Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, outubro 29, 2008

Match Clou - 9ª Rodada 2008/2009



Fiorentina e Internazionale, respectivamente 5ª e 2ª colocadas na atual Serie A, protagonizam o 'Match Clou' desta 9ª rodada, que será integralmente disputada nesta quarta-feira às 20h30 da Itália, 17h30 de Brasília.
A Fiorentina, que no último domingo venceu bem o Palermo por 3 x 1 no Renzo Barbera, vem de 4 vitórias consecutivas no campeonato italiano, nas quais marcou 9 gols e sofreu apenas 1, mas não poderá contar nesta quarta com seu principal artilheiro e capocannoniere da atual Serie A, o azzurro Alberto Gilardino, suspenso per due turni per il gol segnato con la mano exatamente contra o Palermo (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/10/o-jogo-da-tv-parte-ii-palermo-x.html).
Para o lugar de Gila, Prandelli ainda não definiu o substituto, estando entre Pazzini e Osvaldo, com o primeiro favorito.
Menos mal que Mutu (ao lado - Insidefoto) reencontrou o rumo do gol e, principalmente, voltou a atuar bem.
Completando o tridente ofensivo, o argentino Santana deve aparecer pela direita.
No meio, a Fiorentina deve ir com Kuzmanovic, Felipe Melo e Montolivo, um trio de piedi buoni.
Na defesa, com Frey na meta, Prandelli deve lançar dois laterais bastante ofensivos - Comotto e Vargas - e compor a zaga central com o dinamarquês Koldrup (abaixo - Insidefoto), já que o capitão Dainelli está lesionado, e Gamberini.
Por sua vez, o allenatore Mourinho não poderá contar com Cambiasso e Muntari, além de Figo e Jimenez, tendo esparsas opções para montar o centrocampo nerazzurro.
De qualquer maneira, a Inter deve começar também no 4-3-3, em esquema em muito semelhante ao da Fiorentina.
Com Júlio César confirmado no gol, Maicon, Cordoba, Chivu e Maxwell devem formar o quarteto defensivo, com Zanetti, Dacourt e Stankovic no meio e Quaresma, Ibrahimovic e Mancini compondo o ataque.
O brasileiro Adriano, mais uma vez, sequer foi convocado per la sfida, prosseguindo no castigo aplicado pelo Special One, assim como o argentino Cruz, cuja causa, porém, não parece ligada a baladas, mas sim a renovação contratual.
Confronto muito tradicional na Serie A, nos 70 precedentes ocorreram 25 vitórias da Fiorentina, 29 empates e 16 sucessos da Inter, que fez 77 gols e sofreu 102, encontrando igualdade apenas no quesito pênalti - 7 para cada lado.
O 4 x 3 da temporada 1988/1989 foi a partida que registrou maior número de gols, na ocasião anotados por Matthäus (I), Baggio (F), Cucchi (F), Serena (I), Borgonovo (F), Serena (I) e Borgonovo (F).
Lamentável, apenas, que Borgonovo e Cucchi, protagonistas daquela emocionante partida, tenham enfrentado moléstias seríssimas em suas vidas - Borgo vem bravamente lutando contra a SLA (http://calcioseriea.blogspot.com/2008/10/memorabilia-borgonovo.html), enquanto Cucchi faleceu ainda em 1996, aos 30 anos, acometido por câncer.
Já no dia 11 de maio de 1952 ocorreu a maior goleada do embate: 5 x 0 para a Viola, tentos de Pandolfini (2), Roosenburg, Lefter e Vitali.
Mas, se servir de consolo, nas últimas duas oportunidades que se encontraram em Florença, a Inter saiu vitoriosa: 2 x 0 na última temporada (gols de Jimenez e Cruz, que podem ser vistos no vídeo ao final do post) e 3 x 2 na 1ª giornata do campeonato 2006/2007, tentos de Cambiasso (2), Ibrahimovic e Toni (2).
Em 08 de fevereiro de 2006 ocorreu o último sucesso da Fiorentina - 2 x 1 com Jimenez (atualmente na Inter) e Brocchi marcando os gols dos mandantes e Recoba anotando o dos visitantes, que alinharam 7 argentinos na ocasião: Burdisso, Cambiasso, Cruz, Kily Gonzalez, Samuel, Veron e Zanetti (acima - Insidefoto).
Embora a Fiorentina tenha um melhor retrospecto no confronto, os recordes individuais são todos nerazzurri: Giuseppe Bergomi e Giacinto Facchetti lideram no quesito più presenze (17), Aldo Serena no più gol (7) e até Giampiero Marini no più ammonizioni (6)!
Um ótimo jogo para todos!

video

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker