Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Match Clou - 21ª Rodada 2008/2009



Em uma rodada à antiga, com todas as partidas começando de forma concomitante (mas antigamente não havia rodadas às quartas...), o 'Match Clou' desta 21ª giornata é o embate Fiorentina x Napoli, interessante confronto que coloca, frente-a-frente, duas agremiações que desejam, ainda que de forma não muito explícita, uma vaga na próxima Champions League.
E o encontro é de fundamental importância para ambas as equipes, que atravessam momentos bastante delicados na Serie A e que, nas últimas 4 rodadas, conquistaram apenas 3 pontos cada.
A série negativa da Fiorentina, por exemplo, começou quando da lesão de seu principal jogador, o romeno Mutu que, para tristeza de Prandelli, continua indisponibile.
Aliás, a ausência de seu camisa 10 não é o único problema que terá que ser administrado pelo allenatore viola, já que os dinamarqueses Kroldrup e Jorgensen, o sérvio Kuzmanovic e o peruano Vargas também são desfalques certos.
Assim, com a equipe postada no 4-3-1-2, Frey deve ser o arqueiro, com Comotto, Dainelli, Gamberini e Gobbi (à direita - Insidefoto) formando a defesa, que deverá ter o trio Donadel, Felipe Melo e Montolivo logo a frente, compondo o centrocampo.
A ligação com o ataque deve ficar a cargo do argentino Santana (abaixo, à esquerda - Insidefoto), com Jovetic formando ao lado de Gilardino o ataque.
No Napoli, que vem de duas derrotas com atuações abaixo da crítica contra Chievo e Roma (um 3 x 0 casalingo), o treinador Edy Reja também tem problemas, principalmente no meio de campo, onde deverá renunciar aos squalificati Gargano e Hamsik, bem como na defesa, onde Contini também está suspenso e o goleiro Iezzo, contundido.
Para o lugar do arqueiro de Castellammare di Stabia deve aparecer o vice Gianello, enquanto na linha de 3 zagueiros o ítalo-baiano Santacroce deve dar lugar a Rinaudo, com capitano Cannavaro e Aronica ocupando os demais postos.
No meio de campo a 5, Maggio e Vitale (in ballotaggio com Mannini) devem ser os externos, com Blasi e as novidades Pazienza e Bogliacino fechando a parte central.
No ataque, ao lado do insubstituível Lavezzi, deve aparecer o uruguaio Zalayeta (abaixo - Guerin Sportivo), com El Tanque Denis ficando como opção no banco.
Com as casas de aposta (como Bwin e Snai) pagando 1,65 por uma vitória viola e 5,00 por um sucesso partenopeo, é indiscutível a supremacia gigliata no confronto, com 34 vitórias da Fiorentina, 13 empates e 11 sucessos do Napoli na história do confronto em Florença.
Na última temporada, disputado também em uma quarta-feira, o embate terminou com a 34ª vitória viola - 1 x 0, gol de Vieri.
Antes, só no campeonato 2000/2001, quando, em 17 de junho de 2001, Amoruso (atualmente no Torino) fez 1 x 0 para o Napoli aos 48', o português Nuno Gomes empatou aos 83' e ... Edmundo marcou o tento da vitória ... azzurra aos 94'!
Naquela data, ainda defenderam a Fiorentina treinada por Roberto Mancini o goleiro Toldo, os meias Di Livio, Amaral e Rui Costa, além do avante Chiesa, enquanto pelo Napoli atuaram os argentinos Quiroga, Husain e Pineda, bem como o brasileiro Amauri (que entrou no lugar de Amoruso) e o tcheco Jankulovski.
Mas, a supremacia viola é constatada quando se analisa as partite con più scarto do confronto, todas com timbre da Toscana: 4 x 0 em 1957, 4 x 0 em 1995, 4 x 0 em 1998, além de 5 x 1 em 1963 e 5 x 1 em 1983, quando o avante Monelli realizou uma tripletta e os meias Oriali (atualmente no staff da Inter) e Iachini (ex treinador e Piacenza e Chievo, dentre outros) completaram para a Fiorentina de Passarella e Antognoni, com Palanca fazendo o de honra do Napoli de Krol e Dirceu.
Em termos individuais, la bandiera azzurra Antonio Juliano, com 13 presenze entre 1965 (quando formou ao lado de Cané, Altafini e Sivori!) e 1977, é o jogador que mais atuou no confronto, enquanto Batistuta, que fez 6 gols na década de 1990, é o giocatore con più gol.

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker