Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, maio 30, 2009

Match Clou - 38ª Rodada 2008/2009



A semana em Via Turati não foi nada fácil, começando com a indefinição sobre quem será o treinador rossonero na próxima temporada, passando pelo entrevero entre Maldini e Leonardo e terminando com as especulações cada vez mais fortes sobre as possíveis saídas de jogadores importantes como Pirlo, Seedorf e Kaká, nem parecendo que o Milan tem um compromisso da mais alta relevância neste domingo, quando enfrenta a Fiorentina no 'Match Clou' da 38ª e última rodada da Serie A 2008/2009, valendo um posto para a fase de grupos da Champions League.
É verdade que o Milan pode até perder por um gol de diferença, mas terminar a temporada em 4º lugar será um desastre em Via Turati, pois significa não só correr o risco de ficar mais um ano longe da principal competição européia, como também ter que começar a preparação muito antes do previsto e, assim, comprometer o rendimento da equipe em 2010.
Muito mais sereno foram os últimos dias em Florença, com o meia Jorgensen renovando seu contrato depois de marcar o tento viola na última rodada.
Mas o experiente danese não deve começar jogando contra o Milan, vez que Prandelli deve distribuir a equipe no 4-2-3-1 com Semioli, Jovetic e Vargas alle spalle de Gilardino no ataque, recuando o habilidoso Montolivo para formar a linha de contenção ao lado de Donadel (abaixo, à esquerda - Insidefoto), que será o únivo volante de ofício e é um ex di turno.
Mas, lembrando que Bonazzoli, Mutu e Santana continuam entregues ao departamento médico e Dainelli e Felipe Melo cumprem suspensão automática, o maior perigo para o Milan reside mesmo na voglia di riscatto de Gilardino (na foto mais ao alto - Herringshaw), desejoso de rovinare os planos do clube que defendeu até a última temporada.
Na defesa, com o seguro Frey sob a meta, a Viola deve aparecer com Comotto, Zauri (ou Koldrup que, porém, não está na forma física ideal), Gamberini e Pasqual.
Do lado rossonero, Ancelotti, em sua provável última panchina (o técnico de Reggiolo está no comando do Milan há 8 campeonatos!), parece intencionado a repetir quase todo o time que começou jogando na derrota para a Roma na última rodada, apenas voltando o francês Flamini para o meio (com Zambrotta entrando na lateral direita) e inserindo Seedorf, vez que Ambrosini está suspenso e Beckham ainda sente o tornozelo.
De qualquer maneira, o Spice Boy integra a lista de convocados, assim como o zagueiro Nesta, que deve ficar no banco.
Assim, l'undici deve ser composto por Dida; Zambrotta, Favalli, Maldini e Jankulovski; Flamini, Pirlo (à direita - Insidefoto), Seedorf e Kaká; Inzaghi e Pato.
Em sua última partida como profissional, Maldini, como de costume, enriquecerá seu palmares pessoal participando de seu 18º confronto contra a Fiorentina no Artemio Franchi, recorde para o embate.
Ao todo, Maldini participou de 5 vitórias do Milan em Florença, inclusive o histório 7 x 3 de 04 de outubro de 1992, que consiste na partida com mais gols do confronto e con più scarto, ao lado das vitórias da Fiorentina por 5 x 1 em 30 de abril de 1933 e por 4 x 0 em 13 de janeiro de 2001.
Naquele outubro de 1992, anotaram os tentos Baiano (F), Massaro (M), Lentini (M), Gullit (M), Massaro (M), Effenberg (F), Van Basten (M), Gullit (M), Di Mauro (F) e novamente Van Basten (M), com Batistuta passando em branco.
Já no mais recente janeiro de 2001, foi a vez de Nuno Gomes, Cois, Chiesa e Rui Costa construirem o sucesso gigliatto.
Com 29 vitórias, a Fiorentina leva vantagem no confronto, com o Milan tendo vencido 20 e ocorrido outros 19 empates, com os atacantes dos donos da casa marcando 105 vezes e os de Milão 89 gols nos 68 confrontos até aqui registrados.
Pierino Pratti, histórico atacante que defendeu tanto a Fiorentina quanto o Milan, é o maior artilheiro do embate, tendo marcado 5 gols entre 1968 e 1972, todos com a equipe rossonera.
Gilardino, que já estufou as redes 19 vezes nesta temporada, marcou 3 neste confronto (todos, é lógico, pelo Milan) e vem atrás de Boffi, Hamrim e Van Basten, que marcaram 4 cada.
Ainda não foi possível perceber a importância do cotejo? Deixa que o poderoso Adriano Galliani explica: "Se arriveremo secondi saremo felicissimi e noi dobbiamo giocare per arrivare secondi, perché se la Juve non batte la Lazio... Poi se arriveremo terzi saremo felici, mentre se chiuderemo quarti saremo delusi".

Marcadores: , , , ,

eXTReMe Tracker