Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

domingo, agosto 29, 2010

O Jogo Da TV (Parte I) - Roma x Cesena



Nem parecia que os romagnoli voltavam à Serie A depois de 19 temporadas de purgatório! Com grande personalidade e praticando um jogo extremamente veloz, o neo promosso Cesena, com 6 jogadores esordienti na máxima divisão do Calcio, segurou a favorita Roma e saiu do Olimpico com um ótimo empate neste sábado.
Disposto em um 4-3-3 variável para 4-5-1 in fase difensiva, o Cesena do técnico Massimo Ficcadenti jogou de forma bem compacta, fechando os espaços para sair em contra-ataques velocíssimos e, embora tenha tido a felicidade de contar com um goleiro em estado exuberante, surpreendeu positivamente, em especial aqueles que imaginavam o simpático time do Cavalluccio Marino já largava condenado ao descenso.
Aliás, o veterano Antonioli (acima em decisiva saída aos pés de Brighi - Getty Images), quase 41 anos e um passado glorioso na própria Roma (aos que não se lembram ou eram muito jovens à época, Antonioli foi o goleiro titular da Lupa na campanha do scudetto da temporada 2000/2001), foi decisivo para o 0 x 0 final, protagonizando defesas impressionantes e mostrando que o brasileiro Diego Cavalieri terá que trabalhar muito arduamente se quiser algo mais que a panchina.
Mas o Cesena não foi só o seu (excelente) arqueiro, vez que, nas extremas, Ceccarelli e Schelotto pela direita e Nagatomo e Giaccherini pela esquerda estiveram também muito bem.
Efetivamente, foi com sua dupla de baixinhos (enquanto o japonês Nagatomo tem 1,70 m, Giaccherini - ao lado saltando Cassetti - Getty Images - não passa dos 1,67 m!) que o Cesena chegou pela primeira vez, com o nazionale nipônico concluindo com perigo à meta defendia por Júlio Sérgio aos 20' após contra-ataque puxado por Giaccherini.
Já a Roma, atuando inicialmente no 4-3-1-2 com Menez como trequartista alle spalle de Totti e Vucinic, não conseguiu reeditar a boa atuação do 1º tempo contra a Inter pela Supercoppa (vide, para maiores detalhes, http://calcioseriea.blogspot.com/2010/08/supercoppa-2010.html) e, apesar da maior posse de bola (57% a 43%) e da maior quantidade de conclusões (23 a 12!), mostrou alguma deficiência na parte atlética, além de um Vucinic in giornata no na frente.
Com Totti bem controlado e Cassetti e Riise mais preocupados com as investidas adversárias, Ranieri ainda tentou mudar o destino da partida alterando o esquema tático da Roma para um mais largo 4-4-2, inserindo o brasileiro Taddei no posto de Menez (abaixo sob a observância de um substancioso Parolo - Getty Images) para explorar o calo fisico dos romagnoli, que lançaram o veterano Piangerelli em substituição a Appiah.
Depois, foi a vez de Perrotta dar lugar ao possante Okaka, mas quem esteve mais perto do colpaccio foi o Cesena, que deu azar de seu aríete Bogdani, quando lançado sozinho frente-a-frente com Júlio Sérgio, evidenciar estar totalmente indietro di condizione.
No final, merecido ponto para os visitantes.
Já o tabellino, ficou assim:
Roma: Júlio Sérgio; Cassetti, Mexes, Juan, Riise; Perrotta (79' Okaka), Pizarro, De Rossi (75' Brighi), Menez (64' Taddei); Totti, Vucinic. All. Ranieri.
Cesena: Antonioli; Ceccarelli, Pellegrino, Von Bergen, Nagatomo; Appiah (72' Piangerelli), Collucci, Parolo; Schelotto, Bogdani, Giaccherini. All. Ficcadenti.
Árbitro: Gava.
Cartões amarelos: Collucci, Nagatomo, Vucinic, Piangerelli, Totti e Okaka.
Abaixo, os highlights da partida:

Marcadores: , , , ,

eXTReMe Tracker