o-jogo-da-tv-parte-iii-internazionale-x_23.html).
Também no campeonato 2006/2007 a partida, disputada no dia 11 de março de 2007, terminou com a vitória por 2 x 1 da Internazionale, com direito a gol de Ronaldo contra seu ex clube, mas posterior reação interista com Cruz e Ibrahimovic (http://calcioseriea.blogspot.com/2007/03/o-jogo-da-tv-parte-i-internazionale-x.html).
Assim, remonta a temporada 2004/2005 (também no campeonato 2005/2006 a vitória foi da Inter) o último sucesso do Milan com o mando de campo dos cugini - na ocasião, em 27 de fevereiro de 2005, Kaká fez o gol da vitória rossonera.
Mas, se servir de consolo, a maior goleada do embate tem o timbre milanista com os incríveis 6 x 0 construídos em 11 de maio de 2001, em partida na qual o obscuro Comandini (que encerrou precocemente a carreira aos 29 anos, em 2006) marcou os únicos 2 gols de sua passagem rossonera e foi o grande destaque (Shevchenko, com uma doppietta, Giunti e Serginho completaram o placar).
No geral, o maior artilheiro do confronto é o apolide de origem húngara István Nyers, que fez 8 gols pela Inter entre 1949 e 1953, inclusive uma tripletta no 3 x 0 da temporada 1953/1954 e doppiette nos sensacionais 4 x 4 e 6 x 5 ocorridos, ambos, em 1949.
Embora o atual capitano dell'Inter Javier Zanetti já tenha disputado 34 sfide contra o Milan, incluindo aí campeonato e Coppa Italia, é lógico que, em partida envolvendo o clube de Via Turati, ninguém supera Paolo Maldini, que é o jogador que mais vezes atuou no Derby, com 20 aparições tendo a Inter como mandante.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker